7 de julho de 2021

RESENHA: A HISTÓRIA DA MITOLOGIA PARA QUEM TEM PRESSA

A HISTÓRIA DA MITOLOGIA PARA QUEM TEM PRESSA 
Autor(a):  Mark Daniels
Editora: Valentina

Páginas: 151
Ano de publicação: 2015
Compre através deste link.

De vastas civilizações a sociedades locais no mundo inteiro, todas criaram um rico catálogo de divindades, heróis, monstros e mitos. Essas personagens e estruturas contam a história de nossas origens, triunfos e desastres, agindo como ferramentas criativas para comunicar as lições de vida mais importantes. A escala e a dramaticidade desses relatos épicos, aos quais não faltam elencos de criaturas fantásticas e grandes famílias separadas pelo amor e a guerra, dão de dez em qualquer novela moderna. Nesta introdução magistral à mitologia, Mark Daniels explora as antigas histórias dos aborígenes australianos, sumérios, egípcios, chineses, índios norte-americanos, maias, incas, astecas, gregos, romanos e nórdicos, entre outros. Desemaranhando a complexa teia de deuses e deusas, divindades menores e monstros, Daniels revela as criaturas e as narrativas do passado que tanta influência exerceram sobre as culturas do presente. Descubra por que Odin, o Pai dos Deuses na mitologia nórdica, estava tão interessado em perder o olho, a importância do mito de Osíris no Antigo Egito, mitos gregos, astecas, chineses, nórdicos, egípcios, romanos, e muito mais. Tudo que você precisa saber sobre mitologia, explicado e introduzido de forma clara, resumida e ilustrada.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A história da mitologia para quem tem pressa, lançado pela editora Valentina O livro é de autoria de  Mark Daniels.


É incrível parar para pensar que grande parte da nossa literatura é fundamentada em alguma mitologia. De Tolkien a Clarice Lispector, autores e autoras dos mais diversos gêneros se apoiam na mitologia para desenvolver sua própria narrativa! São centenas de mitologias espalhadas pelo nosso mundo, elas tem a função de ampliar os conhecimentos a respeito de determinada cultura através da contação de histórias! 


Com isso, nós temos o exemplar "A história da mitologia para quem tem pressa" que narra exatamente aquilo que seu título se propõe. Em suas 200 páginas o autor Mark Daniels começa a pincelar a respeito de diversas mitologias criadas pela humanidade. 

Algumas nós já conhecemos mais a fundo (como a grega, romana e até mesmo a egípcia) por já termos ouvido alguns dos contos de mito, adaptações pra TV ou nos livros que tanto amamos (como Percy Jackson, por exemplo). O que eu mais gostei a respeito desse livro é o fato dele explorar mais mitologias das quais não temos tanto acesso. 


Como por exemplo a mitologia australiana, que abre o livro com uma série de mitos de semideuses e origens daquele povo. Além disso temos um vislumbre da mitologia chi9nesa, indígena e sul-americana! 


Eu apreciei muito isso no livro, além do fato da edição estar repleta de ilustrações que nos ajudam a mergulhar ainda mais naqueles contos tão extraordinários! Não espere um aprofundamento muito grande, afinal esse livro serve para gerar interesse naqueles assuntos, sendo um ótimo guia inicial para conhecer o mundo mitológico!

A edição está maravilhosa, fiquei encantado pela capa e todo o cuidado tomado pela editora Valentina na diagramação no conteúdo! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!