22 de julho de 2021

RESENHA: HOMEM NÃO CHORA

 

HOMEM NÃO CHORA
Autor(a):  R.P. Martins
Editora: Independente

Páginas: 202
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Recém-ingressa na Divisão de Homicídios da Polícia Civil de São Paulo (DHPP) e lidando com o preconceito e constantes mostras de machismo, além das dúvidas sobre sua própria capacidade, a jovem investigadora Valéria do Carmo vive abatida pelo assassinato de seu pai, em estranhas circunstâncias, e pelo afastamento do irmão que parece não se recuperar da perda. Após quase um ano apenas trabalhando com relatórios, sendo tratada como estagiária e secretária, sem nenhum trabalho policial verdadeiro, ela conquista sua chance em um caso aparentemente simples, mas que acaba evoluindo para uma série de homicídios com aspectos ritualísticos, em que as vítimas são encontradas estranguladas, com os olhos arrancados e em posições de súplica. Conseguirá a jovem investigadora capturar o perigoso psicopata antes que mais vítimas surjam, enquanto sua teoria sobre um assassino em série à solta em São Paulo é posta em dúvida por seus superiores, sendo apoiada relutantemente por seu parceiro e por uma jovem médica legista cheia de fobias estranhas?

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Homem não chora lançado pela de forma independente. O livro é de autoria de R.P. Martins

Valéria do Carmo está a pouco tempo na Divisão de Homicídio da Polícia Civil de São Paulo, recém graduada em direito, Valéria tenta fazer seu nome como investigadora em um distrito em sua maioria composta por homens e banhada em uma cultura patriarcal de poder. 

Todavia, o cenário parece mudar quando Valéria consegue colocar as mãos em um caso ainda não solucionado. Tudo começa quando a polícia encontra o corpo de um morador de rua completamente violentado, além dos sinais de um possível estrangulamento, ambos os olhos da vítima foram retirados.

Valéria então está a frente de seu primeiro homicídio, no entanto conforme vai mergulhando no caso mais ela vai percebendo que o assassino está apenas começando. Em uma série de mortes ritualísticas, a investigadora começa a perceber que esse essa sequência de assassinatos é mais pessoal a ela do que gostaria - ou poderia imaginar. 

Então pessoal, em minha primeira experiência com a escrita do autor nacional Ronaldo P. Martins! "Homem não chora" evoca tudo aquilo que gostamos em um bom thriller investigativo: uma série de assassinatos brutais e uma boa linha de investigação para encontrá-lo. Ambientado em São Paulo entre os bairros Mooca e Braz, eu gostei muito da forma como o autor utilizou a cidade (e lugares tão conhecidos para quem mora na região) para estabelecer um cenário para sua narrativa. 

Um pouco positivo do qual eu preciso tratar é da fluidez da obra: lemos as duzentas páginas de "Homem não chora" como se fossem cem (ou até menos), a história vai nos guiando pela vida de Valéria, seus colegas de trabalho e irmão de uma forma bem inteligente, assim, nenhum momento da narrativa é enfadonha ou cansativa. 

Em alguns momentos a história toma rumos inesperados e isso dá um fôlego a mais pra nossa leitura, existe um acontecimento no meio do livro que eu não esperava e acabou sendo legal para mostrar o quão imprevisível o autor pode ser!

Além de evocar um bom ritmo em seu suspense, gostei da forma como a protagonista Valéria do Carmo foi construída, ela não é uma personagem estigmatizada pelo sexo e eu fiquei muito feliz com isso (visto que temos várias narrativas que trazem esses estereótipos vagos), isso dá uma originalidade pra escrita de Ronaldo que é muito bem-vinda. 

Com relação ao plot final eu gostei bastante, achei bem coeso com o que foi nos apresentado durante todo o livro, só gostaria que ele tivesse sido mais desenvolvido em uma história um pouco maior, mas de qualquer forma isso não estraga o plot das últimas páginas! E ah, provavelmente vem uma sequência aí, da qual eu estou bem animado para ler!  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "INTUIÇÃO: LIVRO 1 — PERDIÇÃO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Intuição: Livro I, Perdição, de Laion Okuda. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!