22 de julho de 2021

RESENHA: OUTONO DA IDADE MÉDIA

 

O OUTONO DA IDADE MÉDIA
Autor(a):  Johan Huzinga
Editora: Pinguim 

Páginas: 696
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Publicado em 1919, O outono da Idade Média é um dos grandes clássicos da história cultural. Aqui, o medievo é visto na plenitude de seus contrastes, distante do lugar-comum segundo o qual não passaria de uma transição letárgica entre a Antiguidade e o Renascimento. Neste estudo, o historiador holandês Johan Huizinga utilizou métodos e fontes pouco usuais em sua época para mostrar a vida medieval em sua expressão cultural, artística e religiosa, assim como seus modos de sentir felicidade, sofrimento e afeto. Entre o passado e o futuro de uma ciência fundada sobre alicerces vacilantes, Huizinga trabalha com as tensões permanentes associadas ao desejo simultâneo de compreender e narrar um período tão rico de nossa história.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O outono da idade média lançado pela editora Pinguim, selo da Companhia das Letras. O livro é de autoria de Johan Huizinga


Em um estilo de escrita literário e narrativo, fiquei surpreso ao começar a ler "O outono da idade média", livro que completou seu primeiro centenário em 2019! Em um estudo extremamente apurado a respeito do período medievo, eu sempre tive interesse em ler a obra de Johan Huizinga! 

Quando eu era mais novo, ia bastante na livraria da cidade e sempre ficava admirando este livro (em uma outra edição) enquanto passava meus olhos pelos lançamentos! Costumava pegar o livro para ler um pouco a seu respeito e entender mais a respeito do trabalho do autor. Agora, finalmente pude ler o livro na edição da Pinguim, selo da Companhia das Letras. 


Não é um livro fácil de ser lido, isso eu garanto. Além de sua extensão (com quase setecentas páginas de conteúdo), o livro traz um conteúdo teórico gigante, que necessita ser digerido aos poucos e também pesquisado a respeito para maior compreensão. 

Mas sobre o que o autor pesquisa? O período medieval é muito amplo, seja em seu tempo ou então em valores e culturas que foram propagados na nossa história. Huizinga faz um balanço preciso da cultura, literatura e religião deste tempo em seus estudos de uma forma da qual eu não esperava. 


É comum encontrarmos artigos científicos e livros plenamente teóricos que envolvem estes temas, todavia este livro se diferencia dos demais por conta da linguagem e estilo de narrativa que ele proporciona: é bem mais fácil ler Outono da idade média do que um artigo, por exemplo; todavia sua abordagem não é simplista! 

Não é um livro fácil de se resenhar, pois seu conteúdo vai muito além de uma história que segue uma linha em um mundo fictício, a obra de Johan é real e seu conteúdo historiográfico serve de conteúdo teórico para muitos acadêmicos e entusiasmadas!

Acho que isso é bem importante de dizer: Outono da Idade Média pode ser lido por todos, não é uma leitura acadêmica complexa ou extremamente rebuscada; só deixo o aviso de que toda leitura existem em diversos níveis, e cabe a nós nos aprofundarmos com pesquisas e  releituras de trechos que sejam mais complicados de se entender pela primeira vez. 


Só peço que caso queiram ler, a obra está por um valor mais acessível pela editora Pinguim!  O cuidado na tradução e diagramação é evidente e por mais que a edição seja bem mais simples (capa mole, sem orelhas e com folhas mais finas), o exemplar cumpre sua função de compartilhar o conhecimento de forma confortável a quem está lendo!

Um comentário:

  1. Oi, Leonardo.

    Eu vi que saiu essa reedição do livro e fiquei muito curiosa pra saber se realmente a leitura valia a pena, mas depois que li sua postagem fiquei mais interessada ainda. Vou procurar adquirir e depois que terminar, se eu me lembrar, venho aqui dizer o que achei. Valeu pela força,

    Xero.

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!