22 de julho de 2021

RESENHA: OUTONO DA IDADE MÉDIA

 

O OUTONO DA IDADE MÉDIA
Autor(a):  Johan Huzinga
Editora: Pinguim 

Páginas: 696
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Publicado em 1919, O outono da Idade Média é um dos grandes clássicos da história cultural. Aqui, o medievo é visto na plenitude de seus contrastes, distante do lugar-comum segundo o qual não passaria de uma transição letárgica entre a Antiguidade e o Renascimento. Neste estudo, o historiador holandês Johan Huizinga utilizou métodos e fontes pouco usuais em sua época para mostrar a vida medieval em sua expressão cultural, artística e religiosa, assim como seus modos de sentir felicidade, sofrimento e afeto. Entre o passado e o futuro de uma ciência fundada sobre alicerces vacilantes, Huizinga trabalha com as tensões permanentes associadas ao desejo simultâneo de compreender e narrar um período tão rico de nossa história.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O outono da idade média lançado pela editora Pinguim, selo da Companhia das Letras. O livro é de autoria de Johan Huizinga


Em um estilo de escrita literário e narrativo, fiquei surpreso ao começar a ler "O outono da idade média", livro que completou seu primeiro centenário em 2019! Em um estudo extremamente apurado a respeito do período medievo, eu sempre tive interesse em ler a obra de Johan Huizinga! 

Quando eu era mais novo, ia bastante na livraria da cidade e sempre ficava admirando este livro (em uma outra edição) enquanto passava meus olhos pelos lançamentos! Costumava pegar o livro para ler um pouco a seu respeito e entender mais a respeito do trabalho do autor. Agora, finalmente pude ler o livro na edição da Pinguim, selo da Companhia das Letras. 


Não é um livro fácil de ser lido, isso eu garanto. Além de sua extensão (com quase setecentas páginas de conteúdo), o livro traz um conteúdo teórico gigante, que necessita ser digerido aos poucos e também pesquisado a respeito para maior compreensão. 

Mas sobre o que o autor pesquisa? O período medieval é muito amplo, seja em seu tempo ou então em valores e culturas que foram propagados na nossa história. Huizinga faz um balanço preciso da cultura, literatura e religião deste tempo em seus estudos de uma forma da qual eu não esperava. 


É comum encontrarmos artigos científicos e livros plenamente teóricos que envolvem estes temas, todavia este livro se diferencia dos demais por conta da linguagem e estilo de narrativa que ele proporciona: é bem mais fácil ler Outono da idade média do que um artigo, por exemplo; todavia sua abordagem não é simplista! 

Não é um livro fácil de se resenhar, pois seu conteúdo vai muito além de uma história que segue uma linha em um mundo fictício, a obra de Johan é real e seu conteúdo historiográfico serve de conteúdo teórico para muitos acadêmicos e entusiasmadas!

Acho que isso é bem importante de dizer: Outono da Idade Média pode ser lido por todos, não é uma leitura acadêmica complexa ou extremamente rebuscada; só deixo o aviso de que toda leitura existem em diversos níveis, e cabe a nós nos aprofundarmos com pesquisas e  releituras de trechos que sejam mais complicados de se entender pela primeira vez. 


Só peço que caso queiram ler, a obra está por um valor mais acessível pela editora Pinguim!  O cuidado na tradução e diagramação é evidente e por mais que a edição seja bem mais simples (capa mole, sem orelhas e com folhas mais finas), o exemplar cumpre sua função de compartilhar o conhecimento de forma confortável a quem está lendo!

Um comentário:

  1. Oi, Leonardo.

    Eu vi que saiu essa reedição do livro e fiquei muito curiosa pra saber se realmente a leitura valia a pena, mas depois que li sua postagem fiquei mais interessada ainda. Vou procurar adquirir e depois que terminar, se eu me lembrar, venho aqui dizer o que achei. Valeu pela força,

    Xero.

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!