26 de agosto de 2021

RESENHA: A PARCA - NADA TERMINA DE VERDADE

A PARCA - NADA TERMINA DE VERDADE
Autor(a):  Kildary Costa
Editora: Plus+ Editora 

Páginas: 421
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Perséfone não tem nem vinte anos, mas já viveu uma grande tragédia. Ou melhor, duas. Desnorteada com as mortes repentinas de sua irmã e seu pai, junta-se ao seu irmão Dionísio e seus amigos, que especulam sobre o que existe no pós-morte, e começa a desvendar os segredos das comunicações com as almas dos falecidos. Em meio a lembranças, sonhos e redescobertas, Perséfone inicia uma jornada de autoconhecimento à medida que adentra um novo mundo, estranhamente familiar, onde nossas histórias são criadas, percebendo que os destinos de todos os que conhece estão entrelaçados, e que o próprio mundo pode estar em risco. Afinal, quem traçou esses caminhos?

 



Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A parca  lançado pela editora Plus+ Editora. O livro é de autoria de Kildary Costa. A resenha foi escrita por Leonardo Santos.



A morte nunca é algo fácil de lidar. Por mais que seja algo constante na existência - e inevitável, a forma com que tratamos o luto e toda a avalanche de sentimentos que rondeiam a perda é algo particular de cada um. Nisso, conhecemos Perséfone, uma menina que está no início de sua vida adulta, todavia já passou por duas tragédias envolvendo a morte. 


Após e peca de sua irmã e seu pai,  ela e seu irmão Dionísio enfrentam um mar de incertezas e dores; entre tudo isso está a curiosidade em saber o que se tem depois da vida. Afinal, para onde vamos? Será que nossa existência só se dá nos momentos de vida? 

Instigada a saber mais sobre o pós-morte, Perséfone se junta ao irmão Dionísio e seus amigos na tentativa de conseguir algumas respostas. O método é complicado, afinal comunicar-se com os mortos pode ser algo possível? Nisso, embarcamos na jornada de Perséfone ao 'submundo' das descobertas daquilo que, até então, está oculto a todos nós. 


Bom, que leitura! Comecei a ler "A parca - nada termina de verdade" graças a uma parceria com o autor, no primeiro contato ele já estabeleceu que essa seria uma leitura intensa, repleta de reflexões a partir da experiência da perda, assim como tudo o que se segue de um sentimento tão forte quanto esse. 

De forma lírica e com personagens bem desenvolvidos, é impossível não criar um laço com Perséfone logo nos primeiros capítulos, isso se dá grande parte ao seu lado carismático, de fácil identificação com o leitor. A partir daí a narrativa se desenvolve de forma não linear - o que pode causar um estranhamento, a princípio -, onde temos uma reunião de Perséfone e amigos e uma narração de histórias que, aos poucos, vão se interligando com a narrativa proposta pelo autor no livro. 


As referências a mitologia são diversas, desde o título do livro até o nome dos personagens. Gostei muito de todas essas referências, visto que as parcas tinham a função de tecer o destino de grandes heróis e todos os outros que existiam, o que temos aqui é um tecer da história de Perséfone - deusa que passava metade da sua vida entre os vivos, na terra; e metade entre os mortos, no submundo. 

A leitura não é cansativa - meu maior medo era esse - todavia, acredito que ela deva ser feito aos poucos para maior apreciação, pois além das referências citadas acima, Kildary nos oferece um realismo fantástico imersivo em diversos sentidos! Então fica aqui minha indicação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!