10 de agosto de 2021

RESENHA: A ÚLTIMA COLÔNIA (GUERRA DO VELHO #3)

A ÚLTIMA COLÔNIA
Autor(a):  John Scalzi 
Editora: Aleph

Páginas: 360
Ano de publicação: 2019
Compre através deste link.

A raça humana tenta expandir seus territórios, mas se depara com um problema: os planetas habitáveis são poucos e a competição por eles é enorme. Após anos sem expandir suas fronteiras, a União Colonial toma a controversa decisão de iniciar uma nova colônia, e a tarefa de administrá-la é entregue a dois condecorados heróis de guerra: John Perry e Jane Sagan. Inicialmente, o maior desafio é conciliar os interesses de grupos com origens diversas. Entretanto, logo os heróis se veem isolados em um planeta que não é o que parece e descobrem que são apenas peças no tabuleiro de uma disputa que envolve o destino de toda a humanidade.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A última colônia lançado pela editora Aleph. O livro é de autoria de John Scalzi, tem tradução de Petê Rissatti. A resenha foi escrita por Leonardo Santos.


O fim de um ciclo. É até emocionante escrever a resenha de "A última colônia" pois quem me acompanhou aqui no Porão Literário sabe o quão eu fiquei maravilhado com a saga de John Perry e Jane Sagan nos dois livros que antecederam a este! Agora, nós temos então nossa chance de vermos John e Jane juntos. 

Após os eventos catárticos ocorridos no final de "As Brigadas Fantasma", Jane embarca com Zoe para uma nova colônia; um território entregue para os soldados que já cursaram sua carreira na federação e que agora poderão passar o resto de sua existência de uma forma um pouco mais pacífica. 


Todavia, com o início de uma nova civilização, problemas surgem e cabe àquele pequeno grupo se desenvolver de forma apropriada e defender o território - que parece estar sendo mais disputado do que nunca. 

Bom, vamos lá! Foi um deleite enorme ler "A última colônia", principalmente por conta de ter meu John Perry de volta! O protagonista do primeiro livro junto com a protagonista do segundo, a Jane, foi tudo o que eu queria para fechar esse ciclo feliz! Além disso, Scalzi volta com toda sua escrita incrível para nos brindar com uma aventura que mantém o alto nível de qualidade estabelecido!

Os elementos que tornam a escrita de Scalzi tão peculiares estão presentes: o lado cômico em personagens extremamente carismáticos, a reflexão a respeito da natureza humana, a guerra e a análise de nossa própria consciência... Tudo isso transborda nessas páginas e nos dão abertura para pensarmos no livro de diversas formas diferentes. 


Além de tudo, acredito que esse livro seja o mais melancólico até então. Talvez por encerrar um arco tão importante desenvolvido até o momento, senti um clima épico e triste em diversas cenas no decorrer da minha leitura. É difícil não se apaixonar por esses personagens, precisar dizer adeus a eles (de forma provisória ou permanente, ainda não sabemos) é doloroso, porém necessário! 

Além disso, Scalzi explora ainda mais o lado político da Federação nessa terceira parte, o que veio muito a calhar por esse plot entra de forma orgânica na estrutura já estabelecida, mostrando que a mitologia de "Guerra do velho" está sendo ampliada cada vez mais! E sinceramente? Espero que venham muitos outros livros ambientados nesses universos!

Pois bem, dando um fim a essa resenha eu preciso salientar mais uma vez: LEIAM JOHN SCALZI! Me tornei muito fã do autor e essa com certeza é uma das melhores séries que eu li no ano! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: EM BUSCA DO REINO

  Autor(a):  Reyves L.B. Editora:   Voe Páginas: 409 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Após os acontecimentos de...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!