Autor(a): Leandro Moura
Editora: Independente
Páginas: 34
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.
Toda morte conta uma história. Esta é a da morte do xerife pelas mãos de Gaspar, um rapaz que vê na vingança o desfecho perfeito para atenuar a culpa que sentia corroer seus ossos e, principalmente, sua sanidade. Mas os detalhes por trás desta história sem heróis, no entanto, poderiam ter se perdido – se não fosse um personagem incomum e inevitável. Para o nosso azar.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Eu atirei no xerife lançado de forma independente. O livro é de autoria de Leandro Moura. A resenha foi escrita por Leonardo Santos.
No conto de Leandro Moura nós acompanhamos uma cena de um crime em diversas perspectivas diferentes. Começamos com Gaspar e Lisbela, o casal que ocupa as primeiras páginas do curto conto. Temos primeiramente sua perspectiva do porquê de ter cometido tal crime em um começo de história bem eletrizante.
O conto (bem curtinho, preciso avisar), é dividido em três partes sendo que cada uma é guiada por uma perspectiva diferente, na primeira como eu já disse temos Gaspar, temos também o próprio xerife e a figura mística da morte que trás a sua visão através das páginas.
A escrita é extremamente ágil e eletrizante, eu gostei muito da forma como o Leandro mistura elementos reais e fantásticos (como a figura da morte) de uma forma poética e até mesmo filosófica. Somos guiados pelas páginas deste conto através dessas linhas de pensamento tão diferentes umas das outras e esse foi um ponto alto da leitura.
Só fiquei triste pela narrativa ser tão curta, mas acredito que para a proposta do conto ela se encaixe bem e mais páginas poderiam prejudicar o ritmo estabelecido já na primeira página. É importante salientar que por ser um conto nós temos um curto espaço temporal na narrativa e a inserção de poucos personagens, mas eles são bem desenvolvidos durante as 40 páginas da história.
Um ótimo primeiro trabalho de Leandro Moura, confesso que estou animado para ler mais do autor! Que ele lance um romance em breve. Lembrando que o título está disponível gratuitamente no Kindle Unlimited!