.

RESENHA: BIBLIOTECA GAIMAN VOL.1

17 de setembro de 2021

 


O ÚLTIMO SORRISO NA CIDADE PARTIDA
Autor(a):  Luke Arnold
Editora: Trama

Páginas: 304
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Fetch Phillips carrega nas costas uma imensa culpa, maior do que muita gente pode acreditar. Estando no fundo do poço, como último recurso ele aceita investigar o desaparecimento de um professor vampiro em uma escola das redondezas. É isso ou a morte. A tentação de se atirar pela janela de seu escritório está ficando cada vez mais difícil de resistir. Enquanto isso, Sunder City está devastada. Nesta cidade distópica, enfrentando a aridez do pós-guerra e a falta de magia, as criaturas imortais vão desaparecendo e dando lugar a grotescas formas inacabadas, retorcidas: a sociedade, a indústria, a política e a cultura se corrompem, as raças mágicas caem... e os humanos têm uma nítida ascensão. O que fazer para que a magia volte? As esquinas sombrias de Sunder escondem todo tipo de segredos, e Fetch, um sujeito inescrupuloso, irônico e nada confiável, está prestes a encontrar um problema que talvez seja grande demais.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O último sorriso na cidade partida lançado pela editora Trama. O livro é de autoria de Luke Arnold e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

 
O que faz Fetch Phillips? Bom, a resposta para essa pergunta pode ser complexa, mas vamos resumir em "um Faz-Tudo". Contratado para resolver casos até então sem solução, o ex-soldado é a verdadeira definição de faz-tudo - contanto que paguem pelo seu trabalho, claro. 

Com um senso de investigação ímpar e uma sede constante por conteúdos alcoólicos, Fetch oferece seus trabalhos na "cidade partida", local que outrora era inundado por magia (que era dividia entre fadas, orcs, magos, vampiros e diversas outras criaturas), mas agora a magia desapareceu, e toda a sociedade sofre com isso. 


Com a magia tendo sido sugada daquele mundo, todas as criaturas sofreram algum tipo de perca (muitas até morreram por conta disso), logo, com o caios reinando de maneira tão enfática. os serviços de Fetch acabam sendo muito úteis. Pensando nisso, o reitor da universidade o contrata para descobrir o paradeiro de um de seus professores - um vampiro que está desaparecido.

Hora de trabalhar! Fetch então utiliza de toda sua experiência - e pouca sobriedade - para solucionar o caso. Nesse "primeiro arquivo" do investigador, conhecemos um pouco a escrita de Luke Arnold. O autor é conhecido pelo seu trabalho como ator, sendo um dos protagonistas da série de piratas Black Sails. Já assisti a série e consegui encontrar alguns traços em comum com relação a esses dois mundos tão distintos, principalmente no que se diz a respeito do humor utilizado. 

Fetch realmente parece um pirata, tem aquele ar de charlatão que sempre carrega consigo uma garrafa de rum, todavia o personagem vai bem mais além, oferecendo um passado um tanto complexo que aos poucos é explorado. Além disso, eu amo narrativas que trabalhem esses elementos investigativos, e o caso apresentado aqui tem suas curvas e reviravoltas - o que me deixou muito feliz, pois amo ser surpreendido durante a história.


O cenário, no entanto, é o que mais chama a atenção! Sunder City (ou Cidade Partida) tinha sua própria rotina e ecossistema, vivendo a parte do mundo humano em diversos aspectos. Com a ruptura da magia, vemos essas criaturas fantásticas precisando se virar da forma mais mundana possível... e é aí que a história fica bem interessante! 

Recentemente o autor terminou o terceiro volume e eu estou muito ansioso para que a editora Trama traga o segundo pra cá. O projeto do livro está impecável, fiquei apaixonado pela edição e diagramação - que com certeza é um potencial da editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: A ASSOMBRAÇÃO DA CASA DA COLINA

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels