Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Lendários lançado pela editora Intrínseca. O livro é de autoria de Tracy Deonn e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Desde criança Bree Matthews tem um objetivo: passar em uma universidade de renome e deixar a pequena cidade da qual cresceu. Sua família, no entanto, parece não colaborar com esse objetivo, insistindo para que Bree fique por perto, embaixo das asas dos pais super protetores.
Essa perspectiva muda quando Bree, aos dezesseis anos, tem seu mundo revirado após a morte de sua mãe. Desde então a garota sente que nunca mais será a mesma, e que precisa de uma mudança drástica em sua vida para tentar encontrar-se novamente (ou descobrir-se). Com isso, a Bree e sua amiga entram em um programa universitário para alunos acima da média em uma das principais faculdades do país em que sua mãe outrora foi estudante.
Universidade essa que possuí valores extremamente tradicionais, fundada por homens brancos que exploravam homens e mulheres pretos, Bree (uma das únicas adolescentes pretas do campus), luta para fazer seu caminho em um ambiente desfavorável.
Mas em sua primeira noite na nova faculdade, Bree testemunha algo terrível e até mesmo sobrenatural. Com isso, a garota começa a investigar uma determina fraternidade que guarda um segredo quase que inacreditável: os membros pertencentes a esse lugar são descendentes dos membros da Távola Redonda, da mitologia do Rei Arthur.
Bree parece ser imune aos feitiços de um dos guardiões mais poderosos desse clã, e por conta disso acaba se envolvendo com esses descendentes em busca de compreender melhor que mundo fantástico é esse. E de quebra descobrir mais sobre suas próprias origens.
QUE. LEITURA. Lendários era um dos livros mais esperados do ano por mim, e sim, fiquei muito feliz em participar da leitura coletiva organizada pelos parceiros da Intrínseca. Li esse livro em uma semana e senti que em alguns momentos eu devorava essa história.
Os motivos de eu ter amado esse primeiro volume da trilogia de Tracy Deonn são muitos, mas irei listar os mais importantes! Além de trabalhar com uma das histórias que eu mais gosto (a do Rei Arthur), eu simplesmente AMEI a forma como a autora consegue trazer esse conto em uma releitura completamente única e contemporânea.
Uma outra coisa que me surpreendeu positivamente foi a personagem principal. Bree consegue ser uma mulher extremamente focada e inteligente, que não subestima a inteligência do leitor e que age de forma coerente todo o livro... Vi algumas opiniões divergentes sobre ela, alguns disseram que ela é "chata", ou "irritante", mas sinceramente? Não achei isso não, muito pelo contrário.
Outra coisa: a narrativa é simplesmente ELETRIZANTE! As coisas não demoram pra acontecer, pelo contrário! No primeiro dia de faculdade a Bree já se depara com esse novo mundo e já começa a ir atrás de informações para tentar entender o que aconteceu, pelo fato da protagonista ser extremamente inteligente a autora consegue evoluir a narrativa bem rapidinho.
O mundo criado por Tracy é vasto e saboroso, de verdade, fazia tempos que eu não lia uma história tão boa e que me prendesse logo nas primeiras páginas. Tracy, por favor, publique logo os outros livros (porque o final do primeiro É BOM DEMAIS!) que eu estarei esperando ansiosamente.
Quer se apaixonar pela fantasia YA? Comece com Lendários e não irá se arrepender!