25 de setembro de 2021

RESENHA: MARCO ANTÔNIO & CLEÓPATRA

 


MARCO ANTÔNIO & CLEÓPATRA 
Autor(a):  Allan Massie
Editora: Faro Editorial

Páginas: 224
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

O casal mais célebre do Império Romano, Marco Antônio e Cleópatra são os personagens centrais deste romance escrito por Allan Massie. Contado em forma de autobiografia, o autor dá voz a um dos personagens mais controversos da literatura. À beira da ruína, Marco Antônio revive sua luta contra Otaviano – o futuro imperador Augusto – pelo controle do Império Romano após o assassinato de César; sua paixão avassaladora.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Marco Antônio & Cleópatra lançado pela editora Faro Editorial. O livro é de autoria de Allan Massie e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 




Lembrar de Marco Antônio é, por associação, lembrar-se de um dos casais mais famosos do Império Romano. Marco e Cleópatra protagonizaram uma das histórias mais representadas daqueles tempos; seja no teatro, na televisão ou na literatura. 


Aqui, no entanto, temos uma visão focada mais em Marco, sua personagem vive sendo ofuscado pela figura quase que divina da rainha do Egito. Banhado em uma melancolia, acompanhamos a trajetória de Marco desde um momento crucial na história antiga: a morte planejada de César. 

Marco tentou avisar seu aliado, todavia falhou. A narrativa então pega esse ponto para explorar mais a história de uma forma autobiográfica, como se estivéssemos lendo um livro de memórias escritas pelo próprio Marco Antônio. 


O estilo de narrativa lembra o outro livro que li recentemente do mesmo autor, "Augusto" também possui um método mais 'pessoal" de escrita, parece que estamos lendo um relato da época que foi muito bem traçado e pesquisado por Allan Massie. 

Um outro ponto que me agradou muito nessa série foi seu valor histórico, além da pesquisa o autor faz questão de facilitar a compreensão das figuras que tomam as páginas do livro, além de explicitar sua importância para o enredo, o autor atribuí a eles características mais complexas, tirando eles da superficialidade. 


A série é composta por seis volumes, e se todos tiverem a mesma abordagem que esse eu ficarei muito feliz. Marco Antônio tem um fim triste, que remete em muito as tragédias que lemos naquele período tão conturbado da história humana.

Agora eu mal posso esperar para ler os outros volumes, e em breve trago resenha aqui  pra vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!