5 de setembro de 2021

RESENHA: O CIDADÃO



O CIDADÃO
Autor(a):  Nuno Rebelo
Editora: Letramento

Páginas: 426
Ano de publicação: 2016
Compre através deste link.

"O CIDADÃO" é o terceiro livro da "Saga CHICOTE". O livro se apresenta com seus paradoxos e abre debates atuais na sociedade brasileira, como a corrupção, a violência, a justiça, o preconceito, entre outras questões. Contudo, a narrativa cativa o leitor que visualiza as cenas como se visse um filme, cru e verdadeiro. No início o leitor terá uma leitura aparentemente contemplativa, para depois, perceber tratar-se de mais um assassinato, aparentemente sem sentido. A sequencia de assassinatos estão no livro e, mais uma vez, Grego e Romano serão chamados para desvendar o mistério em torno dos fatos. O leitor terá cenas de ação, critica social, contemplação, tragédias pessoais e, especialmente, suspense. "O CIDADÃO" é tocante em alguns momentos, forte em outros, e com certeza, envolvente desde o início. Assim como os outros livros da série, "O CIDADÃO" foi escrito de forma a provocar o debate, instigar reflexões e tocar o leitor.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O Cidadão lançado pela editora Letramento. O livro é de autoria de Nuno Rebelo e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


E aqui estamos nós no terceiro volume da saga Chicote! Escrito por Nuno Rebelo, 'O Cidadão' é o terceiro volume que trazem os o cotidiano de Romano e Grego, dois policiais do departamento de Belo Horizonte que se deparam com uma série de casos de violência brutal que ocorre na capital mineira. 


Logo após os acontecimento de "O mergulhador", temos então um novo plot que se inicia. Em "O Cidadão", logo no início da leitura já nos encontramos de frente para um assassinato um tanto categórico: um homem é encontrado enforcado com um tiro na cabeça, dada a violência a dupla de detetives começa a investigar quem poderia ter cometido tal ato, as motivações do assassino seriam quais? Amorosas? Políticas? 

Em um jogo de interesses, somos guiados para o terceiro ato dessa eletrizante narrativa, que nos promete entregar ainda mais suspeitos e momentos de tensão do que os livros anteriores. 


Bom, para quem já me viu resenhar algum livro dessa saga, sabe que eu sou muito fã da escrita de Nuno Rebelo. Geralmente leio os livros da série Chicote em um final de semana cada, isso porque a escrita do autor é meio fluída e eletrizante, você sempre fica curioso para saber o que vai acontecendo e o ritmo da história vai o prendendo até chegar nas páginas finais... bem, com esse volume não foi diferente. 

Ainda aliando um thriller policial a uma história repleta de referências filosóficas e políticas, Belo Horizonte parece um lugar pequeno demais para personagens tão complexos e cenários tão delicados e instáveis que o autor nos apresenta logo nas primeiras páginas. 

O que eu gostei dessa vez foi que a forma narrativa de nos trazer a morte que vai guiar o caso foi diferente da usada nos últimos dois livros, pequenos elementos como esses são extremamente importantes para manter a série interessante ao leitor. 


Os personagens também continuam crescendo a cada livro que se passa, ganhando novas facetas! Esse processo precisa acontecer para que a série fique cada vez maior. A trama política, como disse anteriormente, funciona muito bem, destacando a injustiça social do país através dos diálogos e ações vividas pelos personagens e também denunciando ganância do homem mediante a sua natureza selvagem. 

Novamente: indico muito essa série para quem gosta de um thriller bem desenvolvido e- muitas vezes - surpreendente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!