3 de setembro de 2021

RESENHA: RED SHIRTS

RED SHIRTS
Autor(a): John Scalzi
Editora: Aleph

Páginas: 340
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

O alferes Andrew Dahl acaba de ser designado para a nave almirante da União Universal, a Intrepid. É um posto de prestígio, mas sua empolgação desaparece quando começa a perceber que um tripulante de baixa patente é morto a cada missão de campo, e que apenas três oficiais acabam sobrevivendo aos confrontos letais com forças alienígenas. Não surpreende, então, que Andrew tente evitar ir a campo a todo custo, até descobrir uma informação que revelará a todos o que a nave estelar Intrepid realmente é... E uma oportunidade louca e perigosa para se salvarem.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Red Shirts lançado pelo editora Aleph. O livro é de autoria de John Scalzi e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.




Em "Red Shirts", acompanhamos a trajetória de Andrew Dahl , um alferes que tem a honra de ser convidado a participar da frota União Universal, uma das companhias mais prestigiadas nas fronteiras galácticas. O posto também não é nada mal, Dahl precisa admitir, o que o faz entrar na companhia com toda animação. 

Isso acontece até ele começar a perceber algumas coisas um tanto estranhos naquele grupo. Pra começar, desaparecimentos parecem ser comuns dentro daquela equipe, todavia, esses desaparecimentos são muito mais frequentes com outros alferes (os que usam a camiseta vermelha), do que dos comandantes e outros membros.

Sempre quando uma evento importante está prestes a acontecer, como uma missão ou expedição, um capitão designa um conjunto de alferes para realizar a tarefa, e ao retornar muitos desses alferes somem! Essa taxa de "baixas" é pouco discutida entre a tripulação, Andrew Dahl começa então a tentar entender o porquê daquilo ser tão frequente - e tão ignorado por todos. 

Adotando o melhor estilo de comédia possível, já falei bastante a respeito da escrita de John Scalzi - que se tornou um dos meus escritos de ficção científica preferidos nesse ano de 2021. Bom, dele eu já li os três primeiros volumes da série Guerra do Velho e me apaixonei pela forma como ele desenvolve seus personagens... Em Red Shirts não foi diferente. 

Com a dosagem ainda maior de humor sátiro, Red Shirts funciona como uma ode as séries de sci-fi estilo Jornada nas Estrelas e histórias similares... Explorando justamente as mortes 'clichês' e até mesmo toscas que figurantes extremamente burros tem durante os episódios. 

Scalzi cria personagens que quebram esses 'estereótipos' de figurantes ao colocar personagens carismáticos, inteligentes e que se questionam conforme os acontecimentos absurdos começam a tomar conta do enredo. Extremamente divertido, esse livro só reforça o quão Scalzi consegue atribuir humor a uma escrita envolvente e ácida! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: EM BUSCA DO REINO

  Autor(a):  Reyves L.B. Editora:   Voe Páginas: 409 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Após os acontecimentos de...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!