21 de outubro de 2021

RESENHA: A ASSOMBRAÇÃO DA CASA DA COLINA

 

 A ASSOMBRAÇÃO DA CASA DA COLINA
Autor(a):  Shirley Jackson
Editora: Alfaguara

Páginas: 200
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e sensitiva, e a Luke, o herdeiro da mansão. Porém, o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus hóspedes. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a sanidade ― e a vida ― de todos está em risco.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A assombração da casa da colina lançado pela editora Alfaguara. O livro é de autoria de Shirley Jackson e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Algumas casas são simplesmente malignas. Não existe uma explicação lógica ou racional para procurar entender a influência negativa que um local pode carregar, certo? Bem, o dr. Montague discorda dessa ideia, e através de alguns estudos ele procura entender o porquê de tais lugares carregarem essa espécie de "maldição", mas especificamente um lugar: a casa da colina. 

Praticamente uma mansão, é inevitável não se maravilhar com a estrutura gótica vitoriana que se ergue majestosamente no topo da colina. Todavia, quem mora ali por perto já está ciente de que o local é amaldiçoado, tanto que é que o casal que cuida daquela propriedade jamais fica naquele lugar após o entardecer. 


É nessa casa que Eleonor, uma enfermeira solitária, é chamada para passar alguns dias. A mulher responde a carta do dr. Montague com entusiasmo, afinal sua vida pacata realmente merece uma mudança de ares. Ao chegar lá, além do doutor Eleonor conhece a jovem aspirante a artista Theoroda e Luke, o herdeiro daquela nefasta mansão. 

Os primeiros dias correm tranquilamente, todavia algo realmente parece errado naquele lugar: os cômodos são todos tortos e vivem causando a sensação de vertigem, a planta da casa parece toda estranha, torta e com corredores que não dão em lugar nenhum (aparentemente). Mas aquelas são apenas algumas das preocupações que aquele grupo terá que lidar. Afinal, como lidar com os demônios se eles já estiverem dentro de sua própria mente? 

Shirley Jackson é conhecida como uma das maiores autoras de suspense de todos os tempos e eu não havia lido nada dela até então! Logo, minha curiosidade para ler "A assombração da casa da colina" só aumentava. A narrativa é curta, dada em um pouco mais de 200 páginas, mas é extremamente viciante e apaixonante.

Amo livros que exploram os limites da psique humana, ainda mais quando eles têm uma pitada de sobrenatural. A assombração da casa da colina tem isso em descrições que são impecáveis. A começar pela escrita, a casa da colina parece ter uma personalidade própria, sim, ela é quase um personagem dessa história - e talvez um dos mais importantes. 

A progressão de cada um dos outros personagens também é bem interessante. Conforme a própria sinopse entrega, a sanidade de cada um deles é colocada a prova várias vezes durante o livro, vê-los resistindo ou cedendo a estes impulsos é incrível e torna a narrativa ainda mais rica!

Sério, estou maravilhado com essa autora. O final é extasiante e corresponde bem ao clímax estabelecido anteriormente! Estou curioso pra ler mais dessa autora que influenciou grandes nomes da nossa literatura, como o próprio Stephen King! 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!