8 de outubro de 2021

RESENHA: HAMNET

 


HAMNET 
Autor(a):  Maggie O'farrell
Editora: Intrínseca

Páginas: 384
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Poucas informações sobre a biografia de William Shakespeare resistiram ao tempo. Filho de um luveiro caído em desgraça de Stratford-upon-Avon, uma pequena cidade da Inglaterra, casou-se com uma mulher mais velha, detentora de um generoso dote. Tiveram uma filha e um casal de gêmeos, em um matrimônio marcado pela distância imposta por seu ofício. Além disso, a família foi abalada pela morte precoce do filho, ocorrida em uma época em que a nação era assolada por surtos de peste bubônica. É a partir dessas referências que Maggie O’Farrell cria magistralmente a trama protagonizada por Agnes, uma mulher excêntrica e selvagem que costumava caminhar pela propriedade da família com seu falcão pousado na luva e tinha dons extraordinários como prever o futuro, ler pessoas e curá-las com poções e plantas. Após o casamento, Agnes se torna uma mãe superprotetora e a força centrífuga na vida do marido, que seguira para Londres com o objetivo de se estabelecer como dramaturgo. A vida do casal é severamente abalada quando o filho Hamnet sucumbe a uma febre repentina. Um retrato brilhante de um casamento, uma evocação devastadora de uma família destroçada pelo luto e pela perda e uma reconstituição delicada e memorável de um menino cuja vida foi esquecida, mas cujo nome intitula uma das peças mais celebradas de todos os tempos. Hamnet é encantador, sedutor, impossível de largar.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Hamnet lançado pela editora Intrínseca. O livro é de autoria de Maggie O'farrell e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 



Shakespeare foi um dos homens mais conhecidos da história, mas curiosamente a história de sua vida pessoal é envolta de um certo mistério, afinal, como viveu um dos maiores escritores da literatura mundial? Bom, essas perguntas são parte respondidas em Hamnet, todavia o foco dado pela autora Maggie O'farrell é outro: a família do escritor. 

Agnes é uma mulher dona de um grande dote. Isso atraí a atenção da família de William, que propõe um casamento de conveniência. Agnes, no entanto, é uma mulher única em todos os sentidos: detentora de um espírito selvagem, ela parece possuir seu próprio campo gravitacional - e até mesmos alguns talentos de clarividência.


E em uma viagem de William para Londres, começamos a narrativa com Agnes em sua terra, da qual costuma andar com seu falcão. Além disso, Agnes mantém um sentimento bem protetor em cima de seus filhos, e ele parece aumentar ainda mais no momento em que Hamnet, filho do casal, contraí a peste bubônica (doença responsável por matar mais da metade da população mundial daquela época). 

Em um retrato melancólico e rico em detalhes, acompanhamos a vida da família do escritor em sua ausência, em um ambiente bucólico e marcado pela dor da perda. 


Por mais que eu AME a obra de Shakespeare, pouco sabia sobre sua vida (principalmente sobre o fato dele ter tido filhos), portanto fui pego de surpresa com essa emocionante história. Aqui, nós não temos Shakespeare como figura principal, e acredito que tenha disso isso que mais me surpreendeu durante a leitura, mas sim sua família e todo o cenário nefasto do qual eles foram inclusos, principalmente por conta da doença que se espalhava como fogo. 

Por mais que tenha ocorrido um grande estudo a respeito da época e também das figuras que protagonizam Hamnet, é bom lembrar que esse livro é uma obra de ficção, no final das contas. Digo isso pois eu mesmo fiquei em dúvida com relação a alguns acontecimentos narrados durante a história  - a respeito de sua veracidade - mas é bom lembrar que essa história foi criada pela autora. 


E que história! Me emocionei muito com a forma como ela é construída, principalmente pela linguagem que a autora utiliza - de certa forma poética- que traz o século XVI em peso para suas palavras de forma que não fique enfadonho ou cansativo de ler. 

Poético, melancólico e extremamente poderoso, me apaixonei por essa releitura de um fragmento da vida de Shakespeare, reler sua obra depois de compreender esse livro realmente é uma experiência nova da qual eu recomendo a todos. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: EM BUSCA DO REINO

  Autor(a):  Reyves L.B. Editora:   Voe Páginas: 409 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Após os acontecimentos de...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!