.

RESENHA: MYTHOS

10 de outubro de 2021

 

MYTHOS
Autor(a):  Stephen Fry
Editora: Planeta 

Páginas: 368
Ano de publicação: 2018
Compre através deste link.

Ninguém é capaz de amar e brigar, desejar e iludir com tanta ousadia e brilho quanto os deuses e as deusas da mitologia grega. Rabiscando suas histórias maravilhosas pelos céus, no fundo eles são como nós... só muito mais intensos e poderosos. Entre muitos outros episódios, nestas páginas estão: • o nascimento de Afrodite (depois de um péssimo dia na vida do titã Urano); • a incrível jornada de Perséfone aos reinos sombrios de Hades; • o crime hediondo e o terrível castigo eterno de Prometeu; • as consequências da curiosidade de Pandora, incapaz de manter fechado seu jarro repleto de tormentos. Os deuses gregos representam o que há de bom e mau em todos nós. Pelas mãos de Stephen Fry, neste livro inteligente, engraçado e, acima de tudo, divertido, eles nos revelarão quem somos de verdade.



Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Mythos: As melhores histórias de heróis, deuses e titãs lançado pela editora Planeta. O livro é de autoria de Stephen Fry e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 



Grande parte da literatura ocidental está mergulhada nos contos e mitos da Grécia antiga. Vemos isso direto em séries como Percy Jackson, Harry Potter e por aí vai. Até mesmos naqueles livros que em nada lembram o conto de Pandora, ou então de Afrodite, acredite... eles estão ali de uma forma ou outra. 

Com isso, eu acho muito legal quando paramos para conhecer esses primeiros mitos que deram origem há tantas referências na nossa cultura, e continuam a servir como base mesmo depois de quase dois mil anos! 


Pois bem, pensando nisso o autor Stephen Fry compilou diversos desses mitos em seu livro "Mythos: as melhores histórias de heróis, deuses e titãs", publicado pela editora Planeta! 

Mitologias existem para explicar aquilo que, até então, era inexplicável. Aplicar contexto as coisas que rondeavam a existência humana sempre foi uma prioridade , e daí surgiram várias histórias das quais ouvimos até hoje! A descida de Perséfone aos infernos, a jornada do heróico Aquiles, o castigo de Ptolomeu... Conhecemos a fundo estes e outros contos que evocam o melhor da rica mitologia grega. 


Uma coisa que eu gostei muito desse livro é a forma como Fry consegue recontar esses contos de uma forma mais informal e fluída, trazendo uma luz nova aos textos clássicos e que gera interesse até daquele que não tem nenhum conhecimento prévio a respeito das figuras históricas - ficcionais ou não - que rondam esse vasto arsenal de narrativas fantásticas. 


Considero essa versão uma introdução àqueles que sempre quiseram pesquisar mais a respeito da história grega mas não sabiam por onde começar! A escrita de Fry com certeza vai te animar a pesquisar ainda mais a respeito, quem sabe até pegar uns textos teóricos para se aprofundar ainda mais? 

A edição está espetacular, como eu AMO mitologia fiquei fascinado com o nível de cuidado e detalhe que essa edição teve, trazendo árvores genealógicas e artes lindas que complementam a leitura! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: CIRCE

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels