17 de novembro de 2021

RESENHA: CAVERNA DOS ANJOS

 

CAVERNA DOS ANJOS
Autor(a):  Raphael Magalhães Hoed
Editora: Penalux

Páginas: 314
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Raphael Magalhães Hoed nos envolve em uma narrativa que transcende muito uma mera história de terror ou mistério. Ao esmiuçar as fraquezas que fazem parte da natureza de cada personagem envolvido, ele expõe as sombras presentes não apenas na Caverna dos Anjos – local que abriga um pesado histórico de tragédias e onde, de alguma forma, se manifestam com bastante virulência por meio dos piores pesadelos e fobias de quem ali adentra. Nada parece abalar a calma de Brejo do Amparo, uma comunidade tipicamente mineira, bucólica e pacata do interior, em que todos se conhecem, e ainda recebe turistas que se encantam com o Morro do Brejo do Amparo, onde podem explorar duas cavernas famosas na região. Cenário escolhido pelo autor para narrar a história do pequeno Gabriel e sua família, formada pelo pai Alberto, a mãe Dina, e o irmão mais velho Rafael, além da amizade com Nelsinho. Porém tudo muda quando o irmão, pré-adolescente, desobedece aos pais e resolve se aventurar na caverna dos Anjos com uma turma de amigos. Tudo muda quando nenhum dos excursionistas retorna para casa.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Caverna dos anjos lançado pela editora Romance. O livro é de autoria de Raphael Magalhães Hoed


Aqui somos apresentados para uma pequena sociedade que vive no Brejo do Amparo, no calmo interior de Minas Gerais (mais especificamente perto de Januária, no norte do estado). O local é bem pacato e típico de cidade do interior, e é ali que conhecemos Gabriel e Rafael, dois irmãos que gostam de passar as horas livres andando pela cidade e brincando com os amigos. 

Como toda pequena cidade guarda suas lendas e tradições, Brejo do Amparo também possui as dela, principalmente com relação a Caverna dos Anjos, lugar esse bem enigmático que já foi palco de várias tragédias no passado, principalmente com relação a desaparecimentos que ocorreram dentro da extensa área cavernosa. 


É assim que Rafael, o irmão mais velho, vai com alguns amigos visitar a caverna... e desaparece. Gabriel era muito novo para entender o impacto que isso teria na vida de toda sua família (que era composta por pais religiosos), mas Gabriel sente a dor da ausência do irmão nas semanas e meses que se seguem. 

O caso ganha notoriedade, mas a polícia não consegue encontrar nenhum dos adolescentes que entraram na caverna, isso faz com que a mãe deles entre em extrema depressão e se mate algum tempo depois. 

Dez anos se passam e agora Gabriel está crescido, ainda guardando traumas do passado, o rapaz é convidado por sua namorada a uma expedição por aquelas cavernas. Essa exploração seria feita por um padre na intenção de 'abençoar' o local que já foi palco de tantas coisas ruins. No meio da expedição um pequeno deslize de pedras faz com que eles fiquem presos ali, e nesse meio tempo todos ali presentes terão que lidar com as dores e traumas da vida, além de alguns fantasmas e demônios do passado e presente. 

Bom, já falei um pouco a respeito desse livro na resenha em formato de vídeo que lancei alguns dias atrás, mas vamos lá! A narrativa do autor me surpreendeu muito, seja pela forma como ela é nos dada (de forma fluída que nos faz ficar na ponta do pé para ler mais) e também pela construção de tensão que vai crescendo cada vez mais. 


O cenário é conhecido por mim, faço faculdade naquela região de Minas, então foi ótimo poder associar alguns locais com os que eu realmente já visitei, isso me fez mergulhar ainda mais na história. Após a ambientação dos personagens e o pulo temporal, consumi esse livro muito rápido pois fiquei curioso pra saber o que iria acontecer na caverna dos anjos. 

O desenvolvimento dos personagens se torna cada vez mais interessante de acompanhar conforme eles vão explorando a caverna, gostei muito da força do antagonista da história e todo o desfecho tenso - e emocionante - que a leitura trás. 

Fica minha indicação para esse leitura! O livro está disponível no Kindle Unlimited e você pode entrar em contato com o autor facilmente! Boa leitura! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!