17 de novembro de 2021

RESENHA: OS FILHOS DE ANANSI

 

OS FILHOS DE ANANSI
Autor(a):  Neil Gaiman
Editora: Intrínseca

Páginas: 440
Ano de publicação: 2015
Compre através deste link.

Charlie Nancy tem uma vida pacata e um emprego entediante em Londres. A pedido da noiva, ele concorda em convidar o pai para seu casamento e fazer uma tentativa de reaproximação, já que há vinte anos os dois não se falam. Enquanto isso, no palco de um karaokê na Flórida, o pai de Charlie tem um ataque cardíaco fulminante. A viagem de Charlie até os Estados Unidos para o funeral acaba se tornando a jornada de uma nova vida. Charlie não tinha ideia de que o pai era um deus. Menos ainda de que ele próprio tinha um irmão. Agora sua vida vai ficar mais interessante... e bem mais perigosa. Embrenhando-se no território de lendas e deuses pagãos, a poderosa narrativa de Neil Gaiman leva o leitor a mergulhar nessa história fantástica e bem-humorada sobre relações familiares, profecias terríveis, divindades vingativas e aves muito malignas.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Os filhos de Anasi lançado pela editora Intrínseca. O livro é de autoria de Neil Gaiman e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 



Charlie Nancy é o protótipo de homem comum. Vivendo em uma rotina da qual consiste em odiar seu trabalho e planejar os detalhes de seu casamento com Rosie, uma mulher vinda de uma família tradicional e religiosa. Em um dos trâmites para a cerimônia de casamento, Charlie é pedido por Rosie para entrar em contato com seu pai em uma tentativa de reaproximá-los, para que ele possa ir ao casamento. 

Charlie, no entanto, não conversa com seu pai já fazem quase vinte anos, o motivo da ausência de afeto se dá pela enorme diferença em casa um deles segue a vida: enquanto o filho é metódico e organizado para tudo, o pai é o completo oposto; espontâneo, despreocupado e até falastrão.


A notícia que Charlie tem, no entanto, é chocante... Seu pai está morto, vítima de um ataque cardíaco. Nisso, o filho parte para os Estados Unidos para o funeral do pai e recebe duas notícias que vão alterar sua vida para sempre. 

1) Ele tem um irmão - até então desconhecido. 
2) Seu pai é (ou era?) um deus. 

Bom, só quem me acompanha aqui sabe o quanto eu sou fã do Neil Gaiman. Coloquei como meta para 2021 ler mais livros dele e isso tem dado muito certo, deixei Filhos de Anansi para o final do ano e posso dizer que o livro se tornou um dos meus preferidos - até então. 

Amo como Gaiman atribuí uma narrativa fantástica dentro de uma realidade normal e, em alguns momentos, pacata. É assim que começamos a história, com Charlie sendo um dos caras mais chatos e previsíveis que podemos encontrar, quando então algo acontece e tudo muda. 


Gaiman trabalha com elementos da cultura e mitologia africana de modo muito eficaz. Eu amei muito os personagens que compõem esse mundo, principalmente Spider (irmão perdido de Charlie), do qual possui um carisma enorme métodos bem 'questionáveis' de agir e conseguir aquilo do qual deseja (poderes de persuasão? temos!).

Mas talvez seja a relação entre os (novos) irmãos que seja o ponto principal da história. A evolução de cada personagem a partir desse encontro apocalíptico poderia dar em tudo, e diversas coisas acontecem a partir desse ponto, mas esses fatores ajudaram em muito cada personagem evoluir da sua própria forma, e assim, analisar a realidade de uma outra maneira. 

Gaiman é incrível e todos os elementos que tornam sua narrativa poderosa e única estão em Filhos de Anansi! Nem preciso dizer o quanto eu gostei dessa edição, ela está espetacular e eu posso entender o porquê dela ser a favorita do autor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!