6 de novembro de 2021

RESENHA: TESTE DE RORSCHACH: A ORIGEM

 
TESTE DE RORSCHARCH: A ORIGEM
Autor(a):  Damion Searls
Editora: DarkSide Books

Páginas: 496
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

A partir de que momento manchas aparentemente aleatórias foram usadas para tentar entender a mente de uma pessoa pela primeira vez? Como o seu criador, Hermann Rorschach, chegou à ideia das manchas? Teriam elas aparecido em um insight? Elas são mesmo aleatórias? E como que se tornaram tão populares? Muitos podem pensar a princípio no personagem de Watchmen (criação de Alan Moore e Dave Gibbons que dos quadrinhos saltou para as telas do cinema e da TV), que carrega as manchas do teste na máscara. É comum ver o teste em ação em obras de entretenimento e de arte, ou até mesmo em propagandas e vitrines, mas poucos têm acesso às verdadeiras placas usadas para o procedimento e somente profissionais treinados da área da psicologia são capazes de aplicá-lo corretamente. No ano em que o teste de Rorschach (como esse procedimento é conhecido até hoje) completa 100 anos, e a DarkSide® Books traz a obra Teste De Rorschach: A Origem em sua linha Crime Scene, dedicado a livros de investigação criminal e de casos de criminosos notórios

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Teste de Rorscharch - A origem lançado pela editora DarkSide Books. O livro é de autoria de Damian Searls e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Você já deve ter visto o teste de Rorschach em algum lugar. A cultura pop está cheia de referências ao método de análise psicológico; seja nos desenhos, nos filmes ou séries. Inclusive tem um personagem da série Watchmen que usa uma figura utilizada nos testes em sua máscara. 

Mas por quê essas "manchas" são tão famosas? Qual a origem desse método que causou tanta controvérsia quando foi lançado? Essas são apenas algumas das questões que são respondidas nessa belíssima edição que a DarkSide Books lançou do Teste de Rorschach! Com um objetivo de traçar a origem desde os primeiros testes aplicados por Hermann Rorschach, criador do método. 

Bom, meus conhecimentos em psicologia e psicanálise são pouquíssimos, afinal sou apenas um entusiasta em tais assuntos e não tenho nenhum conhecimento teórico a respeito das linhas psicanalíticas do estudo da mente humana, portanto fiquei com um pouco de medo de me aventurar nesse livro, mas ainda bem que fiz a leitura! 

A abordagem do autor Damion Searl é muito simplificada e ideal para quem não conhece nada sobre o tópico, mas tem curiosidade em conhecer. Começamos lá no século XX, onde o estudo da mente estava a todo vapor em diversos países da Europa. Temos então uma incrível ambientação dos estudos de Freud e Jung, principalmente como eles influenciaram Hermann.

Por mais que a escrita do autor seja simples, mas não é rasa - e esse foi um fator crucial para eu gostar da leitura. Conforme os primeiros tópicos vão sendo explorados, Damion vai se aprofundando no campo teórico para sustentar tudo o que foi explicado até então.

O trabalho de pesquisa é incrível e extremamente apurado, mas é sempre bom lembrar que apenas profissionais da área podem aplicar o teste de Rorschach de forma efetiva, por isso não vá acreditando que ao ler esse livro você estará habilitado na área, por favor!

A edição da DarkSide Books está fantástica. Repleta de ilustrações e registros das anotações de Hermann, você tem em mãos um guia completo do método que serve como porta de entrada para um mundo extremamente fascinante que é a mente humana! 

Leia alguma das críticas ao livro logo abaixo! 

“SEARLS, JORNALISTA E TRADUTOR, É TAMBÉM UM ESCRITOR DETALHISTA DE VIÉS ACADÊMICO, COM GRANDE APTIDÃO PARA ABSTRAÇÕES FILOSÓFICAS. AS PASSAGENS EM  QUE FALA DA NATUREZA DA EMPATIA, POR EXEMPLO, SÃO GENUINAMENTE FASCINANTES.”
— RUTH WHIPPMAN, NEW YORK TIMES —  

“ESTE LIVRO EXCELENTE COMEÇA COMO TODA BIOGRAFIA E VIRA […] UMA HISTÓRIA  CULTURAL DA CRIAÇÃO [DO TESTE DE RORSCHACH].” 
— HARPER’S —  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!