6 de dezembro de 2021

MOTIVOS PARA LER "UMA ÁRVORE CRESCE NO BROOKLYN




Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje trarei pra vocês três motivos para ler o livro "Uma árvore cresce no Brooklyn", da autora Betty Smith que foi publicado pela editora Verus, selo do Grupo Editorial Record! 

#1 - UM CLÁSSICO INSTANTÂNEO 

Francie Nolan é uma garota pobre que vive em Williamsburg. um dos bairros periféricos da região do Brooklyn no início do século XX. Em sua realidade triste e severa, Francie precisa lidar com seu pai alcoólatra e sua tia que possuí uma má fama naqueles cortiços, tudo isso para sobreviver naquele lugar tão miserável. Desde seu lançamento (na década de 1940), o livro já foi considerado um clássico instantâneo, sendo impresso milhares de cópias para a distribuição entre os soldados que travavam os conflitos da segunda guerra mundial. 

#2 - UM ROMANCE DE FORMAÇÃO EMOCIONANTE. 

Romance de formação é aquele que narra boa parte da vida de determinado personagem, dando atenção ao seu amadurecimento conforme o tempo passa e as situações vão ocorrendo. Nesse livro, Francie Nolan é aquela que amadurece durante toda a história! É muito bonito ver a forma como a protagonista vai crescendo e se distanciando daquela figura reprimida e magricela das primeiras páginas. 

#3 - O RETRATO SOCIAL DE UMA ÉPOCA

Em "Uma árvore cresce no Brooklyn nós temos a exata situação da periferia de Williamsburg, o que é considerado hoje um bairro belíssimo da cidade de Nova York, no início do século XX era visto como uma periferia extremamente pobre e imunda. O livro narra o quão o lugar era inóspito aos seus moradores, seja pela manifestação de pragas e gripes que atingia os moradores, ratos que espalhavam doenças, esgotos a céu aberto e péssimas condições que higiene no geral. É assustador ler sobre tudo isso, mas extremamente necessário para compreender o quanto aquelas pessoas foram marginalizadas durante tanto tempo.

Essa leitura se faz extremamente relevante e importante, por isso minha indicação fica aqui pra todos conferirem! Um abraço! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!