27 de dezembro de 2021

RESENHA: NA FEITURA DO TEMPO -

 


NA FEITURA DO TEMPO
Autor(a):  Zenilda Ribeiro 
Editora: Independente
Páginas: 150
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Este é um livro que foi nascendo a cada insigth ou lampejo que chega, em qualquer horário do dia ou da noite, e a gente vai anotando. Essas anotações foram ganhando volume, ganhando corpo e sentido, primeiramente para mim, que ao escrever pude rever a situação na qual me encontrava sob uma nova ótica. Depois, foram ganhando sentido para familiares, amigos e seguidores das redes sociais onde fui compartilhando os textos. Considero os textos que aqui apresento como rabiscos, pois constituem-se de poemas que foram rabiscados em momentos mais variados possíveis, como ao acordar e contemplar minha filha, que abraçadinha ao meu corpo queria dormir mais e a minha permanência junto dela. Vivenciar e contemplar esse momento me fez pegar o celular e, no meu bloquinho rascunhar o poema “Amanhecer”, por exemplo. Há também poemas que surgem nas madrugadas, ao perder o sono, ou enquanto preparo o almoço e reflito nas muitas coisas que permeiam a minha cabeça nesse momento de tantos contratempos, mas também de tantos aprendizados. Aprender a sentir mais os momentos, apreciar mais os instantes da vida, tem sido um desses aprendizados que me levaram a escrever poemas como “Bolhas de sabão”, brincadeira que tenho feito com minha filha nas manhãs de domingo. Mas há também poemas mais carregados de criticidade e de denúncia rabiscados enquanto vejo os telejornais, ou enquanto leio as propostas de trabalho da escola para a Semana da Pátria e me veio o poema “Pátria Amada”. Poemas que rabisco enquanto saboreio meu café da manhã e a saudade bate à porta e me reporta à infância, na nossa casinha lá no Sítio Riacho de Boi, na minha cidade de Coremas – PB. Essa recordação me fez escrever o “Poema da saudade”. 

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Na feitura do tempo lançado de forma independente. O livro é de autoria de Zenilda Ribeiro e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.   


Na feitura do tempo trás uma compilação de poesias da autora Zenilda Ribeiro. Poesias sensíveis que despertam em quem está lendo o poder da palavra escrita e da vivência da autora a cada verso que irradia uma lírica pura e poderosa! 

Não sou muito acostumado a ler poesia, tive grande dificuldade em gostar do gênero durante o ensino médio de seus estudos, mas na faculdade eu comecei a desbravar mais deste muito tão alheio ao que conhecemos como prosa e aos poucos eu fui me apaixonado pelos diferentes estilos de escritas de diversos autores e autoras!

Esse é o meu primeiro contato com a escrita de Zenilda, pouco conhecia a respeito de seu trabalho e por isso foi uma surpresa enorme quando eu recebi este título através da própria autora, incrível, né!

Uma coisa que eu achei incrível dentro da escrita de dela é o quanto ela pode te ambientar em um lugar que você nunca esteve, chega a ser sensorial ir lendo os versos e ir conhecendo seu mundo pessoal e também imaginário! Além desse elemento sensorial, Ribeiro também instiga você, leitor, a buscar em sua mente memórias a respeito do passado, te colocando dentro dos versos de uma forma ímpar. 


Isso torna a leitura extremamente emocionante e bela, uma ótima experiência para ter nos momentos dos quais estamos passando com a pandemia e o isolamento social. 

Já com relação a edição eu posso dizer que ela está belíssima, gostei muito das ilustrações que preenchem os cantos das páginas, isso faz com que a escrita dela ganhe ainda mais força e te emocione também! Caso queira conferir é só ir na página dela, @

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!