.

RESENHA: O FANTASMA DE CANTERVILLE E OUTROS CONTOS

25 de dezembro de 2021

 

 
O FANTASMA DE CANTERVILLE E OUTROS CONTOS
Autor(a):  Oscar Wilde
Editora: Nova Fronteira

Páginas: 160
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

“O fantasma de Canterville” inverte clichês da literatura gótica enquanto brinca com conceitos de tradição e modernidade para tecer uma crítica afiada à sociedade vitoriana. Mas, acima de tudo, Oscar Wilde cria uma obra leve e divertida ― um clássico que há mais de um século encanta leitores de todas as idades. Ao lado das outras sete histórias que compõem este volume (entre elas as famosas “O Príncipe Feliz” e “O crime de Lorde Arthur Savile”), é uma prova do talento e da versatilidade do escritor, poeta e dramaturgo irlandês. Esta edição conta com tradução e introdução de Otto Schneider.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O fantasma de Canterville e outros contos  lançado pela editora Nova Fronteira. O livro é de autoria de Oscar Wilde e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Hiram B. Otis é um empresário norte-americano que, mesmo ciente da má reputação do local, compra uma enorme mansão em Canterville Chase. A má reputação se dá por conta de uma suposta aparição que rondeia os corredores antigos do local, um fantasma que assombra todo o perímetro. 

Mesmo assim, Hiram compra o local e se hospeda lá com a família durante um tempo. Ao chegar no local a família já se depara com uma mancha de sangue no piso da sala de estar, ao retirar a mancha ela aparece no dia seguinte de forma inexplicável. 

E logo todos eles conhecem o fantasma acorrentado que vaga pela mansão, extremamente rabugento e estressado, ele procura meios alternativos de espantar a família intrusa, mas todos eles parecem dar muito errado! 

Desconstruindo completamente os contos de assombração clássicos, eu simplesmente amei a forma como Oscar Wilde construiu esse e outros contos presentes nessa coleção incrível organizada pela Nova Fronteira. Pra quem não reconheceu o nome do autor, Wilde também escreveu o impecável "Retrato de Dorian Gray", que é um dos meus livros preferidos. 

Pois bem, nesse conto o autor brinca muito com o que conhecemos como uma história de assombração e acaba invertendo os papéis! O fantasma dessa história é triste e cabisbaixo além de ranzinza. Sua história, no entanto, é um pouco mais triste do que parece - e o final um tanto quando melancólico. 

A escrita de Oscar Wilde é prazerosa e aqui ele mantém sua poética em um nível mais fluído, com personagens um tanto rasos (até porque se trata de um conto) e, até certo ponto, divertidos. 

Essa edição da coleção Clássicos de Ouro realmente está impecável! Seja na tradução ou então na diagramação do texto, eu apreciei muito! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: O RETRATO DE DORIAN GRAY

NOVIDADES PARA 2022

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels