.

RESENHA: CÉSAR & TIBÉRIO

11 de janeiro de 2022

 


CÉSAR & TIBÉRIO
Autor(a):  Allan Massie
Editora: Faro Editorial

Páginas: 256 | 240  
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Júlio César é apresentado ao leitor narrando suas memórias como general e político romano, cujo nome original era Décimo Júnio Bruto Albino. Na prisão, enquanto aguarda julgamento e condenação à morte por sua participação na conspiração contra o grande César – seu pai adotivo e grande líder da República –, Décimo Bruto tenta justificar a traição e aquele assassinato rememorando a obsessão cada vez maior de César pelo poder absoluto que poderia destruir os quase quinhentos anos da República Romana. Assim, narrando a vida de Décimo Bruto, Massie revela ao leitor uma admirável compreensão da política da época em toda a sua complexidade. Há nesse texto inúmeras passagens que se tornaram históricas, uma rede de intrigas, corrupção dentro dos círculos de poder no período da transição de Roma, que logo viria a constituir seu governo sob forma de Império, que duraria 500 anos. | Neste livro, Allan Massie apresenta ao leitor o próprio Tibério escrevendo suas memórias no final da vida. Foi imperador na época da Crucificação de Cristo, que foi comandada por Pilatos, prefeito da pequena Judéia. O segundo no comando do império romano, afilhado de Augusto, governou Roma por quase 23 anos, tendo atuado no comando de legiões romanas e como tribuno, antes de ser nomeado Imperador. Para sua coroação, uma estranha série de mortes de descendentes diretos de Augusto lhe abriram o caminho. Sua larga experiência política garantiu uma sucessão tranquila. No entanto, na etapa final de seu comando, havia se tornado um autocrata melancólico e hesitante, desgostoso com a degeneração que viu crescer no império. Nessa autobiografia romanceada, Massie reabilita seu protagonista, desmentindo alguns historiadores que retratam Tibério apenas como um déspota assassino e depravado. O testamento dessa figura cativante e quase trágica é oferecido como uma arte que é em si um testemunho do fascínio duradouro que os primeiros imperadores romanos exercem sobre nosso passado



Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é dos livro César & Tibério lançado pela editora Faro Editorial. O livro é de autoria de Allan Massie e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Continuando minhas leituras da série "Os senhores e Roma", dessa vez li os títulos "César" E "Tibério", que contam fragmentos da vida de suas personalidades que foram essenciais para a ascensão de Roma e para a base da civilização do mundo ocidental. 

Muito provavelmente todos devem conhecer a figura de César, talvez não muito sobre a sua história, mas sobre seu império e também no quanto ele foi peça central para a evolução do império. 

Bom, pegando desse gancho, Allan Massie explora ainda mais a vida de César em um livro que mistura um tanto de ficção (ao tecer diálogos entre os diversos personagens desse livro) com alguns elementos históricos extremamente importantes para pegarmos a perspectiva geral do que estava acontecendo naquela época. 

Uma coisa que eu estou gostando bastante durante a leitura desses livros (de uma série de seis, que podem serem lidos de forma aleatória) é o modo como eles se encaixam, isso porque os protagonistas delas acabaram se conhecendo ou então se associando de alguma forma durante o percorrer dos anos! 

Em uma linguagem atual, e descomplicada, Allan Massie consegue nos levar até dois mil anos atrás em nossa história de uma forma eletrizante, narrado pelo nosso protagonista em um estilo de ponto de vista 'narrador-personagem', gostei muito da forma como Massie salienta os acontecimentos históricos que culminaram na ruína de um dos impérios mais poderosos já vistos pela humanidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: RADIOATIVA - SOB A CONSPIRAÇÃO DO MULTIVERSO

SIGA NO INSTAGRAM

PORÃO NO YOUTUBE!







Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels