11 de janeiro de 2022

RESENHA: CÉSAR & TIBÉRIO

 


CÉSAR & TIBÉRIO
Autor(a):  Allan Massie
Editora: Faro Editorial

Páginas: 256 | 240  
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Júlio César é apresentado ao leitor narrando suas memórias como general e político romano, cujo nome original era Décimo Júnio Bruto Albino. Na prisão, enquanto aguarda julgamento e condenação à morte por sua participação na conspiração contra o grande César – seu pai adotivo e grande líder da República –, Décimo Bruto tenta justificar a traição e aquele assassinato rememorando a obsessão cada vez maior de César pelo poder absoluto que poderia destruir os quase quinhentos anos da República Romana. Assim, narrando a vida de Décimo Bruto, Massie revela ao leitor uma admirável compreensão da política da época em toda a sua complexidade. Há nesse texto inúmeras passagens que se tornaram históricas, uma rede de intrigas, corrupção dentro dos círculos de poder no período da transição de Roma, que logo viria a constituir seu governo sob forma de Império, que duraria 500 anos. | Neste livro, Allan Massie apresenta ao leitor o próprio Tibério escrevendo suas memórias no final da vida. Foi imperador na época da Crucificação de Cristo, que foi comandada por Pilatos, prefeito da pequena Judéia. O segundo no comando do império romano, afilhado de Augusto, governou Roma por quase 23 anos, tendo atuado no comando de legiões romanas e como tribuno, antes de ser nomeado Imperador. Para sua coroação, uma estranha série de mortes de descendentes diretos de Augusto lhe abriram o caminho. Sua larga experiência política garantiu uma sucessão tranquila. No entanto, na etapa final de seu comando, havia se tornado um autocrata melancólico e hesitante, desgostoso com a degeneração que viu crescer no império. Nessa autobiografia romanceada, Massie reabilita seu protagonista, desmentindo alguns historiadores que retratam Tibério apenas como um déspota assassino e depravado. O testamento dessa figura cativante e quase trágica é oferecido como uma arte que é em si um testemunho do fascínio duradouro que os primeiros imperadores romanos exercem sobre nosso passado



Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é dos livro César & Tibério lançado pela editora Faro Editorial. O livro é de autoria de Allan Massie e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Continuando minhas leituras da série "Os senhores e Roma", dessa vez li os títulos "César" E "Tibério", que contam fragmentos da vida de suas personalidades que foram essenciais para a ascensão de Roma e para a base da civilização do mundo ocidental. 

Muito provavelmente todos devem conhecer a figura de César, talvez não muito sobre a sua história, mas sobre seu império e também no quanto ele foi peça central para a evolução do império. 

Bom, pegando desse gancho, Allan Massie explora ainda mais a vida de César em um livro que mistura um tanto de ficção (ao tecer diálogos entre os diversos personagens desse livro) com alguns elementos históricos extremamente importantes para pegarmos a perspectiva geral do que estava acontecendo naquela época. 

Uma coisa que eu estou gostando bastante durante a leitura desses livros (de uma série de seis, que podem serem lidos de forma aleatória) é o modo como eles se encaixam, isso porque os protagonistas delas acabaram se conhecendo ou então se associando de alguma forma durante o percorrer dos anos! 

Em uma linguagem atual, e descomplicada, Allan Massie consegue nos levar até dois mil anos atrás em nossa história de uma forma eletrizante, narrado pelo nosso protagonista em um estilo de ponto de vista 'narrador-personagem', gostei muito da forma como Massie salienta os acontecimentos históricos que culminaram na ruína de um dos impérios mais poderosos já vistos pela humanidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!