1 de janeiro de 2022

RESENHA - O ELEFANTE

O ELEFANTE 
Autor(a): Peter Carnavas
Editora: Princips

Páginas: 176
Ano de publicação: 2021
Compre na livraria Best Books!

O pai de Olive está triste. Muito triste. Ele sente uma tristeza tão grande, que a garota imagina esse sentimento como um imenso elefante que o segue por toda parte. Todos os dias ela vê o elefante e deseja que ele vá embora. Até que, com a ajuda do avô e do amigo Arthur, ela resolve afugentar o elefante.Uma abordagem delicada, rara e única sobre as emoções e de questões como perda, tristeza, solidão, amizade e amor. Calorosa e reconfortante, a história de Olive mostra que é possível nos livrar do animal cinza que nos acompanha quando ficamos tristes ou pessimistas. Lindamente escrito, este romance do aclamado autor e ilustrador Peter Carnavas ficará com você por muito tempo depois que você ler a última página.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Elefante lançado pela editora Principis. O livro é de autoria de Peter Carnavas e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 




Olive é uma criança extremamente perceptiva. Vivendo com seu pai e avô após a morte de sua mãe, a menina nota que tudo ao seu redor mudou, não apenas porque a mãe está ausente, mas seu pai também parece não estar ali - não de verdade. É como se algo estivesse o sufocando o tempo todo, como um enorme elefante cinzento que ocupa todo o espaço e impede que seu pai seja feliz. 

Olive não sabe como dizer ao seu pai a respeito do elefante que o segue, isso porque ela tem ciência de que apenas ela consegue enxergá-lo, por isso, como dizer isso a ele sem que ele a ache doida? Bom, melhor que apenas alertar, Olive quer fazer o elefante desaparecer, na intenção de que ele volte a ser feliz. 

Para isso, ela irá contar com a ajuda de seu avô e de seu melhor amigo, Arthur. No entanto, seu avô também parece ter um animal que o segue, ele fica ainda mais evidente depois que Olive se machuca enquanto estava sob a sua tutela. Como fazer com que eles desapareçam? 

Conforme uma feira da escola se aproxima, Olive tem uma ideia, ela sabe que precisa agir rápido, mas também sabe que ela tem o que é  preciso para fazer aqueles que ama felizes.

Ai gente, que história linda! Eu já sabia desde o começo que esse tipo de leitura é aquela que você termina com o coração quentinho, e conforme eu fui lendo isso ficou cada vez mais evidente! O autor Peter Carnavas foi certeiro em criar uma história que fale sobre a depressão e o sentimento de luto e culpa de uma forma que crianças e adultos consigam extrair elementos valiosos para viver o cotidiano. 

Com uma linguagem simples, direta e bem fluída, li essa história em poucas horas completamente apaixonado pela coragem, bondade e empatia da protagonista. Seu avô também é incrível, e as cenas com os dois são as mais belas de todas! 

As ilustrações que complementam as páginas dão aquele tom mais fofo e quente a história, que com certeza irá agradar crianças de todas as idades. Esse enredo tem aquele tom de "O pequeno príncipe", onde dependendo da idade e da maturidade do leitor, você acaba absorvendo mais ou menos informações a respeito do que está escondido nas entrelinhas. 

Lindo e emocionante, eu gostei muito desse livro e acho ideal para trabalhar com crianças! Lembrando que a edição está disponível na livraria @bestbooks_oficial e pode ser adquirido tanto na loja física, em Caraguatatuba/SP, como no ecommerce deles! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!