21 de março de 2022

-- REPIQUE MACABRO E OUTROS CONTOS

 


REPIQUE MACABRO E OUTROS CONTOS
Autor(a):  Robert Aickman
Editora: Sebo Clepsidra

Páginas: 288
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Robert Aickman é considerado o grande esteta das narrativas de horror modernas, ou “strange tales” (histórias estranhas), como o próprio autor denominava a sua arte. Ao longo de três décadas, o escritor britânico desenvolveu uma arrojada abordagem de tramas insólitas, muitas vezes borrando os limites do horror, do weird e do gótico. Embora apresentem elementos consagrados do gênero, como vampiros, feiticeiras, possessões, mortos-vivos e entidades desconhecidas, seus contos também exploram situações mais “banais” na criação de uma atmosfera sufocante de horror: um motorista que se perde na estrada, um pintor atormentado por um encontro sinistro, uma senhora que se descobre em um hotel para insones, a primeira (e aterrorizante) experiência sexual de um rapaz, uma cidade que encobre um segredo macabro. Esta coletânea reúne nove narrativas – inéditas em português – que representam o melhor de uma das produções mais sofisticadas e fascinantes do gênero fantástico no século XX.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Repique macabro e outros contos lançado pela editora Sebo Clepsidra. O livro é de autoria de Robert Aickman e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Antes de começarmos a discutir sobre os contos de horror e tensão que se seguem nesse livro, uma primeira pergunta já vem à mente... Quem é Robert Aickman? Bom, eu não o conhecia antes de colocar as mãos nessa antologia e olha... ainda bem que ela apareceu por aqui! 

"Robert Aickman é considerado o grande esteta das histórias de horror modernas, ou “strange tales” (histórias estranhas), como o próprio autor denominava a sua arte. Ao longo de três décadas, o escritor britânico desenvolveu uma arrojada abordagem de histórias insólitas, muitas vezes borrando os limites do horror, do weird e do gótico." Essa é a pequena sinopse do autor que a campanha do Catarse (responsável por financiar a antologia aqui no Brasil) apresenta. Ao ler mais sobre o autor, vi que ele foi influência para nomes bem famosos, tais como Neil Gaiman, Peter Straub e muitos outros!

Quem é fã do gênero horror ou suspense deve procurar sobre a obra do Robert e se aventurar em alguns de seus contos, por sorte a antologia "Repique macabro e outros contos" nos trazem nove aventuras repletos de um suspense que logo se tornaria uma característica única da obra do autor. 

Uma coisa que eu gostei muito em suas histórias é como elas costumam partir de uma situação extremamente cotidiana. A dose de insanidade e horror vai sendo aplicada aos poucos e quando nos damos conta já estamos imersos em sua história e completamente tenso para saber o que vai acontecer! 

Meu conto preferido realmente foi o primeiro, The Hospice, que narra um hotel no mínimo peculiar. Essa história me causou uma sensação de claustrofobia (principalmente na hora em que o protagonista fica trancado em um quarto sem janelas) e a crescente sensação de perigo que atinge seu clímax próximo ao final. 

Histórias curtas, tensas e até mesmo eletrizantes. Robert Aickman é uma boa pedida para quem ama um bom suspense! Fica aí a indicação. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!