21 de março de 2022

-- REPIQUE MACABRO E OUTROS CONTOS

 


REPIQUE MACABRO E OUTROS CONTOS
Autor(a):  Robert Aickman
Editora: Sebo Clepsidra

Páginas: 288
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Robert Aickman é considerado o grande esteta das narrativas de horror modernas, ou “strange tales” (histórias estranhas), como o próprio autor denominava a sua arte. Ao longo de três décadas, o escritor britânico desenvolveu uma arrojada abordagem de tramas insólitas, muitas vezes borrando os limites do horror, do weird e do gótico. Embora apresentem elementos consagrados do gênero, como vampiros, feiticeiras, possessões, mortos-vivos e entidades desconhecidas, seus contos também exploram situações mais “banais” na criação de uma atmosfera sufocante de horror: um motorista que se perde na estrada, um pintor atormentado por um encontro sinistro, uma senhora que se descobre em um hotel para insones, a primeira (e aterrorizante) experiência sexual de um rapaz, uma cidade que encobre um segredo macabro. Esta coletânea reúne nove narrativas – inéditas em português – que representam o melhor de uma das produções mais sofisticadas e fascinantes do gênero fantástico no século XX.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Repique macabro e outros contos lançado pela editora Sebo Clepsidra. O livro é de autoria de Robert Aickman e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Antes de começarmos a discutir sobre os contos de horror e tensão que se seguem nesse livro, uma primeira pergunta já vem à mente... Quem é Robert Aickman? Bom, eu não o conhecia antes de colocar as mãos nessa antologia e olha... ainda bem que ela apareceu por aqui! 

"Robert Aickman é considerado o grande esteta das histórias de horror modernas, ou “strange tales” (histórias estranhas), como o próprio autor denominava a sua arte. Ao longo de três décadas, o escritor britânico desenvolveu uma arrojada abordagem de histórias insólitas, muitas vezes borrando os limites do horror, do weird e do gótico." Essa é a pequena sinopse do autor que a campanha do Catarse (responsável por financiar a antologia aqui no Brasil) apresenta. Ao ler mais sobre o autor, vi que ele foi influência para nomes bem famosos, tais como Neil Gaiman, Peter Straub e muitos outros!

Quem é fã do gênero horror ou suspense deve procurar sobre a obra do Robert e se aventurar em alguns de seus contos, por sorte a antologia "Repique macabro e outros contos" nos trazem nove aventuras repletos de um suspense que logo se tornaria uma característica única da obra do autor. 

Uma coisa que eu gostei muito em suas histórias é como elas costumam partir de uma situação extremamente cotidiana. A dose de insanidade e horror vai sendo aplicada aos poucos e quando nos damos conta já estamos imersos em sua história e completamente tenso para saber o que vai acontecer! 

Meu conto preferido realmente foi o primeiro, The Hospice, que narra um hotel no mínimo peculiar. Essa história me causou uma sensação de claustrofobia (principalmente na hora em que o protagonista fica trancado em um quarto sem janelas) e a crescente sensação de perigo que atinge seu clímax próximo ao final. 

Histórias curtas, tensas e até mesmo eletrizantes. Robert Aickman é uma boa pedida para quem ama um bom suspense! Fica aí a indicação. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEM AR

Organizadores:   Bel Barreto Editora:  Viseu Páginas: 340 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. […] comecei a ouvir o...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!