4 de março de 2022

RESENHA: AGORA QUE ELE SE FOI

 


AGORA QUE ELE SE FOI
Editora: Nacional
Páginas: 296
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Camino Rios é uma jovem ambiciosa que sonha em estudar medicina nos Estados Unidos, onde seu pai mora. Ela vive em Sosúa, na República Dominicana, com a tia, uma respeitada curandeira do bairro. Todo verão, Camino espera ansiosamente pela visita anual do pai durante seu aniversário. Em Nova York, Yahaira Rios, uma ex-campeã de xadrez, gosta de passar os dias vendo tutoriais de manicure na internet e de observar a namorada cuidar de plantas. Desde que Yahaira nasceu, o pai passa os meses de verão na República Dominicana, supostamente a negócios. Com a queda do voo 1112, os dois mundos que Yanos Rios manteve separados durante anos por fim se unem quando Yahaira e Camino descobrem que são irmãs.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Agora que ele se foi lançado pela editora Nacional. O livro é de autoria de Elizabeth Acevedo  e a resenha foi escrita por Leonardo Santos

Camino Rios mora em um bairro de classe baixa na República Dominicana. Prestes a completar 17 anos, a menina aguarda com ansiedade a chegada de seu pai, Yanos, que mora nos Estados Unidos e vem visitá-la todo verão desde quando era uma criança. Camino pouco sabe a respeito da vida de seu pai, as poucas coisas que conhece são compartilhadas pela sua tia, uma curandeira bem famosa em seu bairro. 

Conhecemos também Yahaira Rios, uma menina extremamente talentosa, vencedora de campeonatos de xadrez que agora passa seus dias vendo vídeos no Youtube. Mais um verão se aproxima e com ele seu pai precisa fazer sua viagem anual da empresa da qual trabalha, na República Dominicana. 

O voo 1112 sofre uma queda. E nele estava Yanos. A morte do pai das duas meninas (que até então não sabem da existência uma da outra) causa uma verdadeira transformação na vida de ambas. Principalmente ao descobrirem que ambas são irmãs. 

Bom, eu me aventurei nessa narrativa e confesso que ela foi uma das mais diferentes que fiz nos últimos meses. Pra começar, é bom falar que "Agora que ele se foi" não segue a estrutura narrativa de prosa, conforme já estamos acostumados a ler em tantos romances. Aqui, Elizabeth Acevedo nos tece um livro escrito em versos livres. 

Primeiramente, eu estranhei muito esse livro de leitura por não estar acostumado (nunca fui fã de poemas e etc), por isso minha leitura demorou muito pouco para ir pra frente, mas confesso que valeu muito a pena insistir e, vendo agora, essa história não poderia ter sido contada de outra maneira. 

Poético, lírico, emocionante e poderosa. A escrita de Acevedo é precisa e muito comovente. Eu amei conhecer as duas irmãs (que são de realidades tão distintas) e a forma como essa interação se dá durante todo o livro vale muito para refletirmos a respeito de uma série de coisas! Yanos, o pai que escondeu sua vida paralela, por mais que não esteja mais vivo ainda é um personagem poderoso da narrativa, e seus segredos ecoam pelo livro todinho. 

Eu gostei muito de conhecer o trabalho da autora, e agora entendo o porquê dela estar sendo tão aclamada no mercado editorial! Mal posso esperar para ler o outro livro dela (este em formato de prosa): Em Fogo Alto! também lançado pela editora Nacional! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: EM BUSCA DO REINO

  Autor(a):  Reyves L.B. Editora:   Voe Páginas: 409 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Após os acontecimentos de...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!