6 de março de 2022

RESENHA: A ARTE IMPORTA

 


A ARTE IMPORTA
Autor(a):  Neil Gaiman
Editora: Intrínseca 

Páginas: 112
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

DO mundo sempre se ilumina quando você faz algo que não existia antes”, diz Neil Gaiman na epígrafe de Arte importa, uma reunião de quatro textos breves e inspiradores do escritor sobre o fazer artístico. Com artes de Chris Riddell, ilustrador renomado e parceiro de longa data de Gaiman, o livro explora como ler, imaginar e criar livremente podem ser elementos revolucionários capazes de mudar o mundo. Em “Crença”, Gaiman faz um manifesto a favor das ideias e da liberdade, escrito em decorrência do ataque terrorista à sede do jornal francês Charlie Hebdo, em 2015. Em “Por que nosso futuro depende de bibliotecas, leituras e devaneios”, o autor explica como ler ― sobretudo por prazer ― gera empatia, nos ajudando a imaginar mundos e realidades diferentes e a entender que as coisas não precisam ser como são. Presente também na coletânea Alerta de risco, “Fazendo uma cadeira” é um incentivo a todos que já se viram sem motivação para criar, pois para Gaiman fazer um livro é um pouco como fazer uma cadeira. Aos poucos, peça por peça, tudo começa a se encaixar. O último texto, “Faça boa arte”, é um velho conhecido dos fãs do autor. Publicado em 2014 em formato de livro, o famoso discurso de Gaiman na University of the Arts, na Filadélfia, encoraja artistas de todas as áreas a quebrar regras, a cometer erros fantásticos e, acima de tudo, a fazer boa arte. Com leveza e humor, Arte importa é um livro emocionante e necessário, um apelo inspirador à imaginação e à coragem de criar diante de momentos difíceis. “Seja valente. Seja rebelde. Escolha a arte. Ela importa.”



Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A arte importa lançado pela editora Intrínseca. O livro é de autoria de Neil Gaiman- e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 



O que é arte? Qual seu valor no nosso dia a dia? Bem, você já deve ter escutado alguma dessas perguntas pelo menos uma vez! Seja nas aulas de educação artística ou então em alguma conversa ou reflexão que você tenha feito... Enfim, discutir o que torna algo uma peça de arte, ou ainda mais importante, como PRODUZIR arte, sempre é importante. E quem melhor pra falar sobre isso do que... Neil Gaiman? 

Nese pequeno (e incrível) livro, o autor de Coraline, Sandman e outros títulos que amamos fala um pouco a respeito do papel da arte nas nossas vidas e evidencia: Sim, ela importa. Em tempos onde manifestações artísticas são boicotadas e financiamentos a programas que encorajam a perspectiva artísticas da pessoas são cancelados, é importante afirmar o papel transformador da arte. 

Afinal, sem ela nossa existência seria chatíssima! Viver apenas em função das nossas obrigações, sem o deleite e a alegria que a arte e o entretenimento nos oferece, seria um tédio total. A partir desse ponto, o autor explora a arte em seus mais variados campos, sempre nos incentivando a correr atrás da nossa imaginação. 

Para isso, o livro "A arte importa" nos mostra o poder da leitura, o poder da biblioteca (como o local em si pode ser fonte de inspiração para escritores e leitores a imaginar mais alto) e também o poder da abstração, quando nos empenhamos em procurar as coisas mais fantásticas naquilo que é mais banal. 

Eu sempre fui muito fã do Gaiman, e nesse livro suas frases são poderosas e incríveis! Realmente um livro pra se sentir inspirado e inspirar outros (acredito que ele daria um ótimo presente, por isso já indico que você leia e repasse ou compre pra alguém!). Além do trabalho da Gaiman, essa edição está repleta das artes do Chris Riddell, que com certeza eleva o valor que esse livro possui!

Uma leitura rápida e extremamente proveitosa, eu amei muito o virar de cada página de "A arte importa" e acredito que você também irá! Que belo presente do clube Intrínsecos que foi esse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!