.

RESENHA: A METARMOFOSE

7 de março de 2022

 
A METAMORFOSE
Autor(a):  Franz Kafka
Editora: L&PM

Páginas: 208
Ano de publicação: 2014
Compre através deste link.

Ao amanhecer um dia transformado em um inseto gigante, Gregor Samsa viu sua vida e a de sua família se tornar um pesadelo absurdo e interminável. Escrita em 1912, A metamorfose é a história mais conhecida e estudada de Franz Kafka (1883-1924), uma preciosa porta de entrada para a obra de um dos autores mais peculiares do século XX, que retratou como ninguém a perplexidade do ser humano diante de um mundo cada vez mais injusto e sem sentido.



Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A metarmofose lançado pela editora |L&PMO livro é de autoria de Metarmofose e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.


Gregor Samsa acordou e se viu transformado em um inseto. Acredito que muitos de vocês devem conhecer essa história contada pelo famoso Franz Kafka, é um das narrativas mais enigmáticas e reflexivas que já li, confesso que me tornei um grande fã do autor e de suas abordagens na literatura. 



Li Kafka já faz tempo tempo, quando estava iniciando a faculdade, e de fato o conto escrito pelo autor nos dá margem para infinitas reflexões a respeito do nosso papel na sociedade, da natureza humana e nos status dentro das relações que construímos nos diversos grupos dos quais participamos.

Então minha surpresa foi grande quando vi que a L&PM publicou uma versão mangá da famosa história. O traço do exemplar é bem definido, todavia acredito que ele sirva apenas como uma outra plataforma para quem já leu o original ou já conheça a história de Gregor Samsa. 

Isso porque muita coisa se perde nas adaptações, e neste caso não seria diferente, parte da narrativa é bem metafórica e existem muitos estudos a respeito da verdadeira transformação (física ou não) do protagonista, esse elemento se perde quando temos uma representação mais visual da obra, portanto essa linha acaba se confundindo. 


O método de narrar é história é divertido, mas não pode ser levado como única fonte caso você queira conhecer o trabalho de Kafka! É importante falar isso para aqueles que querem pegar uma via que ofereça mais entretenimento para ler o autor. 

Bom, acredito que seja mais isso! Como material adicional essa leitura é ótima, mas fica aí os cuidados! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: MESTRES DO MISTÉRIO

NOVIDADES PARA 2022

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels