Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A metarmofose lançado pela editora |L&PM. O livro é de autoria de Metarmofose e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Gregor Samsa acordou e se viu transformado em um inseto. Acredito que muitos de vocês devem conhecer essa história contada pelo famoso Franz Kafka, é um das narrativas mais enigmáticas e reflexivas que já li, confesso que me tornei um grande fã do autor e de suas abordagens na literatura.
Li Kafka já faz tempo tempo, quando estava iniciando a faculdade, e de fato o conto escrito pelo autor nos dá margem para infinitas reflexões a respeito do nosso papel na sociedade, da natureza humana e nos status dentro das relações que construímos nos diversos grupos dos quais participamos.
Então minha surpresa foi grande quando vi que a L&PM publicou uma versão mangá da famosa história. O traço do exemplar é bem definido, todavia acredito que ele sirva apenas como uma outra plataforma para quem já leu o original ou já conheça a história de Gregor Samsa.
Isso porque muita coisa se perde nas adaptações, e neste caso não seria diferente, parte da narrativa é bem metafórica e existem muitos estudos a respeito da verdadeira transformação (física ou não) do protagonista, esse elemento se perde quando temos uma representação mais visual da obra, portanto essa linha acaba se confundindo.
O método de narrar é história é divertido, mas não pode ser levado como única fonte caso você queira conhecer o trabalho de Kafka! É importante falar isso para aqueles que querem pegar uma via que ofereça mais entretenimento para ler o autor.
Bom, acredito que seja mais isso! Como material adicional essa leitura é ótima, mas fica aí os cuidados!