7 de março de 2022

RESENHA: A METARMOFOSE

 
A METAMORFOSE
Autor(a):  Franz Kafka
Editora: L&PM

Páginas: 208
Ano de publicação: 2014
Compre através deste link.

Ao amanhecer um dia transformado em um inseto gigante, Gregor Samsa viu sua vida e a de sua família se tornar um pesadelo absurdo e interminável. Escrita em 1912, A metamorfose é a história mais conhecida e estudada de Franz Kafka (1883-1924), uma preciosa porta de entrada para a obra de um dos autores mais peculiares do século XX, que retratou como ninguém a perplexidade do ser humano diante de um mundo cada vez mais injusto e sem sentido.



Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A metarmofose lançado pela editora |L&PMO livro é de autoria de Metarmofose e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.


Gregor Samsa acordou e se viu transformado em um inseto. Acredito que muitos de vocês devem conhecer essa história contada pelo famoso Franz Kafka, é um das narrativas mais enigmáticas e reflexivas que já li, confesso que me tornei um grande fã do autor e de suas abordagens na literatura. 



Li Kafka já faz tempo tempo, quando estava iniciando a faculdade, e de fato o conto escrito pelo autor nos dá margem para infinitas reflexões a respeito do nosso papel na sociedade, da natureza humana e nos status dentro das relações que construímos nos diversos grupos dos quais participamos.

Então minha surpresa foi grande quando vi que a L&PM publicou uma versão mangá da famosa história. O traço do exemplar é bem definido, todavia acredito que ele sirva apenas como uma outra plataforma para quem já leu o original ou já conheça a história de Gregor Samsa. 

Isso porque muita coisa se perde nas adaptações, e neste caso não seria diferente, parte da narrativa é bem metafórica e existem muitos estudos a respeito da verdadeira transformação (física ou não) do protagonista, esse elemento se perde quando temos uma representação mais visual da obra, portanto essa linha acaba se confundindo. 


O método de narrar é história é divertido, mas não pode ser levado como única fonte caso você queira conhecer o trabalho de Kafka! É importante falar isso para aqueles que querem pegar uma via que ofereça mais entretenimento para ler o autor. 

Bom, acredito que seja mais isso! Como material adicional essa leitura é ótima, mas fica aí os cuidados! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!