28 de abril de 2022

RESENHA: MITOLOGIA NÓRDICA

 


MITOLOGIA NÓRDICA
Editora: Elizabeth Acevedo
Páginas: 368
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link

Simidele rezou para os deuses uma vez. Agora, ela serve a eles como uma sereia Mami Wata, coletando as almas dos que caíram no mar e abençoando a jornada delas até em casa, junto ao Deus Supremo. Mas quando um garoto que ainda está vivo é jogado de um navio ao mar, Simi faz o impensável e o salva, desobedecendo a um decreto antigo. E uma punição aguarda aqueles que ousarem desafiá-lo. Para proteger as outras Mami Wata, Simi precisa embarcar em uma jornada para apelar ao Deus Supremo. Mas as probabilidades não estão ao seu lado. O garoto resgatado sabe mais do que deveria, e há alguma coisa seguindo Semi bem de perto ― um ser que adoraria vê-la falhar. O perigo está à espreita em cada curva, enquanto mais Simi se aproxima de seu objetivo, mais tem que enfrentar deuses vingativos, terras traiçoeiras e criaturas lendárias. Se não fizer isso, arriscará não só o destino de todas as Mami Wata, mas também o mundo como ela conhece.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Mitologia Nórdica lançado pela editora Intrínseca. O livro é de autoria de Neil Gaiman e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.   




Neil Gaiman sempre foi um grande fã de mitologias de diferentes culturas e isso é um dos traços mais marcantes de suas narrativas (é só ver Deuses Americanos e Sandman, por exemplo). Enfim, desde criança o grande autor já era fissurado nas narrativas que herdamos do mundo antigo, principalmente a nórdica. 

E através dessa paixão e desse entusiasmo por essas histórias que conhecemos "Mitologia nórdica", um livro que reúne diversos contos e narrativas desse mundo tão rico e vasto. Eu conhecia pouco a respeito, tudo o que eu conheço a respeito dos deuses nórdicos, como Odin e Thor, são baseados em séries e filmes que eu já tive contato.

Mas nunca parei para ler os contos originais, ou pelo menos algo que se aproximasse do que costumava ser contado pelos povos antigos. Bem, agora tive. Neil Gaiman é um dos meus autores preferidos, e isso tornou esse livrinho ainda mais querido para mim. 

O que é importante dizer é que esse livro não serve como uma enciclopédia geral a respeito da mitologia nórdica, muito pelo contrário, Neil desenvolve uma versão fragmentada e não linear a respeito dessa histórias, as narrando e dando personalidade aos deuses tão conhecidos através do que se sabe deles (e é aí que o livro ganha seu charme). 


Por isso, não vá esperando um curso completo sobre a mitologia, mas sim uma série de aventura no mundo dos deuses antigos, desde sua criação até momentos icônicos que já ganharam adaptação no cinema (como Thor perdendo o olho ou alguma das trapaças de Loki). 

Indico esse livro pra quem quer mergulhar na incrível escrita do autor e também para quem gostaria de conhecer um pouco mais a respeito das histórias que invadiram as mentes e tabernas de diversos povos com o passar dos séculos! A edição da Intrínseca está incrível, amei todos os detalhes aplicados a edição e também a diagramação do texto e capa dura! Fica aí a indicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!