16 de abril de 2022

RESENHA: O SEGREDO DO OCEANO

 


O SEGREDO DO OCEANO
Editora: Elizabeth Acevedo
Páginas: 368
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link

Simidele rezou para os deuses uma vez. Agora, ela serve a eles como uma sereia Mami Wata, coletando as almas dos que caíram no mar e abençoando a jornada delas até em casa, junto ao Deus Supremo. Mas quando um garoto que ainda está vivo é jogado de um navio ao mar, Simi faz o impensável e o salva, desobedecendo a um decreto antigo. E uma punição aguarda aqueles que ousarem desafiá-lo. Para proteger as outras Mami Wata, Simi precisa embarcar em uma jornada para apelar ao Deus Supremo. Mas as probabilidades não estão ao seu lado. O garoto resgatado sabe mais do que deveria, e há alguma coisa seguindo Semi bem de perto ― um ser que adoraria vê-la falhar. O perigo está à espreita em cada curva, enquanto mais Simi se aproxima de seu objetivo, mais tem que enfrentar deuses vingativos, terras traiçoeiras e criaturas lendárias. Se não fizer isso, arriscará não só o destino de todas as Mami Wata, mas também o mundo como ela conhece.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O segredo do oceano lançado pela editora Alt. O livro é de autoria de Natasha Bowen e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.   


Como uma espécie de releitura do clássico "A Pequena Sereia", O segredo do oceano traz a jovem Simidele, que tem como função ser uma das Mami Wata de Iemanjá (sereias que coletam as almas daqueles que morreram no mar para levá-las até as entidades das quais respondem). Sua rotina acontece de forma tranquila até Simi salvar um garoto, quebrando uma de suas principais funções - a de permanecer neutra nos acontecimentos do mundo dos homens. 

Agora, Semi terá que responder pelos seus atos. Primeira, precisará contatar a entidade Olodumarê para pedir perdão, todavia, tal tarefa não será tão fácil, visto que muitos dos Deuses do Mar gostariam de vê-la fracassar. Assim, a jovem Mami Wata entra em um mundo antigo e ancestral do qual pouco conhece - repleto de perigos e reviravoltas. 

Bom, vamos lá. Comecei a minha leitura de "O segredo do oceano" bem animado, pois amei a ideia de uma releitura de A Pequena Sereia com elementos da cultura e da mitologia africana (da qual, infelizmente, conheço pouco). E a autora Natasha Bowen realmente entrega esses elementos de forma convincente! Deu pra ver que ela estudou a respeito para poder tecer sua narrativa. Acredito que esse tenha sido o ponto alto do livro. 

Um dos únicos, infelizmente. Demorei um pouco pra ler esse livro pois achei a narrativa bem rasa, com personagens que não me cativaram muito. Talvez eu simplesmente não estivesse com cabeça para ler um livro dessa temática, mas ao pesquisar um pouco a respeito da opinião de outras pessoas sobre o livro, encontrei consenso em algumas coisas!

Bom, o livro parece que vai entregar um romance logo nas primeiras páginas, a partir do momento em que Semi resgata o rapaz e põe toda sua vida e função em risco, mas o desenvolvimento dos dois como casal é lento e bem cansativo. 

Além disso, senti uma falta de carisma nos personagens , o que não me fez torcer por eles durante a história. O clímax até que é bom, mas o final é um tanto decepcionante.

Com isso, não sei se indicaria esse livro a alguém, mas fica aí minha opinião para quem estiver interessado em ler! 

Um comentário:

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!