.

RESENHA: O SEGREDO DO OCEANO

16 de abril de 2022

 


O SEGREDO DO OCEANO
Editora: Elizabeth Acevedo
Páginas: 368
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link

Simidele rezou para os deuses uma vez. Agora, ela serve a eles como uma sereia Mami Wata, coletando as almas dos que caíram no mar e abençoando a jornada delas até em casa, junto ao Deus Supremo. Mas quando um garoto que ainda está vivo é jogado de um navio ao mar, Simi faz o impensável e o salva, desobedecendo a um decreto antigo. E uma punição aguarda aqueles que ousarem desafiá-lo. Para proteger as outras Mami Wata, Simi precisa embarcar em uma jornada para apelar ao Deus Supremo. Mas as probabilidades não estão ao seu lado. O garoto resgatado sabe mais do que deveria, e há alguma coisa seguindo Semi bem de perto ― um ser que adoraria vê-la falhar. O perigo está à espreita em cada curva, enquanto mais Simi se aproxima de seu objetivo, mais tem que enfrentar deuses vingativos, terras traiçoeiras e criaturas lendárias. Se não fizer isso, arriscará não só o destino de todas as Mami Wata, mas também o mundo como ela conhece.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O segredo do oceano lançado pela editora Alt. O livro é de autoria de Natasha Bowen e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.   


Como uma espécie de releitura do clássico "A Pequena Sereia", O segredo do oceano traz a jovem Simidele, que tem como função ser uma das Mami Wata de Iemanjá (sereias que coletam as almas daqueles que morreram no mar para levá-las até as entidades das quais respondem). Sua rotina acontece de forma tranquila até Simi salvar um garoto, quebrando uma de suas principais funções - a de permanecer neutra nos acontecimentos do mundo dos homens. 

Agora, Semi terá que responder pelos seus atos. Primeira, precisará contatar a entidade Olodumarê para pedir perdão, todavia, tal tarefa não será tão fácil, visto que muitos dos Deuses do Mar gostariam de vê-la fracassar. Assim, a jovem Mami Wata entra em um mundo antigo e ancestral do qual pouco conhece - repleto de perigos e reviravoltas. 

Bom, vamos lá. Comecei a minha leitura de "O segredo do oceano" bem animado, pois amei a ideia de uma releitura de A Pequena Sereia com elementos da cultura e da mitologia africana (da qual, infelizmente, conheço pouco). E a autora Natasha Bowen realmente entrega esses elementos de forma convincente! Deu pra ver que ela estudou a respeito para poder tecer sua narrativa. Acredito que esse tenha sido o ponto alto do livro. 

Um dos únicos, infelizmente. Demorei um pouco pra ler esse livro pois achei a narrativa bem rasa, com personagens que não me cativaram muito. Talvez eu simplesmente não estivesse com cabeça para ler um livro dessa temática, mas ao pesquisar um pouco a respeito da opinião de outras pessoas sobre o livro, encontrei consenso em algumas coisas!

Bom, o livro parece que vai entregar um romance logo nas primeiras páginas, a partir do momento em que Semi resgata o rapaz e põe toda sua vida e função em risco, mas o desenvolvimento dos dois como casal é lento e bem cansativo. 

Além disso, senti uma falta de carisma nos personagens , o que não me fez torcer por eles durante a história. O clímax até que é bom, mas o final é um tanto decepcionante.

Com isso, não sei se indicaria esse livro a alguém, mas fica aí minha opinião para quem estiver interessado em ler! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: ESTADO ELÉTRICO

SIGA NO INSTAGRAM

PORÃO NO YOUTUBE!







Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels