A MENINA DO OUTRO LADO VOL.1 & VOL. 2
Autor(a): Nagabe
Editora: DarkSide Books
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.
Em um país dividido entre pessoas normais e seres amaldiçoados, Shiva é uma menininha que foi acolhida por uma estranha criatura meio animal e meio humana. Sensei, como é chamado, não pode ser tocado e vive fora da cidade. Afastado do convívio com os demais e ciente dos perigos e maldições que os rodeiam, Sensei alerta Shiva para que ela não saia sozinha. Porém, quando a menininha decide reencontrar sua tia desaparecida, regras são quebradas — e a vida que eles conheciam é colocada em risco. A Menina do Outro Lado é uma fábula sobre a criação do afeto e o amor entre duas criaturas tão diferentes, mas com muito a compartilhar. Uma trama atual sobre a condição do diferente e da falta de aceitação. Sobre largar seus medos e enfrentar a vida com um novo olhar. Com uma arte delicada, que explora luz e escuridão, Nagabe apresenta um mangá rico em detalhes que não hesita em adquirir tons mais sombrios e peculiares conforme a história se desenrola. Está tudo aqui: a dualidade do preto e do branco, do bem e do mal, do animal e do humano, do lado de dentro e de fora.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A menina do outro lado lançado pela editora DarkSide Books. O livro é de autoria de Nagabe e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Tudo o que a jovem Shiva conhece é o vazio. Em um mundo abandonado por quase todos, os dias da menina são tomados pela expectativa de ver sua tia novamente e seu contato com Sensei: uma criatura meio humana e meio animal que não pode ser tocado por ser um amaldiçoado.
Nesse mundo deixado ao caos, a sociedade foi corrompida por essa maldição que se espalhou como um vírus, e todos aqueles que tocam alguém amaldiçoado se torna um deles. Sensei, no entanto, compartilha de um zelo enorme por Shiva, não a deixa tocá-lo por medo da menina tornar-se uma amaldiçoada também, e passa seus dias cuidando da pequena.
Shiva, no entanto, tem um espírito curioso... E em sua jornada para encontrar sua tia querida, a menina acaba comprometendo toda a tranquilidade da rotina dela e de Sensei, conforme mexe com as pessoas que moram dentro da muralha (talvez o último refúgio humano do planeta), talvez a garota entenda que nem tudo é do jeito que ela imaginava que seria.
Que. História. Incrível. É impossível não se emocionar com a sensibilidade e a força que "A menina do outro lado" evoca logo nos dois primeiros volumes. Decidi fazer as resenhas de dois em dois porque como essa história é contada em formato de graphic novel, a leitura acaba sendo mais rápida e por isso achei mais coerente opinar a cada par lançado. A série já conta com seis livros traduzidos!
Começamos a leitura do primeiro volume pouco ciente de que mundo é esse, algumas coisas são meio confusas, como por exemplo: quem são essas criaturas? O que causou essa maldição que assola a Terra? Por que essas "criaturas" são tão temidas?
E acredito que a sacada genial do autor foi em colocar a base dessa história do relacionamento de Sensei (a criatura) e Shiva (a criança), que é uma das coisas mais lindas e inocentes que eu já li! Ver Sensei pelos olhos da Shiva (que o ama) e depois através dos olhos das outras pessoas (que o vêem como uma abominação) oferece um contraste gigante que nos faz pensar em muito sobre o modo como vemos o outro.
A sensibilidade da HQ com certeza está no traço também, afinal o apelo visual é um elemento fundamental em uma narrativa desse formato, e com isso todos os elogios do mundo são poucos! Nagabe decide dar foco aos elementos mais sutis das relações humanas, como a tentativa de contato físico, o carinho, o zelar... É tudo muito poético e que diz muito, mesmo no silêncio do mundo abandonado onde vivem Shiva e Sensei.
Estou maravilhado e pretendo continuar essa série com todo o carinho do mundo, pois ela merece! Pra quem está em dúvida se vale a pena ler ou não... Só leia!