20 de maio de 2022

A MENINA DO OUTRO LADO (VOL. 1 & VOL. 2)

 


A MENINA DO OUTRO LADO VOL.1 & VOL. 2 
Autor(a):  Nagabe
Editora: DarkSide Books

 Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Em um país dividido entre pessoas normais e seres amaldiçoados, Shiva é uma menininha que foi acolhida por uma estranha criatura meio animal e meio humana. Sensei, como é chamado, não pode ser tocado e vive fora da cidade. Afastado do convívio com os demais e ciente dos perigos e maldições que os rodeiam, Sensei alerta Shiva para que ela não saia sozinha. Porém, quando a menininha decide reencontrar sua tia desaparecida, regras são quebradas — e a vida que eles conheciam é colocada em risco. A Menina do Outro Lado é uma fábula sobre a criação do afeto e o amor entre duas criaturas tão diferentes, mas com muito a compartilhar. Uma trama atual sobre a condição do diferente e da falta de aceitação. Sobre largar seus medos e enfrentar a vida com um novo olhar. Com uma arte delicada, que explora luz e escuridão, Nagabe apresenta um mangá rico em detalhes que não hesita em adquirir tons mais sombrios e peculiares conforme a história se desenrola. Está tudo aqui: a dualidade do preto e do branco, do bem e do mal, do animal e do humano, do lado de dentro e de fora.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A menina do outro lado lançado pela editora DarkSide Books. O livro é de autoria de Nagabe e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Tudo o que a jovem Shiva conhece é o vazio. Em um mundo abandonado por quase todos, os dias da menina são tomados pela expectativa de ver sua tia novamente e seu contato com Sensei: uma criatura meio humana e meio animal que não pode ser tocado por ser um amaldiçoado. 

Nesse mundo deixado ao caos, a sociedade foi corrompida por essa maldição que se espalhou como um vírus, e todos aqueles que tocam alguém amaldiçoado se torna um deles. Sensei, no entanto, compartilha de um zelo enorme por Shiva, não a deixa tocá-lo por medo da menina tornar-se uma amaldiçoada também, e passa seus dias cuidando da pequena.

Shiva, no entanto, tem um espírito curioso... E em sua jornada para encontrar sua tia querida, a menina acaba comprometendo toda a tranquilidade da rotina dela e de Sensei, conforme mexe com as pessoas que moram dentro da muralha (talvez o último refúgio humano do planeta), talvez a garota entenda que nem tudo é do jeito que ela imaginava que seria. 

Que. História. Incrível. É impossível não se emocionar com a sensibilidade e a força que "A menina do outro lado" evoca logo nos dois primeiros volumes. Decidi fazer as resenhas de dois em dois porque como essa história é contada em formato de graphic novel, a leitura acaba sendo mais rápida e por isso achei mais coerente opinar a cada par lançado. A série já conta com seis livros traduzidos! 

Começamos a leitura do primeiro volume pouco ciente de que mundo é esse, algumas coisas são meio confusas, como por exemplo: quem são essas criaturas? O que causou essa maldição que assola a Terra?  Por que essas "criaturas" são tão temidas? 

E acredito que a sacada genial do autor foi em colocar a base dessa história do relacionamento de Sensei (a criatura) e Shiva (a criança), que é uma das coisas mais lindas e inocentes que eu já li! Ver Sensei pelos olhos da Shiva (que o ama) e depois através dos olhos das outras pessoas (que o vêem como uma abominação) oferece um contraste gigante que nos faz pensar em muito sobre o modo como vemos o outro. 

A sensibilidade da HQ com certeza está no traço também, afinal o apelo visual é um elemento fundamental em uma narrativa desse formato, e com isso todos os elogios do mundo são poucos! Nagabe decide dar foco aos elementos mais sutis das relações humanas, como a tentativa de contato físico, o carinho, o zelar... É tudo muito poético e que diz muito, mesmo no silêncio do mundo abandonado onde vivem Shiva e Sensei. 

Estou maravilhado e pretendo continuar essa série com todo o carinho do mundo, pois ela merece! Pra quem está em dúvida se vale a pena ler ou não... Só leia!  


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!