A MENINA DO OUTRO LADO VOL.3 & VOL. 4
Autor(a): Nagabe
Editora: DarkSide Books
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.
Em um país dividido entre pessoas normais e seres amaldiçoados, Shiva é uma menininha que foi acolhida por uma estranha criatura meio animal e meio humana. Sensei, como é chamado, não pode ser tocado e vive fora da cidade. Afastado do convívio com os demais e ciente dos perigos e maldições que os rodeiam, Sensei alerta Shiva para que ela não saia sozinha. Porém, quando a menininha decide reencontrar sua tia desaparecida, regras são quebradas — e a vida que eles conheciam é colocada em risco. A Menina do Outro Lado é uma fábula sobre a criação do afeto e o amor entre duas criaturas tão diferentes, mas com muito a compartilhar. Uma trama atual sobre a condição do diferente e da falta de aceitação. Sobre largar seus medos e enfrentar a vida com um novo olhar. Com uma arte delicada, que explora luz e escuridão, Nagabe apresenta um mangá rico em detalhes que não hesita em adquirir tons mais sombrios e peculiares conforme a história se desenrola. Está tudo aqui: a dualidade do preto e do branco, do bem e do mal, do animal e do humano, do lado de dentro e de fora.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A menina do outro lado lançado pela editora DarkSide Books. O livro é de autoria de Nagabe e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Após o chocante final do volume dois, onde Shiva reencontra sua tia em uma emboscada para capturar a menina (mediada pelos humanos da cidade de dentro do muro), Sensei encontra-se desolado. Sua missão era de proteger a menina a todo custo, todavia ele não acreditava que a tia de Shiva realmente iria aparecer até aquele momento.
Todavia, aquilo foi uma enrascada e Sensei parte para a cidade de dentro do muro na tentativa de resgatar a garota. Nisso, grande parte da zona onde Shiva foi colocada começa a manifestas os sinais da maldição, transformando-se nas criaturas que tanto assombram os humanos. Shiva teria os infectado? Mas como, se ela não manifesta os mesmos sintomas? A chance dela ser imune a maldição a torna um bem gigante para a organização que rege aquele refúgio (uma organização inescrupulosa e manipuladora, com certeza).
Nisso, com a própria tia transformada em uma criatura, temos uma nova realidade estabelecida. Tia e Shiva vão viver com Sensei no mundo de fora, mas Tia acredita fortemente que Sensei foi o responsável por infectar a menina, e isso gera um clima de desconfiança terrível entre eles.
Ah, a sensibilidade do autor Nagabe ainda é algo que me surpreende. O terceiro e quarto volume da série "A menina do outro lado" apresentam mais camadas dos personagens principais enquanto introduz a Tia, mas acredito que Sensei mereça um destaque aqui, por nesses volumes o personagem tem uma forte crise em tentar entender seus próprios sentimentos.
Uma de suas únicas funções seria de proteger Shiva, mas a menina não precisa mais de seu zelo total, já que a Tia entrou em cena, e se não for por essa missão, o que constituí Sensei? Esse dilema o atravessa em cheio, e ao mesmo tempo ele precisa entender o que ele sente a respeito de Shiva e da própria Tia... E é lindo vê-lo entrando nessa família.
O relacionamento de Tia e Sensei também é fortemente explorado (da desconfiança até a harmonia) e é impecável ver a progressão de cada um deles! Se "A menina do outro lado" atraí pela estética e pela sutileza, a série atraí mais ainda pela qualidade do enredo e dos personagens nele contidos!
Continuo firme e forte com a leitura da série, e em breve teremos resenha do quinto e sexto volumes! Fiquem atentos!