1 de maio de 2022

RESENHA: TUDO É RIO

 


TUDO É RIO 
Editora: Record
Páginas: 209
Ano de publicação: 2021
Compre através da livraria Best Books

Tudo é rio é o livro de estreia de Carla Madeira. Com uma narrativa madura, precisa e ao mesmo tempo delicada e poética, o romance narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a prostituta mais depravada e cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso.Na orelha do livro, Martha Medeiros escreve: “Tudo é rio é uma obra-prima, e não há exagero no que afirmo. É daqueles livros que, ao ser terminado, dá vontade de começar de novo, no mesmo instante, desta vez para se demorar em cada linha, saborear cada frase, deixar-se abraçar pela poesia da prosa. Na primeira leitura, essa entrega mais lenta é quase impossível, pois a correnteza dos acontecimentos nos leva até a última página sem nos dar chance para respirar. É preciso manter-se à tona ou a gente se afoga.”A metáfora do rio se revela por meio da narrativa que flui – ora intensa, ora mais branda – de forma ininterrupta, mas também por meio do suor, da saliva, do sangue, das lágrimas, do sêmen, e Carla faz isso sem ser apelativa, sem sentimentalismo barato, com a habilidade que só os melhores escritores possuem.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Tudo é rio lançado pela editora Record. O livro é de autoria de Carla Madeira  e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. O livro foi adquirido na livraria Best Books. 


 Em uma cidade pequena, nós conhecemos a história de Dalva e Venâncio, um casal que sofreu uma grande perda. Ainda desestabilizada, Dalva tenta reconciliar sua realidade, mas enfrenta sérios problemas em conseguir isso por conta do ciúme possessivo de seu marido, Venâncio, que costuma traí-la sempre que possível no prostíbulo da cidade. 

Nesse mesmo prostibulo nós conhecemos Lucy, a terceira personagem que completa o trio protagonista dessa história. Lucy está acostumada a ter fila de homens esperando-lhe e ansiando pelo seu corpo. Considerada a prostituta mais desejada, Lucy tem tudo o que quer, e gosta do prazer que sua profissão lhe propõe. 

Ao avistar Venâncio, Lucy o deseja, e para o choque da mulher, Venâncio a nega, desejando qualquer outra prostituta menos ela. Nisso, um jogo se inicia. Guiada pelo desejo e aversão a ser ignorada, os riscos são altos conforme Lucy faz de tudo (inclusive iniciar uma greve em sua profissão)  para ter Venâncio.

Um triângulo amoroso de proporções perigosas vai se criando conforme vamos nos aventurando na história dessas três figuras complexas do romance de estreia de Carla Madeira. 

Capítulos curtos, doloridos e extremamente pessoais, é assim que Tudo é rio começa. Fiquei fascinado pela forma como a autora já começa sua narrativa de uma forma tão dolorida e tão impactante, mostrando personagens universais que são amplamente explorados. 

Tanto é que o próprio prólogo da obra, escrito por Chris Guerra, diz "Você vai querer grifar, anotar, escrever junto. Vai fechar o livro, voltar depois de um tempo e abri-lo na fervura de quem sente e sofre", e bem, foi isso mesmo! Por mais que os capítulos sejam curtos, essa não é uma história que você simplesmente devora, pois ela não é fácil de ser ingerida. 

Só senti que do meio pro final o enredo não me cativou mais tanto igual ao começo, mas da mesma forma a poética de Carla Madeira continuou sendo o ponto alto do livro, e principalmente da forma como a autora guia seus personagens até o final da história. 

Doloroso, cruel e humano. Tudo é rio se desenvolve como um mar bravo e um rio sereno ao mesmo tempo, tanto nas camadas dos personagens como no cenário da pequena cidade (que tem muito a oferecer). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!