24 de maio de 2022

RESENHA: UMA HISTÓRIA DE AMOR AGRIDOCE

 


UMA HISTÓRIA DE AMOR AGRIDOCE 
Autor(a):  Loan Le
Editora: Nacional 

Páginas: 320
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Há anos, os Mai e os Nguyen se desentendem por possuírem restaurantes vietnamitas vizinhos que competem entre si pelo mesmo público. Bao e Linh, que se evitaram pela maior parte da vida, suspeitam que essa rixa tenha nascido de sentimentos mais profundos do que uma simples competição amigável. Mas então o acaso leva Linh e Bao a se encontrarem, e a química rola de cara, fazendo os dois se perguntarem por que demoraram tanto tempo para se conhecer. Será que Linh e Bao podem encontrar o amor no meio da disputa entre as famílias e da história complicada?

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Uma história de amor agridoce lançado pela editora Nacional. O livro é de autoria de Loan Le e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 



Em clima de intriga digna de uma tragédia grega, "Uma história de amor agridoce" nos leva a conhecer os Mai e os Nguyan, duas famílias vietnamitas que compartilham uma rixa gastronômica! Isso porque ambas as famílias possuem restaurantes de comida vietnamita vizinhos (literalmente um na frente do outro) e que disputam o gosto da população local. 

Nisso, conhecemos Bao e Linh, que são os filhos dessas famílias. Ensinados e a se odiarem desde quando pequenos, os dois acabaram frequentando os mesmo lugares desde sempre (como a escola, por exemplo);  Linh sempre evitou contato com Bao e ele com ela, até certo momento. 

Em uma noite de muito movimento no restaurante de Linh, a menina está prestes a perder o controle por estar sozinha. Eis que surge Bao com a proposta de ajudá-la, e a partir daí uma amizade se funde com um sentimento estranho... e levemente apaixonante. Mas como lidar com isso sendo que as duas famílias possuem essa rivalidade que parece ir além da competitividade? 

Com isso em mente, Linh e Bao partem na história de suas próprias famílias para descobrir o que alimenta esse ódio crescente das duas partes. E nisso, eles acabam descobrindo mais a respeito da história de seu próprio povo desde antes da imigração.

Ai gente... que história maravilhosa! Não sou acostumado a ler livros de romance ou young adults, mas esse enredo me surpreendeu e MUITO por não lidar apenas com o conflito amoroso do nosso Romeu e Julieta contemporâneo... Não, Loan Le vai muito além e nos oferece personagens ricos e uma cultura mais rica ainda. 

Se você quiser conhecer uma cultura, uma ótima dica pode ser iniciar por sua gastronomia! Cada prato costuma ter uma história, seja pelos ingredientes que são usados, pela forma como o preparo do prato é feito... A lista é extensa, e conhecemos muito sobre as famílias 
Mai e Nguyan, por conta disso!

O resultado é maravilhoso. É difícil ler o livro e não terminar com uma enorme vontade de conhecer a cozinha vietnamita (e também com uma enorme fome, isso eu garanto). Além disso, outro elemento que eu gostei foi como Bao e Linh foram explorados. Enquanto Linh tem uma vocação para o lado artístico (com pinturas lindas) que é fortemente renegado por seus pais, Bao luta para descobrir o que quer da vida - e sua jornada de auto descoberta é incrível. 

Enfim, pela ótima surpresa que foi esse livro eu gostaria de indicá-lo a vocês! Uma leitura despretensiosa foi a melhor coisa que eu fiz, pois me surpreendi muito com esse livrinho especial! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!