28 de junho de 2022

RESENHA: AS INTELIGÊNCIAS LITORY


AS INTELIGÊNCIAS LITORY  
Autor(a):  Jean Lúcio 
Editora: Independente

Páginas: 481
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Quando Matt Litory conhece a princesa Darlle e o espião americano Jonatan, ele se envolve em uma trama emocionante que envolve governos, grandes empresas científicas, criaturas modificadas, e a Servelege - um grupo aparentemente terrorista que usa tecnologia proibida para cumprir o plano de Echellon. Durante essa jornada, Matt que era aparentemente um jovem comum, precisa contar com a ajuda das Inteligências Múltiplas para conseguir salvar as pessoas com quem se preocupa e entender exatamente o que está acontecendo. Tudo isso acontece no país europeu Lusófono de Crasow e é narrado por um narrador-personagem bem peculiar.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  As inteligências Litory lançado de forma independente. O livro é de autoria de Jean Lúcio e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Ambientada no país fictício de Crasow, que compartilha a língua portuguesa como nativa e fica no Leste Europeu, próximo a Rússia. A trama de "As inteligências Litory" se desenvolve primeiramente através de Matt Litory, um adolescente comum que em uma noite fria de inverno, decide ir até uma festa que está acontecendo próximo a sua casa, ali, Matt conhece uma garota chamada Darlle. 

Extremamente dedutivo, Matt logo descobre que aquela mulher não é ninguém menos do que a princesa Darlle, também conhecida como Darllene Miverna Doriana Giray II - ou princesa Doriana.

Na ida de volta para casa, o transporte onde está Matt e Darlle é invadido por pessoas armadas, que logo anunciam que eles sabem que a princesa está à bordo e pretendem raptá-la para mudar o regime de monarquia que rege o país. Nisso, Matt acaba sendo pego também, ao tentar defender Darlle. 

Ao ser pego, Matt se joga em um plot político de espionagem extremamente perigoso que impera o Leste Europeu e a América do Norte há muito tempo. Em um cativeiro do qual é mantido refém, Matt conhece Jonathan, um espião americano que foi recentemente sequestrado por aquele mesmo grupo. 

Os dois logo passam a conspirar meios de escapar daquele local, e é naquele momento em que Matt descobre em si habilidades das quais ele nem sabia que tinha - habilidades das quais serão extremamente necessárias para o que vem a seguir. 

Em paralelo, acompanhamos uma turma de futuros espiões em um instituto intitulado "Múltiplas Inteligências de Crasow", da qual treina esses recrutas para futuramente trabalharem em agências de espionagens e outras profissões que requerem este tipo de experiência, e conforme as páginas vão passando, vamos entendendo como essas duas histórias se conectam. 

Um livro digno de enaltecer todos os elementos que amamos em histórias de espionagem e ficção científica, "As inteligências Litory" me surpreendeu por seu ritmo frenético e quantidade de plot twists e cenas de ação. Já começamos a história com diversas coisas acontecendo ao mesmo tempo, conforme Matt é capturado por essa organização terrorista junto a princesa, e a partir daí a trama se amplia e se complica. 

No começo eu fiquei um tanto confuso com tantas informações, afinal, conhecemos o centro de operações do Servelege, as Múltiplas Inteligências, a organização Acéldama e por aí vai... Esses termos podem ficar confusos, mas vão se iluminando conforme vamos conhecendo mais a história. 

Um ponto alto do livro é a forma como ele é narrada! Muitas vezes nós temos um narrador-personagem que faz questão de que nós, leitores, entendamos o que está acontecendo... Isso facilita a leitura e também a deixa mais fluída, sendo um aspecto importante do livro (além de trazer humor pra uma narrativa que precisa desse recurso para se tornar mais leve). Além disso, temos alguns recursos utilizados pelo narrador que tornam a história muito mais divertida, tais como o uso de flashbacks, o câmera lenta... e por aí vai. 

Além disso tudo, o livro vem com diversas ilustrações que nos ajudam imaginar mais este mundo tão traiçoeiro e tão interessante quanto é o de Crasow. Não pude ler na edição física - infelizmente -, mas o ebook está muito bem diagramado e por isso minha leitura fluiu muito bem, mesmo sendo um livro grande (com suas quase quinhentas páginas) no geral não foi uma leitura difícil. 

Uma ode as tramas de espionagem, como Kingsman e 007, eu acabei me divertindo muito com "As inteligências Litory", e aqui fica minha indicação para quem quer se aventurar em narrativas do gênero! O livro está disponível no Kindle Unlimited e eu te aconselho e baixá-lo logo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!