9 de junho de 2022

RESENHA: ÉDEN: O GRANDE CARVALHO

 


ÉDEN: O GRANDE CARVALHO
Autor(a):  Gusta Vertematti
Editora: Voe

Páginas: 262
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Imagine que você está tirando um cochilo, e do nada sente um solavanco. Assim que abre os olhos, está voando e indo em direção a uma misteriosa ilha flutuante. Qual seria sua reação? O jovem Gabriel Silva nunca esperou que sua vida fosse trazer uma aventura dessas. Quando ele chega nessa misteriosa ilha flutuante, descobre um fantástico mundo desconhecido. Ele deve aprender a viver, aceitar e se adaptar ao seu novo lar, além de fazer novas amizades. Mas sua nova casa está sendo ameaçada por um mal antigo. Gabriel, com seus novos amigos, parte para uma missão quase suicida. Avetntura, fantasia, magia e mistério lhes aguardam nessa história, assim como coragem, medo e desafios. E duas questões não saem da cabeça dele: “Qual é meu destino? E o que esse destino me rará?” Bem-vindo ao Éden.



Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  Éden: O grande carvalho lançado pela editora Voe. O livro é de autoria de Gusta Vertematti e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Gabriel é um menino de quinze anos que vive uma rotina extremamente normal para um garoto de sua idade, bom... até o momento em que durante um sonho tudo parece mudar. O sonho em si se inicia em uma ilha flutuante, onde o menino conhece um homem chamado Adão. Esse homem diz a Gabriel que sua vida está prestes a mudar e que o Castelo Myths o espera. 

Tomado pelo choque, tudo acontece de forma muito rápida. Quando Gabriel vê, ele já está nesse castelo extremamente fantástico e mágico, do qual funciona como uma escola. Ali, diversos adolescentes entram todos os anos para terem aulas e experiências mágicas que excedem todos os limites do que a humanidade poderia acreditar. 

Gabriel aprende que aquela realidade se chama Éden, e além do enorme castelo do qual poderá chamar de lar nos próximos seis meses, existe uma árvore chamada Naan que traz a força mágica a todo o Éden. No castelo, Gabriel se integra a uma das quinze casas do instituto e inicia suas aulas. 

Nisso, Gabriel descobre que Éden tem uma profecia: onde o Anjo da Morte retornará e a Guerra dos Anjos acontecerá novamente, trazendo o apocalipse ao Éden. O primeiro indicativo dessa guerra se dá quando a árvore Naan é fortemente danificada, assim, Gabriel se joga em uma missão com os seus novos amigos para evitar o apocalipse de seu novo lar. 

Bom, vamos lá! "Éden: O grande carvalho", é o primeiro volume da série de fantasia infanto-juvenil escrita por Gusta Vertematti, e minha leitura da aventura foi muito divertida! Pra começar, o autor escreve de uma forma muito leve e descontraída, pois aqui temos o Gabriel narrando em primeira pessoa, e esse personagem é tão carismático que é impossível não se empolgar com a escrita do livro logo nas primeiras páginas. Fãs de Rick Riordan com certeza amarão essa fantasia. 

Além disso, o autor traz uma série de elementos de diversas mitologias e contos fantásticos de vários locais diferentes! Em Éden, por exemplo, temos a inserção de Elfos, Góblins, Antríades, Curupiras e muito mais! Essa pluralidade fantástica foi uma das coisas que mais me surpreendeu durante a leitura (e é um ótimo ponto positivo).

Além disso, os próprios personagens secundários do livro são bem explorados, tais como a Lee Ji-hye (personagem sul-coreana), Kito Mwangi (personagem queniano), Helene (personagem grega), Violet Blake (personagem escocesa) e assim por diante... Conseguimos conhecer cada um desses personagens durante a história. 


A narrativa é rápida e cheia de surpresas, com momentos de tensão mais próximos dos momentos finais do livro (principalmente na floresta de Ra-nanor, cenário central da história). Gostei muito da forma como o plot se desenvolve no final e também de alguns elementos surpresas que o autor deixa para a última parte. 

Esses elementos com certeza dão um ar de mistério e feito épico que uma aventura dessas necessita, além de preparar terreno para o segundo volume da série (os ganchos deixados foram bem interessantes e alguns epílogos presentes no final do livro mostram que essa aventura está longe de acabar!). Por fim, eu gostei muito desse primeiro volume e mal posso esperar pelo próximo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!