14 de junho de 2022

RESENHA: A HISTÓRIA DE TARIM

 


A HISTÓRIA DE TARIM 
Autor(a):  Márcia Medeiros 
Editora: Viseu 

Páginas: 180
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

E se houvesse um mundo de magia escondido por trás das cortinas do universo em que vivemos? E se Este Mundo estivesse ameaçado por forças sinistras que querem, a todo custo, colocar um fim na humanidade e escravizar os seres humanos? E se, para proteger este Mundo, existisse um grupo de seres especiais, dotados de forças mágicas e que tiveram o privilégio de aprender essa arte com deuses e deusas que vivem em Outro Mundo? Este livro conta a história do nascimento de um mago. Uma criança que não pediu para ser iniciada, mas que não teve escolha. As páginas narram A História de Tarim e ensinam que a existência é mantida através de um delicado equilíbrio que o ser humano insiste em romper, seja por curiosidade, seja por ignorância.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  A história de Tarim lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Márcia Medeiros e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Tarim é um garoto que vive a margem da sociedade. Viajante com um grupo de ciganos, o garoto passa os dias tentando sobreviver a dura realidade da qual lhe é empregada, e em uma noite aparentemente comum, o menino vaga pelas ruelas de uma cidade próxima ao acampamento dos ciganos quando algo acontece. 

Tarim é preso. O motivo? Ódio e preconceito do guarda da cidade, que acredita que os ciganos trouxeram doenças com eles para a população daquele local. A ação de prender Tarim, no entanto, é interrompida quando um misterioso homem aparece, livrando-o do destino cruel. 

O menino obviamente fica muito aliviado, todavia, curioso. O homem que lhe salvou é muito... misterioso. Mas Tarim acaba seguindo-o até que, logo em seguida, ele revela sua identidade: seu nome é Thaliesin, e ele é um grande mago capaz de ler mentes e articular feitiços poderosos. 

Thaliesin é bem direto: quer que Tarim seja seu aprendiz. O garoto logo aceita o ofício e passa a treinar com o mestre, seu treinamento, no entanto, é curto... E após algum tempo, Thaliesin já dá a Tarim sua primeira missão: ajudar um lobo chamado Licaeus em uma missão extremamente difícil - e praticamente suicida.

É nesse mundo que nos aventuramos em "A história de Tarim", meu primeiro contato com a escrita de Márcia Medeiros! O resultado geral foi extremamente positivo por uma série de motivos, dos quais iremos discutir agora. O primeiro ponto que me agradou muito nesse livro foi a forma como a autora decide contar a história, partindo de um pouco de fácil associação e criando a mitologia desse mundo fantástico aos poucos. 

Começamos com Tarim e aos poucos vamos sabendo mais a respeito das criaturas que existem nesse universo, já que além dos magos nós temos lobisomens, vampiros, feiticeiras poderosas e deuses poderosos e rainhas cruéis. Tudo isso é apresentado de forma coerente e fluída durante a leitura, podendo agradar aqueles que não estão muito familiarizados com fantasia ou que estejam começando a ler agora. 

Além disso, Tarim é um personagem incrível, e acredito que seu maior poder seja a empatia e a forma como ele consegue entender a história das pessoas, é incrível ver como ele desenvolve sua relação com Licaeus (o lobo do qual ele está incumbido de ajudar) e também Anatoli Völingar, um vampiro que aparece na trama. 

Esse trio de personagens (o jovem mago, o vampiro e o lobo) protagonizam ótimos momentos na história! Gostei muito da forma como eles vão se conhecendo e também em suas interações. 

Outro ponto positivo é a maneira como a autora traz assuntos importantes em sua história, tais como o preconceito, o poder da empatia e a importância de se narrar uma história. Aqui, temos diversos personagens que narram (voluntariamente ou não) suas próprias trajetórias, e nelas existem uma importância gigante já que é dali que Tarim tira forças para ser quem é. 

O confronto final é ótimo e bem coerente, pena que o livro é tão curto! Mas espero ler mais sobre as aventuras de Tarim em breve!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!