14 de junho de 2022

RESENHA: A HISTÓRIA DE TARIM

 


A HISTÓRIA DE TARIM 
Autor(a):  Márcia Medeiros 
Editora: Viseu 

Páginas: 180
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

E se houvesse um mundo de magia escondido por trás das cortinas do universo em que vivemos? E se Este Mundo estivesse ameaçado por forças sinistras que querem, a todo custo, colocar um fim na humanidade e escravizar os seres humanos? E se, para proteger este Mundo, existisse um grupo de seres especiais, dotados de forças mágicas e que tiveram o privilégio de aprender essa arte com deuses e deusas que vivem em Outro Mundo? Este livro conta a história do nascimento de um mago. Uma criança que não pediu para ser iniciada, mas que não teve escolha. As páginas narram A História de Tarim e ensinam que a existência é mantida através de um delicado equilíbrio que o ser humano insiste em romper, seja por curiosidade, seja por ignorância.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  A história de Tarim lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Márcia Medeiros e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Tarim é um garoto que vive a margem da sociedade. Viajante com um grupo de ciganos, o garoto passa os dias tentando sobreviver a dura realidade da qual lhe é empregada, e em uma noite aparentemente comum, o menino vaga pelas ruelas de uma cidade próxima ao acampamento dos ciganos quando algo acontece. 

Tarim é preso. O motivo? Ódio e preconceito do guarda da cidade, que acredita que os ciganos trouxeram doenças com eles para a população daquele local. A ação de prender Tarim, no entanto, é interrompida quando um misterioso homem aparece, livrando-o do destino cruel. 

O menino obviamente fica muito aliviado, todavia, curioso. O homem que lhe salvou é muito... misterioso. Mas Tarim acaba seguindo-o até que, logo em seguida, ele revela sua identidade: seu nome é Thaliesin, e ele é um grande mago capaz de ler mentes e articular feitiços poderosos. 

Thaliesin é bem direto: quer que Tarim seja seu aprendiz. O garoto logo aceita o ofício e passa a treinar com o mestre, seu treinamento, no entanto, é curto... E após algum tempo, Thaliesin já dá a Tarim sua primeira missão: ajudar um lobo chamado Licaeus em uma missão extremamente difícil - e praticamente suicida.

É nesse mundo que nos aventuramos em "A história de Tarim", meu primeiro contato com a escrita de Márcia Medeiros! O resultado geral foi extremamente positivo por uma série de motivos, dos quais iremos discutir agora. O primeiro ponto que me agradou muito nesse livro foi a forma como a autora decide contar a história, partindo de um pouco de fácil associação e criando a mitologia desse mundo fantástico aos poucos. 

Começamos com Tarim e aos poucos vamos sabendo mais a respeito das criaturas que existem nesse universo, já que além dos magos nós temos lobisomens, vampiros, feiticeiras poderosas e deuses poderosos e rainhas cruéis. Tudo isso é apresentado de forma coerente e fluída durante a leitura, podendo agradar aqueles que não estão muito familiarizados com fantasia ou que estejam começando a ler agora. 

Além disso, Tarim é um personagem incrível, e acredito que seu maior poder seja a empatia e a forma como ele consegue entender a história das pessoas, é incrível ver como ele desenvolve sua relação com Licaeus (o lobo do qual ele está incumbido de ajudar) e também Anatoli Völingar, um vampiro que aparece na trama. 

Esse trio de personagens (o jovem mago, o vampiro e o lobo) protagonizam ótimos momentos na história! Gostei muito da forma como eles vão se conhecendo e também em suas interações. 

Outro ponto positivo é a maneira como a autora traz assuntos importantes em sua história, tais como o preconceito, o poder da empatia e a importância de se narrar uma história. Aqui, temos diversos personagens que narram (voluntariamente ou não) suas próprias trajetórias, e nelas existem uma importância gigante já que é dali que Tarim tira forças para ser quem é. 

O confronto final é ótimo e bem coerente, pena que o livro é tão curto! Mas espero ler mais sobre as aventuras de Tarim em breve!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER ",AMOR,"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler , amor,, de Mateus Ântoni Rúbia. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!