15 de junho de 2022

RESENHA: MATÉRIA ESCURA

 


MATÉRIA ESCURA
Autor(a):  Blake Crouch
Editora: Intrínseca 

Páginas: 352
Ano de publicação: 2017
Compre através deste link.

Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca. Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.” Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade? Com ritmo veloz e muita ação, Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos, ao mesmo tempo em que comove ao colocar em primeiro plano o amor pela família. Marcante e intimista, seus múltiplos cenários compõem uma história que aborda questões profundamente humanas, como identidade, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  Matéria Escura lançado pela editora Intrínseca. O livro é de autoria de Blake Crouch e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Jason Dessen leva uma vida feliz e tranquila. Casado com uma mulher incrível chamada Daniela e pai de uma criança extremamente amada, ainda sim parece que algo não se encaixa perfeitamente. Professor em uma universidade, Jason sabe que poderia ter tido uma carreira muito mais promissora no ramo da ciência se tivesse escolhido um outro caminho que não fosse se aquietar e focar na construção de sua família. 

Até porque a teoria de Jason era extremamente interessante: a possibilidade de realidades paralelas, dimensões que existiriam em conjunto com a nossa. Mesmo com esse ressentimento em seu subconsciente, o professor continua vivendo sua vida tranquilamente, até o noite... 

Jason não sabe muito bem o que aconteceu, mas algo o deixou inconsciente. Ao acordar, tudo o que ele consegue entender é que está preso a uma maca, com uma pessoa vestindo uma máscara o encarando. "Bem-vindo de volta, amigo", ele diz; e a partir desse momento nada mais será como antes. 

Até porque a realidade não é mais a mesma de antes. Ali, naquele mundo (ou naquela realidade?) Jason não tem um filho, ali, Jason escolheu seguir seu trabalho como físico... Em uma estranha ironia do destino, Jason confirmou sua teoria da época da faculdade perdendo tudo o que conhecia. Naquela realidade, Jason tornou-se uma das pessoas mais conhecidas da história por confirmar a teoria das realidades paralelas. 

QUE. LIVRO! Pra começar, esse é o primeiro livro de Blake Crouch que a Intrínseca publicou, mas não foi o primeiro que eu li dele... "Recursão", lançado pela editora em 2020, se tornou um dos meus livros de ficção-científica preferidos de todos os tempos! Crouch escreve de uma forma ímpar, mesclando uma trama viciante com um suspense capaz de nos prender completamente a sua escrita. 

Por sorte, essa fórmula tão bem sucedida de escrita também pode ser vista em "Matéria Escura", e é fascinante ver o quanto o autor consegue pegar uma narrativa aparentemente difícil - afinal, mexer com física não é fácil - e torná-la acessível pra qualquer leigo nesses assuntos. 

Além disso, os plots twists são de dar inveja a muitos escritores famosos por aí! Fiquei fascinado com todo o decorrer da história igual foi em Recursão. E o final, por mais que também seja aberto, também me deixou hypado por consumir mais desse magnífico autor. 

O confronto de Jason consigo próprio - ou uma versão estranha de si - é incrível, o personagem é extremamente bem escrito e talvez essa seja a âncora do livro todo: a profundidade e complexidade dos personagens, afinal, a trama por si só já é bem complexa! 

Quem está procurando uma leitura para iniciar (ou ver se gosta de) ficção-científica, Matéria escura com certeza é uma ótima pedida! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER ",AMOR,"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler , amor,, de Mateus Ântoni Rúbia. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!