16 de julho de 2022

RESENHA: ASAS SOB O ABISMO



ASAS SOB O ABISMO
Autor(a):  M. P. Neves
Editora: Independente

Páginas: 350
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Para debelar a conspiração que ameaçava seu império, Hakim eliminou seus altos sacerdotes. Nem mesmo Rasser, seu mentor e velho amigo, escapou ao julgamento divino. O peso do império sobre seus ombros nunca foi tão grande, mas Hakim não será esmagado. Defenderá Var Khalad até o amargo fim.Moira dos Brunehald agora lidera seu próprio bando de guerreiros bárbaros. Seu poder necromântico floresce a medida que se aproxima da fronteira imperial, e suas sombras inquietas uivam por vingança.Ambos trilharam caminhos tortuosos. Seu encontro abalará as fundações de Noltora para sempre.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Asas sob o abismo lançado de forma independente. O livro é de autoria de M. P. Neves e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.





Vamos lá! É difícil fazer uma resenha de uma continuação pois, querendo ou não, acabamos entregando alguns spoilers para quem ainda não leu o primeiro volume. Juro que tentarei não entregar muitos spoilers do primeiro livro d'A Ruína de Noltora, intitulado "Máscaras para os Mortos" nesse texto, mas alguns acabarão por ser inevitáveis. 

Com a aquisição de Hakim para a figura de poder máximo de Noltora, o novo Imperador-Deus precisa batalhar contra a figura dos abissais, criaturas nefastas que almejam controlar todo o território humano, e também precisa batalhar contra o interesse de seus próprios sacerdotes, dos quais juram aliança e servidão a figura milenar do Imperador (mesmo alguns deles tendo outros objetivos). 

Por outro lado, Moira é uma jovem que tem um único objetivo: vingar-se contra a figura do Imperador-Deus. Sua trajetória, no entanto, é complicada - e seus poderes, limitados -; todavia, conforme suas perícias como necromantes vão evoluindo (graças ao seu aprendizado com Sev), cada vez mais a garota se aproxima de estar pronta para o grande encontro entre ela e Hakim. 

E esse encontro acontece! Estava extremamente ansioso para o momento em que ambas as histórias (isso porque o livro traz o ponto de vista de ambos os personagens, intercalando os capítulos) se cruzassem, e veio aí! O encontro foi com certeza um dos pontos altos dessa série que fica cada vez mais incrível e mais eletrizante! 

Há uma súbita diferença na narrativa entre o primeiro e o segundo livro da série Noltora, isso porque o primeiro, Máscaras para os mortos, conta com uma trama política mais acentuada, além de introduzir muitos elementos da cultura daquele mundo (brilhantemente criado por M. P. Neves) e todas suas nuances - como o uso da taumaturgia, a necromancia, as ordens hierárquicas dentro do reino de Hakim e etc. 

Nesse segundo livro, o autor não precisa mais ser tão didático, e por isso "Asas sob o abismo" conta com um maior número de cenas de batalhas e/ou conflitos físicos que exigem o máximo das perícias físicas e psicológicas dos personagens! Além de ser um livro menor em páginas, acredito que ele seja mais fácil de ser devorado do que o primeiro livro, justamente pelo fato do leitor já estar acostumado com alguns elementos da história. 

Por mais que eu tenha lido o primeiro volume já faz um ano, foi fácil relembrar dos principais acontecimentos para ligar os pontos com o início dessa nova parte da história (mérito que também vai ao autor, por criar um início que se auto explica e também nos ajuda a lembrar de tudo). 

A inserção de monstros ainda mais perigosos e um cenário político ainda mais afiado faz com que a série cresça muito nesse segundo volume! Mal posso esperar pelos próximos para continuar a acompanhar esses personagens tão bem construídos. Até lá, que tal conhecer a série Noltora? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!