18 de julho de 2022

RESENHA: ENCANTADOR DE PESSOAS


 ENCANTADOR DE PESSOAS 
Autor(a): Liv Soban
Editora: Labrador 

Páginas: 189
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Esta obra é como uma moeda da sorte: na coroa, um livro sobre a vida de Eduardo Heitor Soban; na cara, uma autobiografia escrita por sua filha Liv Soban. Ao prantear a morte do pai, Liv criou uma obra cativante que fala como poucas sobre viver em plenitude, com gana e leveza mesmo nos momentos mais duros. Este livro é um ato de amor e de vida. Liv Soban é jornalista, comunicóloga e, com a morte de seu Babbo (pai), se assumiu escritora. Inesperadamente, foi esta perda que lhe deu coragem para escrever. Mestre em comunicação pela University for the Creative Arts (UCA), já lançou um livro sobre a virtualidade e suas relações. Apaixonada por pessoas, pets, esportes e vinho, Liv acredita que o amor é o que deve nortear as nossas escolhas, mas a empatia e a ação consciente são essenciais para se construir uma sociedade mais harmônica e sustentável.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro   Encantador de Pessoas lançado pela LabradorEditora. O livro é de autoria de Liv Soban a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

 Um retrato de uma relação entre pai e filha em uma espécie de homenagem ao incrível poder de criarmos laços com seres humanos. É quase impossível não se emocionar ao ler "Encantador de pessoas", livro escrito por Liv Soban que traz consigo uma história autobiográfica de enorme cunho emocional. 

Além de trazer um pouco de sua vida e da vida de seu pai, um homem incrível chamado Eduardo Heitor Soban, a autora também dialoga com uma série de reflexões a respeito de como criamos relações com outras pessoas e como isso está intrínseco ao ser humano em geral. 

Essa biografia é belíssima, e me tocou de uma forma especial pois parte do cenário em que ela se passa é em uma praia chamada Cocanha, localizada em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo. Nasci e cresci nessa cidade, e por alguns anos acabei morando em Massaguaçu, um bairro bem próximo a essa praia. Mesmo já tendo frequentado a praia da Cocanha algumas vezes, foi incrível conhecer esse belíssimo lugar através da perspectiva de Liv e de seu pai. 

Liv também cresceu na cidade de Caraguá (assim como eu), então consegui reconhecer diversos dos locais dos quais ela cita em seus textos e devaneios, o que me ajudou a deixar tudo muito mais crível e poético! 

Além disso, os diálogos reencenados da Liv com seu pai, carinhosamente apelidado de Dedé, são deliciosos e muito divertidos, o que equilibra muito o clima melancólico que se cria durante a narrativa. 

Isso porque Liv escolhe como ponto de narrativa a descoberta de que seu pai tem câncer, chegando em um estágio complicado do qual a única solução são os cuidados paliativos (não há solução médica para uma cura, devido a sua idade e a gravidade da doença), portanto Liv, que mora e trabalha em São Paulo, vai para Caraguá para cuidar de seu pai e passar um tempo com ele. 

Todo o tempo é precioso, sabemos disso, mas é extremamente bonito e poético ver como a relação entre os dois se dá nesse tempo extremamente valioso do qual ambos possuem. Junto a isso, somos jogados em um túnel de memórias da jovem Liv com seu pai e outros familiares, em uma reconstituição de um belo retrato de toda a família. 

Por mais que seja uma história autobiográfica, "Encantador de pessoas" não se restringe a ser um livro que só faria sentido para quem conhecesse a família Soban, pelo contrário, é um convite a se adentrar no afeto humano, no amor de uma família e também no sentimento de perca, coisas que são comuns a todos nós. 

Uma história incrível e que merece ser lida e refletida em todos nós, fico muito feliz que Liv teve a coragem de escrever algo tão belo, pessoal e profundo, e que podemos nos mergulhar nele igual podemos mergulhar nas águas calmas da praia Cocanha! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!