24 de julho de 2022

RESENHA: FÚRIA VERMELHA

 


FÚRIA VERMELHA
Autor(a):  Pierce Brown
Editora: Alt

Páginas: 512
Ano de publicação: 2014
Compre através deste link.

"Fúria Vermelha" é o primeiro volume da trilogia Red Rising. A distopia, comparada a "Jogos vorazes" por misturar ação e critica social, será adaptada para o cinema por Marc Forster, diretor de "Guerra mundial Z". O romance se passa em um futuro não tão distante, no qual o homem domina a tecnologia das viagens interplanetárias e começa a colonizar outros planetas. Marte é uma das primeiras colônias instaladas, e possui uma sociedade estratificada, em que o papel de cada indivíduo é definido pela hereditariedade e a ascensão social é impossível. Um regime arcaico, de castas, contrasta com a tecnologia do período. Darrow é um dos jovens nascidos em Marte e sua vida está bem longe da felicidade. Ele é um Vermelho, faz parte da base da pirâmide social, composta por operários. Passa seus dias escavando túneis subterrâneos a mando das autoridades, pois essa seria a única forma de, um dia, as próximas gerações habitarem a superfície do planeta. Dia após dia, ele cava, pensando em um futuro melhor e sem jamais ver a luz do sol. Até que Darrow percebe que o mundo em que vive é uma mentira, e decide desvendar o que há por trás daquele sistema opressor. Com a ajuda de um misterioso grupo de rebeldes, ele descobre a verdade: que a superfície de Marte já havia sido habitada, porém o privilégio de viver ao sol é permitido apenas aos Ouros, a classe dominante. Os Vermelhos, na verdade, são usados como escravos. Tomado pela vingança e com a ajuda de outros rebeldes, Darrow vai para a superfície e se infiltra entre os Ouros. Lá, ele tem que ser forte o suficiente para não se deixar levar pelos prazeres fáceis de uma vida confortável, enquanto tenta proteger sua identidade, além de se envolver em intrigas que darão início a uma guerra muito maior do que ele poderia esperar.



Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Fúria Vermelha lançado pela Alt, selo da Globo Livros. O livro é de autoria de Pierce Brown e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

 Em uma mistura perfeita de "Admirável mundo novo" e "Jogos Vorazes", o livro "Fúria Perfeita" é o primeiro de uma trilogia que explora a fantasia e a ficção-científica de uma forma brilhante. Na história, conhecemos o Darrow, um rapaz que vive na colônia de Marte e que é um vermelho-baixo. 

Em uma realidade onde o planeta Terra não é mais um bom lugar pra se morar, viagens interplanetárias foram feitas para encontrar novas colônias para os humanos; entre elas, Marte. Ali, a sociedade se dividiu em um esquema hierárquico de poder, estabelecido através das cortes. No topo, existem os Ouros; e na base, os Vermelhos. 

Darrow, no caso, é um Vermelho-Baixo, ou seja, além de ser da classe de menor prestígio, o rapaz passa seus dias no subsolo, escavando em busca de minérios na intenção de tornar superfície de Marte habitável, para que todos possam se mudar para lá - até o momento em que Darrow descobre que toda sua vida (e seu trabalho) não passam de uma mentira, orquestrada pelo mesmo sistema que o oprimiu durante toda sua vida. 

QUE SURTO que foi ler esse livro! Como fã de ficção- científica e livros com temáticas distópicas, "Fúria Vermelha" entrega todos esses elementos da melhor forma possível, em uma trama repleta de reviravoltas e momentos chocantes. 

No momento em que Darrow descobre que o planeta em que estava minerando já está habitável - e com uma civilização em sua superfície muito mais evoluída e complexa do que ele achou ser possível -, a trama realmente começa. Uma missão é estabelecida ao personagem principal através de uma sociedade de rebeldes chamada 'Filhos de Ares'. 

Pude notar diversas referências a mitologia latina e helênica nesse livro, o que eu gostei muito pelo fato da trama ser futurista e envolver diversos elementos dignos de uma história do Asimov! 

Todo o enredo é maravilhoso e o final é de criar aquele gancho gostoso para o segundo volume, que por sorte já está em minhas mãos! Esperem uma resenha dele bem em breve por aqui! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!