24 de julho de 2022

RESENHA: FÚRIA VERMELHA

 


FÚRIA VERMELHA
Autor(a):  Pierce Brown
Editora: Alt

Páginas: 512
Ano de publicação: 2014
Compre através deste link.

"Fúria Vermelha" é o primeiro volume da trilogia Red Rising. A distopia, comparada a "Jogos vorazes" por misturar ação e critica social, será adaptada para o cinema por Marc Forster, diretor de "Guerra mundial Z". O romance se passa em um futuro não tão distante, no qual o homem domina a tecnologia das viagens interplanetárias e começa a colonizar outros planetas. Marte é uma das primeiras colônias instaladas, e possui uma sociedade estratificada, em que o papel de cada indivíduo é definido pela hereditariedade e a ascensão social é impossível. Um regime arcaico, de castas, contrasta com a tecnologia do período. Darrow é um dos jovens nascidos em Marte e sua vida está bem longe da felicidade. Ele é um Vermelho, faz parte da base da pirâmide social, composta por operários. Passa seus dias escavando túneis subterrâneos a mando das autoridades, pois essa seria a única forma de, um dia, as próximas gerações habitarem a superfície do planeta. Dia após dia, ele cava, pensando em um futuro melhor e sem jamais ver a luz do sol. Até que Darrow percebe que o mundo em que vive é uma mentira, e decide desvendar o que há por trás daquele sistema opressor. Com a ajuda de um misterioso grupo de rebeldes, ele descobre a verdade: que a superfície de Marte já havia sido habitada, porém o privilégio de viver ao sol é permitido apenas aos Ouros, a classe dominante. Os Vermelhos, na verdade, são usados como escravos. Tomado pela vingança e com a ajuda de outros rebeldes, Darrow vai para a superfície e se infiltra entre os Ouros. Lá, ele tem que ser forte o suficiente para não se deixar levar pelos prazeres fáceis de uma vida confortável, enquanto tenta proteger sua identidade, além de se envolver em intrigas que darão início a uma guerra muito maior do que ele poderia esperar.



Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Fúria Vermelha lançado pela Alt, selo da Globo Livros. O livro é de autoria de Pierce Brown e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

 Em uma mistura perfeita de "Admirável mundo novo" e "Jogos Vorazes", o livro "Fúria Perfeita" é o primeiro de uma trilogia que explora a fantasia e a ficção-científica de uma forma brilhante. Na história, conhecemos o Darrow, um rapaz que vive na colônia de Marte e que é um vermelho-baixo. 

Em uma realidade onde o planeta Terra não é mais um bom lugar pra se morar, viagens interplanetárias foram feitas para encontrar novas colônias para os humanos; entre elas, Marte. Ali, a sociedade se dividiu em um esquema hierárquico de poder, estabelecido através das cortes. No topo, existem os Ouros; e na base, os Vermelhos. 

Darrow, no caso, é um Vermelho-Baixo, ou seja, além de ser da classe de menor prestígio, o rapaz passa seus dias no subsolo, escavando em busca de minérios na intenção de tornar superfície de Marte habitável, para que todos possam se mudar para lá - até o momento em que Darrow descobre que toda sua vida (e seu trabalho) não passam de uma mentira, orquestrada pelo mesmo sistema que o oprimiu durante toda sua vida. 

QUE SURTO que foi ler esse livro! Como fã de ficção- científica e livros com temáticas distópicas, "Fúria Vermelha" entrega todos esses elementos da melhor forma possível, em uma trama repleta de reviravoltas e momentos chocantes. 

No momento em que Darrow descobre que o planeta em que estava minerando já está habitável - e com uma civilização em sua superfície muito mais evoluída e complexa do que ele achou ser possível -, a trama realmente começa. Uma missão é estabelecida ao personagem principal através de uma sociedade de rebeldes chamada 'Filhos de Ares'. 

Pude notar diversas referências a mitologia latina e helênica nesse livro, o que eu gostei muito pelo fato da trama ser futurista e envolver diversos elementos dignos de uma história do Asimov! 

Todo o enredo é maravilhoso e o final é de criar aquele gancho gostoso para o segundo volume, que por sorte já está em minhas mãos! Esperem uma resenha dele bem em breve por aqui! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: ROTAS DE FUGA

Organizadores:   Cleone Ribeiro Editora:  Artêra Páginas: 313 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Rotas de Fuga é u...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!