.

RESENHA: PRESO EM UM MOMENTO

28 de julho de 2022

 


PRESO EM UM MOMENTO 
Autor(a):  Guilherme José 
Editora: Viseu

Páginas: 272
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Joseph é um excelente músico e professor do conservatório de sua cidade, mas sua vida entra em parafuso após a morte de sua linda esposa. Afogado pela dor da perda, pelo remorso e pela culpa por haver falhado com Catherine no momento em que ela mais precisou, perde a vontade de viver e se afunda em uma violenta depressão. Ele não consegue sentir o Sopro, o vento divino que pode mudar o seu destino. Em sua mente, giram apenas os sopros infestos, as sensações ruins que o arrastam para o abismo. Tudo parece negro em sua vida. Mas cede ao insistente pedido de um amigo e se consulta com um experiente psiquiatra. A partir daí, os ventos mudam. Joseph luta para vencer seus medos, seus inimigos internos, que estão ali, prontos para empurrá-lo de novo para o precipício. Ele recebe ajudas inesperadas. Uma garçonete, um religioso, um cachorro, panfletos de uma igreja, mas, principalmente Victória, seu novo e grande amor. Lentamente, ele descobre que a graça de Deus está em todos os lugares, até nas pequenas coisas, basta "ter olhos para ver". Joseph permite que o Sopro o renove, em uma lição de vida e de aprendizado para todos nós.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  Preso em um momento lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Guilherme José e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

"Joseph sempre teve o costume de escrever sobre a transpiração do frio do seu vidro, às vezes palavras, por vezes frases ou pequenos desenhos. Eram mensagens que possuíam uma destinatária, que sempre estava à espera do que era escrito pelo jovem"

Em "Preso em um momento" nós conhecemos Joseph, um homem que vive a sombra do que costumava ser. Processor em um conservatório de música, foi no trabalho que ele conheceu Catherine, uma mulher incrível do qual se apaixonou perdidamente. 

Juntos, os dois formavam o dueto perfeito, tudo parecia estar em perfeita harmonia até o momento em que Catherine descobriu ter câncer... Alguns anos depois, Catherine faleceu, e a partir daquele momento algo quebrou em Joseph, algo que ele jurava ser irreparável... Desde então, o homem vive em uma rotina pacata e sem entusiasmo algum, em tons de cinza. 

Até o momento em que Jonathas, amigo de Joseph e colega de trabalho, obriga o protagonista a tirar um tempo de licença e começar a passar em um terapeuta. em uma tentativa de compreender melhor o trauma que foi a morte de Catherine para, então, dar o próximo passo em direção a cura. 

Em uma jornada visceral e extremamente emocionante, Guilherme José coloca o coração em sua escrita para trazer a história de Joseph. É impossível não se emocionar a trajetória incrível que esse enredo proporciona! 

Acredito que um dos pontos altos da minha leitura tenha sido pelo fato do personagem principal não ser aquele "personagem perfeito" que procura redenção através do luto, não, Joseph é humano e por isso tem suas imperfeições e momentos de engano... A narrativa explora bastante isso conforme vamos conhecendo mais a respeito da relação entre ele e Catherine. 

Além disso, o autor explora de maneira mega responsável os sentimentos de luto, dor, dificuldade em seguir em frente e depressão, os capítulos onde ele conversa com o terapeuta, o dr. Robert, são incríveis! E talvez esses sejam os capítulos mais importantes da nova trajetória de Joseph. 

A escrita de Guilherme é muito eficaz, pois além de ser fluída nós mergulhamos nos personagens - parte de mim queria ajudar o Joseph a todo momento, o que é um ótimo sinal de que a leitura seja, de fato, imersiva. 

O balanço geral da história traz uma mensagem muito importante e positiva, o que eu apreciei muito durante a história. Por isso, indico "Preso em um momento" para todos aqueles que queiram se emocionar com a jornada de um protagonista assolado pelas dores do passado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: O SANTO DAS SOMBRAS

SIGA NO INSTAGRAM

PORÃO NO YOUTUBE!







Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels