30 de agosto de 2022

RESENHA: MODUS OPERANDI - UM GUIA DE TRUE CRIME

 


MODUS OPERANDI
Autor(a):  Carol Moreira & Mabê Bonafé Editora: Intrínseca
Páginas: 400
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

O true crime ― filmes, séries e livros que exploram a motivação e o desenrolar de crimes reais ― é um dos gêneros mais consumidos no Brasil e no mundo atualmente. Aqui, um sinônimo de true crime é o podcast Modus Operandi, de Carol Moreira e Mabê Bonafé, que nasceu em janeiro de 2020 e angariou uma audiência gigantesca. Agora, as duas trazem para o papel toda a experiência que acumularam em mais de cem episódios em um livro definitivo para quem quer saber tudo desse universo que conquista cada vez mais fãs. Em Modus Operandi: Guia de true crime, as autoras abordam as principais bases do gênero de maneira simples, objetiva e bem-humorada. Entre capítulos sobre sistema de justiça, polícia, investigação, casos arquivados, serial killers e outros, a dupla descreve dezenas de crimes que impactaram o Brasil e o mundo, conta a história de assassinos em série e traz diversas curiosidades e fontes para quem quer      saber mais      sobre o assunto.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Modus Operandi: Guia de True Crime lançado pela Intrínseca. O livro é de autoria de Carol Moreira & Mabê Bonafé  e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

"Modus operandi significa modo  de operação em latim. 
Em criminologia, por exemplo, um modus operandi perfeito é aquele que assegura o sucesso do crime, protege a identidade do agressor e garante a fuga. Isso envolve o tipo de arma que vai utilizar, como chamar menos atenção, qual é a melhor forma de abordar a vítima, como limpar a cena do crime, como se desfazer do corpo e não deixar nenhum tipo de evidência e DNA nem levantar suspeitas."

De uns anos pra cá eu fiquei completamente viciado em podcasts (inclusive foi como eu passei boa parte da pandemia, escutando sobre os mais variados assuntos), e quando descobri o podcast da Carol Moreira (que eu já acompanhava os vídeos faz tempo) com a Mabê Bonafé, fique viciado em escutar a respeito de diversos casos de crimes reais que aconteceram no Brasil e ao redor do mundo. 

Isso porque eu sempre me interessei por true crime, inclusive minha coleção de livros da temática vem crescendo cada vez mais. Logo, quando as meninas anunciaram que estavam escrevendo um guia a respeito de diversos dos casos tratados no podcast, minha ansiedade logo atacou, mas por sorte já tenho o livro em mãos. 

E o resultado não poderia ser melhor! Em um parâmetro geral a respeito do mundo do crime, esse guia é essencial para quem está começando a ler sobre casos notórios e tudo o que os envolve na esfera criminal e jurídica. O que eu mais gostei do livro é que ele vai muito além da sessão de "perfis" dos criminosos, que com certeza pode ser uma das que geram mais curiosidade, no entanto é apenas a ponta de tudo o que "Modus Operandi" tem a oferecer. 

Inclusive, o capítulo que eu mais gostei durante a leitura foi o "Investigação", que destrincha quais são os procedimentos tomados para apurar um caso dessa natureza - seja encontrando vestígios na cena do crime, interrogando testemunhas e suspeitos, recolhendo depoimentos, identificando as vítimas e por aí vai! 

Além disso, o livro conta com diversos trechos em que é possível saber mais sobre aquele caso específico no podcast do Modus Operandi, marcando o número da edição e tudo! Fundamental para quem quer se aprofundar mais nesses casos. 

A edição está espetacular, talvez seja uma das mais bonitas lançadas pela editora Intrínseca, além de contar com fotos e ilustrações em vermelho que nos ajuda a mergulhar no lago sangrento que é esse livro, tudo está muito bem diagramado! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: EM BUSCA DO REINO

  Autor(a):  Reyves L.B. Editora:   Voe Páginas: 409 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Após os acontecimentos de...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!