23 de setembro de 2022

RESENHA: EVOLUÇÃO 2.0

 


EVOLUÇÃO 2.0
Autor(a):  George Luiz
Editora: Penalux

Páginas: 228
Ano de publicação: 2021
Leia através deste link.

Em uma sociedade onde os mais ricos possuem acesso desigual à tecnologia, Frank, um homem medíocre, procura mudar sua vida ao entrar para uma seita que incentiva intervenções genéticas para evoluir a espécie humana. Em sua busca por uma evolução biológica e pessoal, ele irá se deparar com uma série de encontros inusitados e diálogos únicos, sempre procurando responder à questão: até que ponto a tecnologia pode melhorar o ser humano?

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  Evolução 2.0 - O super-homem lançado pela editora Penalux. O livro é de autoria de George Luiz e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Em um futuro não muito distante, a sociedade é capaz de editar os traços genéticos uns dos outros, concedendo capacidades sobre humanas àqueles que tem o dinheiro para pagar um procedimento desses. Muitos os humanos que vivem nessa realidade tem centenas de anos, isso graças ao método de garantir a juventude quase que eterna através de alterações científicas e comprimidos. 

Nisso, nós conhecemos Frank, que trabalha em um emprego do qual pouco preza e tem pouquíssimas amizades. Insatisfeito com a sua situação financeira, prestígio social e com a vida em geral, Frank anseia por comprar uma série de alterações genéticas que o permitirão morar em Marte, planeta colonizado pelos humanos e que apenas a elite tem condições de bancar a viagem e os procedimentos necessários para ir até lá. 

Se contentando com a ideia de que sua viagem até o planeta vermelho é inviável, Frank conhece Simão: o porta-voz do Templo dos Construtores, uma espécie de grupo de autoajuda que incentiva o desenvolvimento genético e acredita que esses procedimentos deveriam ser abertos a todos, e não apenas a elite e quem tem condições de financiá-los. 

Frank então faz um acordo com Simão, permitirá que o Templo utilize sua imagem para que a associação pague pelos seus "aperfeiçoamentos", todavia, durante esse processo Frank irá começar a duvidar a respeito desses procedimentos, afinal toda essa tecnologia é realmente benéfica? Ou a algo mais sombrio por traz de tudo isso? 

Pra  início de conversa, eu amei esse plot que o autor desenvolve em "Evolução 2.0 - O super homem" e toda a discussão que ele cria em nossas cabeças. É impossível não se ver preso nos monólogos dos personagens e no próprio Frank conforme ele começa a se perguntar se o melhoramento genético poderá torná-lo uma pessoa mais feliz, culta ou completa. 

Esses questionamentos, na verdade, permeiam toda a história e traz a ela uma complexidade incrível, afinal, até que ponto a tecnologia pode alterar a nossa natureza? Nessa realidade, alterar a conjuntura do DNA é uma tarefa relativamente fácil, é possível alterar a cor do olhos, capacidade de dormir ou não, altura e muitos outros fatores! Inclusive tem uma cena em que se discute quais características seu filho terá antes mesmo de seu nascimento!

Além disso, o autor flerta com o velho diálogo da ficção científica em que: robôs e clones merecem os mesmos direitos que uma pessoa biológica? Lembrei muito do livro "Eu, robô" e outros clássicos da ficção-científica lendo esse livro. 

A leitura é incrível e prende do começo ao fim pela qualidade de seus diálogos ( que são o foco dessa história), o final é bem amarrado e me conquistou completamente, portanto indico essa leitura a quem queira se aventurar em uma reflexão e uma realidade da qual, de certa forma, acaba espelhando a nossa própria! 


Um comentário:

  1. Playing or success on this game does not suggest future success at ‘real money’ gambling. Caesars Slots does not require payment to access and play, nevertheless it additionally allows you to purchase digital gadgets with actual cash inside the game. You might require an internet connection to play Caesars Slots and access its social options. You can also find more details 카지노 about the functionality, compatibility and interoperability of Caesars Slots within the above description.

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!