.

RESENHA: EVOLUÇÃO 2.0

23 de setembro de 2022

 


EVOLUÇÃO 2.0
Autor(a):  George Luiz
Editora: Penalux

Páginas: 228
Ano de publicação: 2021
Leia através deste link.

Em uma sociedade onde os mais ricos possuem acesso desigual à tecnologia, Frank, um homem medíocre, procura mudar sua vida ao entrar para uma seita que incentiva intervenções genéticas para evoluir a espécie humana. Em sua busca por uma evolução biológica e pessoal, ele irá se deparar com uma série de encontros inusitados e diálogos únicos, sempre procurando responder à questão: até que ponto a tecnologia pode melhorar o ser humano?

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  Evolução 2.0 - O super-homem lançado pela editora Penalux. O livro é de autoria de George Luiz e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Em um futuro não muito distante, a sociedade é capaz de editar os traços genéticos uns dos outros, concedendo capacidades sobre humanas àqueles que tem o dinheiro para pagar um procedimento desses. Muitos os humanos que vivem nessa realidade tem centenas de anos, isso graças ao método de garantir a juventude quase que eterna através de alterações científicas e comprimidos. 

Nisso, nós conhecemos Frank, que trabalha em um emprego do qual pouco preza e tem pouquíssimas amizades. Insatisfeito com a sua situação financeira, prestígio social e com a vida em geral, Frank anseia por comprar uma série de alterações genéticas que o permitirão morar em Marte, planeta colonizado pelos humanos e que apenas a elite tem condições de bancar a viagem e os procedimentos necessários para ir até lá. 

Se contentando com a ideia de que sua viagem até o planeta vermelho é inviável, Frank conhece Simão: o porta-voz do Templo dos Construtores, uma espécie de grupo de autoajuda que incentiva o desenvolvimento genético e acredita que esses procedimentos deveriam ser abertos a todos, e não apenas a elite e quem tem condições de financiá-los. 

Frank então faz um acordo com Simão, permitirá que o Templo utilize sua imagem para que a associação pague pelos seus "aperfeiçoamentos", todavia, durante esse processo Frank irá começar a duvidar a respeito desses procedimentos, afinal toda essa tecnologia é realmente benéfica? Ou a algo mais sombrio por traz de tudo isso? 

Pra  início de conversa, eu amei esse plot que o autor desenvolve em "Evolução 2.0 - O super homem" e toda a discussão que ele cria em nossas cabeças. É impossível não se ver preso nos monólogos dos personagens e no próprio Frank conforme ele começa a se perguntar se o melhoramento genético poderá torná-lo uma pessoa mais feliz, culta ou completa. 

Esses questionamentos, na verdade, permeiam toda a história e traz a ela uma complexidade incrível, afinal, até que ponto a tecnologia pode alterar a nossa natureza? Nessa realidade, alterar a conjuntura do DNA é uma tarefa relativamente fácil, é possível alterar a cor do olhos, capacidade de dormir ou não, altura e muitos outros fatores! Inclusive tem uma cena em que se discute quais características seu filho terá antes mesmo de seu nascimento!

Além disso, o autor flerta com o velho diálogo da ficção científica em que: robôs e clones merecem os mesmos direitos que uma pessoa biológica? Lembrei muito do livro "Eu, robô" e outros clássicos da ficção-científica lendo esse livro. 

A leitura é incrível e prende do começo ao fim pela qualidade de seus diálogos ( que são o foco dessa história), o final é bem amarrado e me conquistou completamente, portanto indico essa leitura a quem queira se aventurar em uma reflexão e uma realidade da qual, de certa forma, acaba espelhando a nossa própria! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: ESTADO ELÉTRICO

SIGA NO INSTAGRAM

PORÃO NO YOUTUBE!







Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels