2 de setembro de 2022

RESENHA: A NEBLINA

 


A NEBLINA 
Autor(a):  Luís de Oliveira 
Editora: Independente 

Páginas: 175
Ano de publicação: 2019
Leia através deste link.

Um objeto antigo, capaz de provocar interações quase mágicas com aqueles que aprendem a utilizá-lo, tomado de seu portador e escondido por um colecionador obcecado. Apenas um homem misterioso, perplexo com o mundo ao seu redor, cuja única ferramenta consiste em ignorar a lógica do espaço e a passagem usual do tempo, tem a possibilidade de encontrá-lo. Como elo de ligação entre eles, a neblina de um passado obscuro
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  A neblina lançado de maneira independente. O livro é de autoria de Luís de Oliveira e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

"Algumas pessoas fazem aflorar em nós o que temos de melhor. O contato e a convivência com elas nos tornam mais completos, mais abertos, mais propensos a fazer o bem. Estranhamente, há outras que provocam o contrário e, se não nos atentarmos para isso, nos deixamos levar, e acabamos nos comportando de maneira mesquinha e agressiva. Pelo menos essa é a minha experiência." 

Após ter que internar o pai por um estranho estado de catatonia, o jovem Nélson precisa lidar com os negócios da empresa de advocacia, cuja figura paterna (chamada Antônio) costumava a gerenciar. 

Nélson, ao contrário do pai, é um homem de interesses e comportamentos bem diferentes do genitor, entretanto, o rapaz fica curioso pela história do pai ao descobrir que, durante uma viagem realizada por ele na década de 1970, o homem voltou mudado (e com alguns segredos). 

Entre esses segredos está um objeto peculiar com propriedades quase que mágicas, que conhecemos por Zhangda. Conforme Nélson e a associada da empresa dos dois, uma mulher chamada Alice, mergulham no passado de Antônio, descobrem que esses mistérios na fica do patriarca da família podem afetá-los de forma direta, colocando-os em enorme perigo. 

Em "A Neblina", livro de estreia do Luís de Oliveira, temos uma mescla de diversos gêneros literários. Brincando com o sobrenatural e com veias fortes no suspense e no drama familiar, gostei muito da construção desse livro e da forma como os personagens se desenvolvem no decorrer da narrativa. 

Pois aqui temos uma sucessão de capítulos curtos que alternam os pontos de vista entre os três personagens listados acima, sendo Antônio o conector de toda a história. Por mais que o personagem esteja inconsciente no presente da história (2011), seus capítulos são narrados em 1972 ao redor de vários países europeus na busca do homem pelo artefato misterioso. Gostei muito desses capítulos e eles são o cerne para entendermos melhor a história. 

Um outro fator bem interessante na obra é o aspecto psicológico que o autor atribuí aos seus personagens e ao próprio enredo. Com certeza teve vários detalhes que eu não peguei nessa primeira leitura, mas o legal é que a escrita de Luís é tão poderosa que, em uma releitura eu com certeza irei encontrar novos significados para a história. 

Além disso, o arco final do livro se desenvolve de uma maneira mais rápida e fluída por conta de uma carga de suspense e emergência que é aplicada a história! Personagens como o doutor Fabiano (responsável por cuidar de Antônio), o estrangeiro Brunswichk e a figura misteriosa do colecionador são personagens fundamentais para fazer com que a narrativa cresça! 

Bom, o final me agradou muito e fechou várias pontas deixadas pelo autor, indico fortemente pra quem quiser um suspense com personagens complexos e uma história bem original! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!