4 de setembro de 2022

RESENHA: O LEGADO DE CHANDLER

 


O LEGADO DE CHANDLER
Autor(a):  Abdi Nazemian
Editora: HarperCollins Brasil

Páginas: 288
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

A Academia Chandler é um famoso internato de elite frequentado pelos filhos de empresários e celebridades reconhecidos e admirados mundialmente. No entanto, os muros da escola escondem mais segredos do que se pode imaginar. Nesta história, cinco adolescentes de diferentes etnias, classes, sexualidades e contextos sociais são selecionados para fazer parte do Círculo, um grupo de escrita seleto e exclusivo. Nele, irão formar amizades improváveis e aprenderão a escrever suas verdades e a denunciar as violências que acontecem na instituição. Mas será que a verdade é o suficiente para mudar a longa cultura de abuso da Academia? E será que a nova amizade que construíram poderá sobreviver às consequências?

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  O legado de Chandler lançado pela editora HarperCollins. O livro é de autoria de Abdi Nazemian, e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

A academia Chandler se orgulha de abrigar sob suas asas os jovens mais promissores (e ricos) da sociedade local, logo, é fácil encontrar em seu campus filhos de empresários milionários e figuras populares da mídia. 

De acesso restrito, são poucos aqueles que conseguem uma bolsa para estudar naquele internato, entre eles conhecemos dois bolsistas: Ramin Golafshar, um aluno bolsista do Irã e Beth Kramer, uma menina que mora perto da instituição e passa em uma espécie vestibular para os moradores da região e está prestes a iniciar seu segundo ano em Chandler. Ambos entram com suas próprias aspirações, sonhos e medos. 

Além disso, conhecemos outras três figuras: a bela e rica Amanda Spencer, o atleta Freddy Bello e  a jovem Sarah Brunson. Cinco alunos que não poderiam ser mais diferentes entre si se não fosse por um fator em comum: todos amam a escrita e o seu poder transformador. 

É a partir daí que todos são convocados para participar do Círculo, uma sociedade regida pelo próprio internato que funciona como uma oficina de escrita criativa. Mais do que uma simples atividade extra curricular, os membros do círculo começam a estabelecer uma amizade que vai além das relações estabelecidas em uma sala de aula. E através disso, cinco vivências completamente diferentes passam a se integrar em um ambiente hostil e abusivo que é o de Chandler. 

Depois de ter lido o livro de estreia de Abdi Nazemian, eu fiquei fascinado com o enredo de "O legado de Chandler", pois amo plots que se passam em colégios internos e que tem claras referências a Sociedade dos Poetas Mortos e O Clube dos Cinco, mas talvez tenha ido com expectativa alta demais nessa história e isso tenha me prejudicado um pouco. 

Isso porque a história tinha tudo pra ser incrível, mas acho que tudo fica no raso e o autor não explora muito bem os personagens que tem em mãos, deixando-os com um único arquétipo durante toda a narrativa. A amizade entre todos eles é sim desenvolvida, mas os diálogos não parecem entrar muito nos traumas e problemas de cada um dos personagens, e isso pra mim foi um tanto decepcionante. 

Por se tratar de um grupo de escrita criativa, eu gostei muito das tarefas que a professora passa para os alunos em analisar, observar e fabular sobre a realidade ao redor de cada um deles, no entanto eu senti falta de ler o que cada um escreveu para cada atividade, pois assim talvez conhecêssemos mais a respeito de cada um deles (acredito que esse tenha sido o maior potencial perdido do livro todo). 

Mas o livro não é ruim, ele só fica no lugar comum mesmo. A ambientação em Chandler é incrível e eu fico muito feliz que Abdi tenha trago protagonistas tão diversificados entre si (a representatividade é uma marca muito poderosa desse autor), além disso, as referências literárias desse livro são incríveis e funcionam bem para quem, assim como eu, ama literatura. 

O desfecho é corrido, mas acaba sendo coerente com o livro por sua falta de aprofundamento. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!