5 de setembro de 2022

RESENHA: O SOMBRA MASCARADO DO REINO DOS DRAGÕES

 


O SOMBRA MASCARADO DO REINO DOS DRAGÕES
Autor(a):  Tiago Moreira 
Editora: Independente 

Páginas: 760
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

A Terra dos Cornos ficou para trás. Adiante, as estradas levam a Dragona, um dos reinos mais poderosos deste mundo. Nossos heróis viajantes vêm com grandes ambições. Enquanto a jovem Mara iza almeja estudar magia elemental, o matuto Zé Calabros busca os dragões protetores da nação. Contudo, no ambiente urbano da capital do império, eles se hospedarão com uma família envolta por segredos e se descobrirão cercados de perigos. Uma sinistra conspiração emerge das sombras, terríveis inimigos ressurgem do passado e um ladrão misterioso espreita na noite. Esta é a trama d O Sombra Mascarado do Reino dos Dragões.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  O sombra mascarado do reino dos dragões lançado de maneira independente. O livro é de autoria de Tiago Moreira e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Dando continuidade a trajetória de Zé Calabros e de Mara'iza, o segundo volume de "As crônicas Anímicas" se inicia com uma mudança de cenário. Todo o sertão da Terra dos Cornos vai criando distância conforme nossos protagonistas se encaminham através do mar estreito para um dos maiores reinos que existem naquelas terras misteriosas. 

Dragona é o nome da cidade, e em tudo ela se diferencia da Terra dos Cornos da qual nós, leitores, estão acostumados. Um reino repleto de tecnologia e com um ambiente de metrópole, o que mais impressiona nesse local são os dragões que parecem viver em simbiose com aquele povo, tanto é que Dragona é reconhecido pelos quatro cantos do mundo como o Reino dos Dragões. 

Zé e Mara'iza estão ali por motivos diferentes, Mara quer entrar em uma das escolas mais prestigiadas da região, a Academia de Artes Mágicas de Dragona, para aprender a dominar o elemento de fogo. Sua persistência - e seu modo irritante de ser - serão essenciais para atingir o seu objetivo; já Zé, mais abstrato, começa a criar um enorme interesse pelos Dragões e pela sua história. Nisso, ambos são acolhidos por uma família abastada para hospedagem e companhia, os Foster.

Nas vielas e cantos dessa cidade fantástica, no entanto, uma figura encapuzada tem feito muito político e membro da elite de Dragona perder o sono. Uma espécie de "sombra mascarado" está roubando dos ricos e redistribuindo entre os pobres em uma espécie de Robin Hood moderno. Seus feitos, no entanto, poderão trazer consequências nefastas a calmaria que a cidade finge manter. 

Conforme eu já disse na resenha do primeiro livro dessa série, eu preciso valorizar a versatilidade do autor Tiago Moreira em adaptar muitos dos principais elementos que gostamos em fantasia para um cenário muito mais "nacionalizado", esse inclusive foi um dos fatores que eu mais gostei em "Zé Calabros na Terra dos Cornos", primeiro volume dessa série. Aqui no segundo volume, a mitologia dessas Crônicas cresce de maneira exponencial, e é um prazer acompanhar esse processo.

O tom da narrativa muda quase que completamente nesse segundo livro, pois agora temos um cenário que favorece muito mais a conspiração política que rege um jogo de interesses, é muito interessante ver como esses dois personagens que já conhecemos (e amamos) interage com tudo isso! 

Por mais que o livro seja extenso, o método de escrita de Tiago é muito preciso, isso porque não sentimos o peso do livro até chegarmos em seu final, praticamente. "O sombra mascarado do reino dos dragões" conta com doses de ação em tempos necessário para dar uma eletrizada na trama e desenvolvimento dos personagens em vários momentos, principalmente na relação entre nossos dois protagonistas!

Enfim, fiquei muito feliz com o resultado e mal posso esperar para ler outros livros do autor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: ROTAS DE FUGA

Organizadores:   Cleone Ribeiro Editora:  Artêra Páginas: 313 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Rotas de Fuga é u...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!