.

-- RESENHA: DAMAS NOIR

7 de outubro de 2022

 


DAMAS NOIR
Autor(a):  Várias autoras
Editora: Darkside Books 

Páginas: 240
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Existe um noir feminino? Foi a partir desta pergunta que a consagrada autora Joyce Carol Oates idealizou uma jornada literária pela paisagem sombria do noir, convocando 15 vozes poderosas em busca de uma resposta. O resultado é Damas Noir, uma coletânea de narrativas viscerais que reúne, além de contos, poemas de Margaret Atwood e uma história ilustrada de Lisa Lim. Cada uma das autoras traz seu próprio ponto de vista sobre o gênero, mas o noir feminino revela algo em comum: ele surge cruel, assustador, eletrizante e sanguinolento. Em Damas Noir, as engrenagens da ficção de crime deixam de girar em torno do eixo patriarcal, que com frequência reduz personagens femininas ao papel de vítimas ou mulheres fatais e as relega à margem de uma existência circunscrita ao domínio masculino. Dividido em três partes, Damas Noir nos convida a perscrutar universos intrigantes: Seus Corpos, Nossos Eus; Um Infortúnio Todo Seu e, por fim, Homicídio. Ao investigarem novas ideias sobre o noir, as autoras descentralizam as figuras masculinas e abrem espaço para que outras vozes, outros olhares e outros corpos também possam ser representados. Publicado pela marca Crime Scene Fiction, que traz o melhor do true crime na ficção, Damas Noir é uma coletânea para todos os interessados nas vozes mais inspiradas e inovadoras da ficção de crime. Mais do que um livro no qual mulheres fortes e corajosas viram o jogo e recriam as regras, ele é uma celebração dos caminhos da autonomia feminina.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Damas Noir lançado pela editora DarkSide Books. O livro é uma compilação de contos de várias autoras, e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Quem não ama um bom conto de horror? Seja no gênero mais gore ou no thriller psicológico, um bom suspense não mata ninguém (ou será que mata?). Pensando nisso, "Damas Noir" traz uma série de contos na linha criminal que com certeza é um banquete para quem curte histórias dessa temática! 

Mas o que é Noir? Vamos lá: "A literatura noir se caracteriza por apresentar histórias que misturam terror, mistério e elementos policiais, detetives e investigações que vão além dos conhecimentos de investigação criminal. O gênero recebeu esse nome justamente por ter como ambiente, na maioria das vezes, a noite, os bares, as ruas desertas e casas repletas de assombrações. O gênero nasceu nos Estados Unidos pouco depois da Primeira Grande Guerra, em publicações baratas chamadas revistas pulp."

Entre os maiores nomes desse gênero literário, encontramos diversos... homens. Em uma brilhante subversão disso, a DarkSide trouxe pro Brasil o "Damas Noir", antologia de contos noir escrito por mulheres da literatura contemporânea. 

Em muitas dessas histórias, temos o protagonismo feminino, e através de sua ótica, uma observação do masculino. A qualidade de diversos dos contos presentes nesse livro é inegável, isso porque traz autoras extremamente renomadas! Vamos a alguns exemplos: 

Joyce Carol Oates, autora da biografia ficcional de Marilyn Monroe cuja polêmica adaptação está na Netflix; Valeria Martin, autora de Creepyshow e co-autora de Dark Man (livro também escrito por Stephen King); e Margaret Atwood, autora do renomado O conto da aia. E assim por diante, e cada uma dessas autoras explora uma parte diferente do noir. 

Entre os contos mais incríveis, eu me vi preso em um intitulado "A fome", de Lisa Lim, que mistura ilustrações macabras com um texto mordaz em uma personagem cuja fome é de violência e morte. 

Essa antologia brinca com o gênero e o subverte de maneira impecável, portanto fica aí a indicação para fãs do gênero! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: LOVECRAFT - POE

SIGA NO INSTAGRAM

PORÃO NO YOUTUBE!







Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels