7 de outubro de 2022

RESENHA: MEDICINA MACABRA 3

 


MEDICINA MACABRA VOL 3
Autor(a):  Barry E. Zimmerman & David J. Zimmerman
Editora: DarkSide Books

Páginas: 416
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Tudo o que você sempre quis saber sobre os seres microscópicos que são capazes de desmantelar uma nação. Que doença fatal espreita sem ser detectada em aparelhos de ar-condicionado e chuveiros, esperando para se espalhar pelo ar? Quão letal é o vírus Ebola, e haverá uma cura para ele? Como você pode se contaminar com bactérias carnívoras? Medicina Macabra v. 3 é uma jornada fascinante e assustadora pelo mundo dos vírus, bactérias, protozoários, fungos e vermes e explora os papéis que eles desempenharam na formação do curso da história humana. Das pragas bíblicas à crise da aids e aos supergermes do futuro, esta edição atualizada e revisada do original cobre toda a gama de doenças causadas por estes assassinos invisíveis, que ameaçam a humanidade desde suas origens. A obra cuidadosamente escrita e pesquisada pelos gêmeos microbiologistas David e Barry Zimmerman traz informações completas e de fácil entendimento para abordar a origem das doenças, o nascimento dos germes e segue o desenvolvimento do pensamento humano voltado para a prevenção e a cura de doenças, desde a bruxaria até as drogas milagrosas, doenças bacterianas, hemorrágicas, parasitárias e muitas outras que arrasaram nações em desenvolvimento e continuam a fazê-lo.



Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Medicina Macabra Vol. 3 lançado pela editora DarkSide Books. O livro é de autoria de Barry E. Zimmerman & David J. Zimmerman e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.⁣⁣

Mais estranho que a ficção, este seria um bom modo de definir Medicina Macabra. A série de livros traz consigo diversos casos da medicina entre o século XVII e XIX que eram publicados em revistas científicas da época. Nesse terceiro volume, no entanto, quem assume a autoria são os irmãos Zimmerman para relatar as principais pandemias e epidemias que já assolaram a nossa história! 

Esse terceiro volume consegue trazer histórias ainda mais tensas do que os primeiros! Isso talvez seja por conta da realidade que vivemos, quando estamos começando a nos reestruturar após uma cruel pandemia causada pelo vírus da COVID-19! O livro em si traz um panorama história, que explora "Das pragas bíblicas à crise da aids e aos supergermes do futuro, esta edição atualizada e revisada do original cobre toda a gama de doenças causadas por estes assassinos invisíveis, que ameaçam a humanidade desde suas origens." 

Achei esse terceiro livro o melhor até agora e talvez isso vá por conta de sua organização e precisão dos gêmeos Zummerman ao trazer esses casos tão famosos da nossa história sob uma perspectiva que é, ao mesmo tempo, científica e de fácil entendimento.

Lembrando que esses livros não são livros extremamente teóricos para quem estuda na área, mas sim para entusiastas ou curiosos que, assim como eu, gostam de saber mais a respeito do lado científico das doenças e vírus que estão a solta por aí ou já foram mortos faz tempo! ⁣⁣
⁣⁣
Fala sério, lendo isso parece ficção, mas de fato aconteceu! A pesquisa é bem apurada e vai além do fator do viral. É interessante avaliar através de tais relatos como a produção científica da medicina era feita, muitos casos possuíam "tratamentos" cruéis até pra aquela época. ⁣⁣
⁣⁣
Por fim, a edição está um espetáculo e essa série da caveirinha está se tornando uma das minhas preferidas de não-ficção, sério! Todas as artes são belíssimas e torna toda a experiência ainda mais visceral! 
⁣⁣
Enfim galera, no geral minha experiência de leitura com Medicina Macabra vol. 3 foi como uma incisão com a melhor anestesia; crua, direta ao ponto e prazerosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!