8 de novembro de 2022

RESENHA: FIM DAS RELIGIÕES

 


FIM DAS RELIGIÕES 
Autor(a):  L. Z. X. Maia
Editora: Independente

Páginas: 639
Ano de publicação: 2022
Leia através deste link.

E se a humanidade acabasse e os únicos sobreviventes fossem androides? Fim das Religiões é uma história sobre o legado da humanidade e o colapso do futuro. Sobre personagens perdidos, mutilados pelo ódio, e sobre o amor, incompreendido pelos que já não estão mais vivos. É um daqueles livros que, tentando fugir da presunção, aborda temas complexos com fluidez e honestidade. O transumanismo através de olhos caridosos; a singularidade virtual sem palavras obscuras; o existencialismo de coração aberto.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Fim das religiões lançado de maneira independente. O livro é de autoria de L. Z. X. Maia e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Em um futuro não muito distante do nosso nós conhecemos Aleph - um transumano. Por mais que ele não seja considerado um humano da maneira em que conhecemos, ele se parece com uma pessoa. Tem mãos, braços, pernas, cabelos e usa roupas. Anda, fala e pensa mais ou menos como um ser humano. Na verdade, Aleph vê pouca diferença entre ele e seu criador. Afinal, ele já foi humano também.

Isso porque as memórias de um transumano são retiradas de túmulos de humanos que viveram há muito tempo, tudo isso graças a tecnologia extremamente avançada deste admirável mundo. Aleph trabalha então como um Memoriador, responsável por extrair as memórias e sua maior preocupação agora como arqueólogo da morte é explorar cemitérios em busca da memória humana.

Um dia, enquanto explorava um dos cemitérios especiais, Aleph sente o perigo, como um animal vigiado. Quando ele percebe que realmente não está sozinho, ele foge sem terminar o que começou. Quando voltou com uma escolta, explorou todos os cantos do cemitério e descobriu por que estava com tanto medo. Alguém estava o observando, e a existência desse ser pode mudar a percepção de tudo o que Aleph acreditava até então. 

Quem o personagem encontra? Bem, deixarei pra vocês descobrirem na leitura! Fim das Religiões é o primeiro livro da série Syntagma e gente, que leitura envolvente! Sou muito fã de ficção-científica e isso é bem óbvio, né, por isso fiquei muito feliz ao ver que temos um escritor brasileiro que consegue trazer esses elementos do gênero de uma forma tão boa e potente igual o L. Z. X. Maia trouxe para sua história. 

Isso porque por mais que o livro tenha cerca de 640 páginas, sua história discorre tão bem que parece que estamos lendo um livro de 300 páginas. A forma como os acontecimentos vão contribuindo para a tensão do livro é impressionante e mostra um bom controle de narrativa por parte do autor.

Ideal para fãs de ficção-científica e também para aqueles que querem ler algo do gênero, mas não sabem por onde começar, Fim das religiões trás ótimas referências em seu corpo, como alguns dos clássicos de Philip K. Dick e Asimov! Tudo isso de uma forma contextualizada para os novos tempos.

Além disso, a construção de mundo deste livro é impecável, o que torna sua leitura mais envolvente a partir do momento em que percebemos que toda aquela sociedade possui uma cultura e uma mitologia complexa; o bom é que em nenhum momento a história fica "confusa" demais por se tratar de um plot mais complexo e reflexivo, e talvez esse seja o maior triunfo dessa primeira parte da história.

Enfim, já falei demais! Fica a minha indicação para quem quiser se aventurar em uma história completamente energética e que te dê um bom material para refletir. Mal posso esperar pelo segundo volume da saga, que deve sair em breve! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: EM BUSCA DO REINO

  Autor(a):  Reyves L.B. Editora:   Voe Páginas: 409 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Após os acontecimentos de...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!