O ARMÁRIO DE BEBIDAS
Autor(a): Leslie Jamison
Editora: Globo Livros
Páginas: 319
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.
O armário de bebidas, da ensaísta Leslie Jamison, apresenta uma história entre duas gerações de mulheres que se conectam por vidas e idealizações que não se concretizaram e cuja esperança pode ser encontrada na próxima garrafa de álcool. Tilly é uma mulher solitária e entregue a maus hábitos, alcoolismo e questões internas. Stella, sua sobrinha, uma mulher que vive uma realidade vazia em Nova York. Quando Stella vai para a casa da tia em Nevada, as duas tentarão juntas compreender as próprias vidas e seus gatilhos e reunir os cacos dos problemas que passaram. Entre falhas, arrependimentos e a busca por redenção, Leslie Jamison narra vidas que se entrelaçam enquanto reflete sobre sexo, perdição, vício e amor. Os diálogos da autora, bem como a construção de seus personagens, demonstram a complexidade do ser humano e fazem o leitor repensar as voltas e reviravoltas que a vida dá.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O armário de bebidas lançado pela editora Globo Livros. O livro é de autoria de Leslie Jamison e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Em "Armário de bebida" nós conhecemos Tilly, uma mulher solitária e entregue a maus hábitos, alcoolismo e questões internas e Stella, sua sobrinha, uma mulher que vive uma realidade vazia em Nova York.
Quando Stella vai para a casa da tia em Nevada, as duas tentarão juntas compreender as próprias vidas e seus gatilhos e reunir os cacos dos problemas que passaram. Entre falhas, arrependimentos e a busca por redenção, Leslie Jamison narra vidas que se entrelaçam enquanto reflete sobre sexo, perdição, vício e amor. Os diálogos da autora, bem como a construção de seus personagens, demonstram a complexidade do ser humano e fazem o leitor repensar as voltas e reviravoltas que a vida dá.
Um livro que reflete sobre decisões que tomamos e os efeitos dela, talvez essa seja a melhor forma de descrever sobre o que se trata "Armário de bebidas", esse é meu primeiro contato com a escrita de Leslie Jamison, vi que ela já escreveu uma série de ensaios para o Nre York Times Books e também tem uma série de outros livros publicados pela Globo Livros, confesso que fiquei bem animado para ler mais algum título dela depois desse livro.
Isso porque a Leslie expõe as fraquezas de suas personagens de uma forma tão potente e ao mesmo tempo tão sutil, que impressiona! A relação entre Tilly e Stella é muito explorada nesse encontro das duas, e conforma a narrativa vai passando e vamos conhecemos mais sobre ambas, é difícil não se impressionar com a qualidade literária dessas personagens.
Inclusive senti um quê de Elena Ferrante ao ler esse livro, justamente pela força da história e seus personagens crus, que evocam o máximo da natureza humana. Principalmente com relação ao vício e a dependência química, temas dos quais a autora aborda com maestria nesse livro!