5 de dezembro de 2022

RESENHA: ARIADNE

 

 


ARIADNE
Autor(a): Jenniffer Saint
Editora: Planeta Minotauro

Páginas: 352
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Ariadne, a princesa apaixonada pela luz da manhã e pela beleza da dança, cresceu ouvindo histórias de deuses e heróis. Mas essas histórias, contadas pela aia do castelo do grande rei Minos, não eram os únicos sons que ecoavam pelos corredores do palácio dourado: abaixo, muito abaixo das opulentas galerias, vindos dos cantos mais obscuros de um labirinto, os urros de um monstro demandavam sangue. E esse monstro era seu irmão, o Minotauro. Quando Teseu, jovem guerreiro e príncipe de Atenas, chega disposto a derrotar a terrível criatura, Ariadne enxerga uma saída nos belos olhos verdes do herói. Desafiando a ira dos deuses, traindo a própria família e arriscando sua vida por amor, Ariadne ajuda Teseu a matar o Minotauro. Em um mundo em que mulheres parecem ser meros peões nas mãos de homens poderosos, será que a decisão de Ariadne a levará ao final feliz que ela tanto deseja? Ou a ambição de seu amado a conduzirá à ruína?

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Ariadne lançado pela Planeta Minotauro. O livro é de autoria de Jenniffer Saint e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Ariadne, a princesa que amava a beleza da luz da manhã e da dança, cresceu ouvindo histórias de deuses e heróis. Mas essas histórias contadas pelas donzelas do castelo do grande rei Minos não eram as únicas vozes que ecoavam nos corredores do palácio dourado: lá embaixo, nas esplêndidas galerias, vinham os rugidos dos cantos mais escuros do labirinto onde monstros precisavam de sangue. 

E esse monstro é seu irmão, o Minotauro. 

Quando Teseu, um jovem guerreiro e príncipe de Atenas, chega para derrotar a temível criatura, Ariadne vê uma saída nos belos olhos verdes do herói. Ignorando a ira dos deuses, Ariadne traiu sua família e arriscou sua vida por amor ao ajudar Teseu a matar o Minotauro.

Em um estilo de narrativa que me lembrou Margaret Atwood em "A odisseia de Penélope" e Madeline Miller em "Circe", a escrita de Jennifer Saint é precisa em modernizar um conto clássico e mudar a perspectiva. Todos nós conhecemos a lenda do labirinto, ou ao menos que um minotauro corre pelos corredores deste labirinto em busca de suas vítimas até o momento em que um herói astuto o mata. 

Em "Ariadne", no entanto, temos uma subversão do protagonismo; nele, a irmã do minotauro (uma figura secundária nos contos antigos) ganha o protagonismo e, além de tudo, uma voz. Nisso, a princesa de Creta serve como uma ampliação para tratar de uma série de temas e questões contemporâneas. 

Ariadne cresceu em um ambiente isolado, apenas tendo a companhia de sua irmã Fedra e horas de ócio e esquecimento, tudo muda conforme o famoso Teseu se aproxima, e com ele, talvez, uma liberdade da qual Ariadne pode sentir - mas não tocar. 

O sentimento de ódio e ranço a alguns personagens torna-se inevitável, isso porque nos confrontamos com diversas injustiças e dores que Ariadne passa por toda a narrativa, mas ao mesmo tempo a narrativa de Saint é potente e lírica, o que torna tudo muito mais poético e intenso. 

Eu amei e estou doido para conhecer outros livros da autora, essa pegada de releitura com certeza está sendo incrível e mal posso esperar para ler outros livros da temática!










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!